Pular para o conteúdo principal

Fortaleza - Legislativo aprova projeto que institui o Dia de Prevenção e Combate à Diabetes no Calendário de Eventos do Município

 A medida reforça a importância da realização de ações voltadas para a prevenção e orientação sobre o controle da doença

Na ordem do dia desta terça-feira, 14, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou em redação final o Projeto de Lei Ordinária nº 126 de 2021, de iniciativa do vereador Germano He-man (PMB), que institui no Calendário de Eventos Oficiais de Fortaleza, o Dia Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes, a ser realizado anualmente na data 14 de novembro. A medida será enviada ao Executivo para sanção do prefeito José Sarto (PDT).

De acordo com a proposição, o Dia Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes tem como objetivos:

  • Apoiar, informar e conscientizar as pessoas sobre as características, formas de prevenção e tratamento da diabetes;
  • Conscientizar e sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apoiem a prevenção da doença;
  • Auxiliar no controle da diabetes e demais doenças correlatas, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Para isso serão realizadas diversas ações como palestras, debates, campanhas educativas e orientações para a população sobre a realização do teste e diagnóstico da doença. Essas atividades também serão incluídas na rede municipal de ensino com o intuito de alertar e educar as crianças sobre os riscos da diabetes.

Ao justificar a importância da iniciativa, o vereador Germano apontou que a doença pode levar a cegueira, insuficiência renal e amputação. Além de ser responsável por reduzir a expectativa de vida das pessoas de meia idade em 4 a 10 anos, sendo um dos principais fatores de risco para morte por doenças cardíacas, renais ou câncer.

Germano ressaltou que muitas pessoas têm diabetes mas não sabem, destacando portanto a necessidade da testagem. O parlamentar aponta que a data comemorada no calendário de Eventos Oficiais de Fortaleza e as ações a serem realizadas pelo município vão contribuir para a conscientização das pessoas sobre a prevenção da doença e tratamento. Além de fortalecer a testagem em massa e ajudar na identificação precoce da doença, evitando assim que a pessoa sofra com as consequências em sua fase terminal.

Matérias encaminhadas para as Comissões

Para as Comissões foram enviados 2 projetos de lei ordinária, 5 projetos de lei complementar, 6 projetos de indicação e 2 requerimentos. Entre as matérias encaminhadas destaca-se o Projeto de Lei Ordinária nº 711 de 2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Programa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos denominado Programa Fortaleza Cidade Limpa.

Ordem do Dia

Na ordem do dia, foram aprovados ao todo, 3 projetos de lei ordinária. Dentre eles o Projeto de Lei Ordinária nº 388 de 2019, de autoria do vereador Gardel Rolim (PDT), que institui a Semana Municipal de Atenção à Saúde da Criança.

Também foram aprovados 7 projetos de decreto legislativo, 13 projetos de Indicação e 3 requerimentos. Um deles foi o projeto de Indicação nº 1688 de 2021, que dispõe sobre a criação de um Centro Integrado de Atendimento Prioritário aos familiares das vítimas de Covid-19.

Foto: Evilázio Bezerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340