Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Kora Saúde quer tornar o Ceará um centro de referência de alta tecnologia para tratamentos de coração








Hospital OtoClínica, referência no Ceará e que pertence à rede Kora Saúde, importa tecnologia americana que o gabarita para atendimentos de grande complexidade e até a realização de transplantes cardíacos


Um aparelho de alta complexidade que funciona fora do corpo do paciente e assume as funções do coração e pulmão fazendo com que o sangue circule através de cateteres. Este recurso tecnológico está dentro de um dos mais importantes hospitais de Fortaleza sob a gestão da Kora Saúde, o hospital OtoClínica (Ceará).


Seguindo a missão de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, oferecendo uma medicina de excelência através de condições justas, a Kora Saúde investe na sofisticada tecnologia por meio da terapia ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorpórea (sigla em inglês). De acordo com o diretor médico do Hospital, doutor João Luis Melo de Farias, médico intensivista, a capacitação técnica é bastante complexa, desde a formação da equipe multidisciplinar, a preparação do atendimento, passando ainda por todas as etapas que envolve a conexão do paciente à máquina até o monitoramento. “O grande diferencial é termos expertise de manter o paciente em atendimento desde o início do tratamento até a alta hospitalar”, explica o médico.


No Brasil, devido à pandemia, esse tratamento cresceu e tornou-se conhecido nos últimos dois anos como o procedimento veno-venoso, que chama-se ECMO-VV e é quando a máquina oferece apenas o suporte pulmonar. Com a crescente experiência no uso da máquina, os hospitais tiveram a oportunidade de trabalhar também com o procedimento veno-arterial, que faz o suporte cardio-respiratório completo.


A terapia ECMO, desenvolvida nos EUA, usa uma máquina equipada com uma bomba centrífuga, que se encarrega de movimentar o sangue, e um oxigenador que usa uma membrana de polimetilpenteno, para separar o sangue do gás, neste caso, do oxigênio.


Mesmo o procedimento sendo extremamente especializado, a Kora Saúde tem a visão de formar um centro de referência regional no Ceará nessa área, conquistando a especialização em ECMO. “Este tipo de terapia chancela o hospital para atendimento de pacientes cardiológicos de altíssima complexidade, tornando possível começarmos a pensar em montar uma estrutura para realização de transplantes cardíacos”, comenta Victor Luis Lima Moreira, Diretor Executivo do Hospital OTOclínica. 


Caso de sucesso - Admitido em 31 de outubro deste ano no Hospital OTOClínica, um paciente de 65 anos, morador de Fortaleza, apresentava quadro grave de infarto, e sem o tratamento da ECMO-VA não teria chance de recuperação. 

Depois de uma parada cardíaca de quase 25 minutos, a equipe de plantão decidiu utilizar a terapia que faz a Oxigenação por Membrana Extracorpórea Veno-Arterial. Foi a primeira vez que foi utilizado esse tipo de ECMO no Hospital. O paciente ficou 5 dias com seu coração fora do corpo, enquanto a máquina trabalhava por ele, equilibrando a circulação de maneira rápida e eficaz. Após período de recuperação na UTI, recebeu alta.


A terapia com a ECMO - Apesar de existir há mais de 40 anos, no Brasil não são muitos os hospitais que têm a máquina, indicada para pacientes adultos ou pediátricos com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar. Uma análise feita pelo NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), aponta o preço médio de instalação e manutenção em torno de R$ 25 mil a R$ 35 mil. A parte mais cara é a membrana que faz o trabalho no sangue, que é 100% importada.


No Brasil apenas 13 cidades têm centros de referência que podem fazer a terapia com a ECMO, segundo um censo realizado pela Organização para o Suporte Vital Extracorpóreo (ELSO - sigla em inglês). Ainda segundo a ELSO, em toda América Latina a disponibilidade de atendimento é de até 170 pacientes, considerando não apenas as máquinas, mas a existência de pessoal adequadamente treinado.


____________


O Hospital OTOclínica faz parte da Kora Saúde - sistema de gestão hospitalar inovador, focado em investir em instituições de pequeno e médio porte, levando avanço tecnológico, qualidade hospitalar e sólidos resultados para a saúde e as pessoas em todo o Brasil.

A Kora Saúde possui sete hospitais no Espírito Santo, três no Ceará, dois no Tocantins e tem presença também no Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. Para mais informações, acesse: https://www.korasaude.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.