Pular para o conteúdo principal

Icó (CE) tem vencedor da Olimpíada de Língua Portuguesa

 Olimpíada de Língua Portuguesa anuncia os 20 vencedores nacionais 

 

·         Foram reconhecidas as produções coletivas realizadas por professores e estudantes de escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

·         O concurso recebeu mais de 112 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas. 

 

Na noite da última sexta-feira (10), foram anunciados os 20 trabalhos desenvolvidos por professores e seus estudantes de escolas públicas de todo o país, que foram os vencedores da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. 

Os Relatos de Prática, juntamente com a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, apresentaram as experiências coletivas vivenciadas, em todo o ano, durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).   

O concurso, que integra o programa Escrevendo o Futuro, recebeu mais de 112 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas. O objetivo foi apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.   


Clique aqui e confira a lista completa 

 

Neste ano, a Olimpíada trouxe um novo formato com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, foram realizadas oficinas de produção de texto com os alunos, sob a temática “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. 


“Sempre digo que, independentemente do território ou conjuntura socioeconômica, é dever das redes de ensino e da sociedade como um todo despertar o desejo e o entusiasmo das crianças pela leitura e pela escrita, desde a infância. Hoje celebramos a dedicação de milhares de escolas, professores e famílias que se organizaram e se mobilizaram para que os estudantes pudessem refletir e retratar sobre a realidade de suas vivências, comunidades e de seu tempo, por meio da escrita. Agradecemos o empenho e entusiasmo de todos, apesar de tantos desafios que a educação brasileira atravessa”, destaca a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, instituição que realiza a Olimpíada de Língua Portuguesa.   

 

Homenageada 

Em continuidade ao reconhecimento da trajetória significativa de mulheres na literatura afro-brasileira, num esforço de viabilizar a equidade na bibliografia nacional e na educação, esta edição da Olimpíada homenageia Geni Mariano Guimarães, professora, poetisa e ficcionista. 


Amiga inseparável de Conceição Evaristo, primeira escritora homenageada pelo programa, em sua 6ª edição, Geni coleciona admiradores por meio dos seus contos autobiográficos, que trazem reflexões sobre educação, racismo e literatura. “Leite do peito”, “A cor da ternura” (livro premiado com o Jabuti) e a antologia poética “Balé das emoções” são as obras mais aclamadas da autora de 74 anos, que enfatizam suas escrevivências, diversidade e a superação de desigualdades. 


O Programa Escrevendo o Futuro é realizado pelo Itaú Social com a coordenação técnica do CENPEC Educação. Conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura. 

 

Comissão julgadora 

Os trabalhos finalistas foram analisados por uma comissão julgadora formada por especialistas em língua portuguesa, com experiência em trabalhos dessa natureza e familiaridade com o ensino e a prática de leitura e escrita, além de representantes das instituições parceiras (Cenpec, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Fundação Roberto Marinho e Canal Futura. 

A premiação envolve notebooks para os docentes, tablets para os estudantes, acervos de livros para a biblioteca e placas de homenagens para as escolas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340