Pular para o conteúdo principal

Kora Saúde quer tornar o Ceará um centro de referência de alta tecnologia para tratamentos de coração








Hospital OtoClínica, referência no Ceará e que pertence à rede Kora Saúde, importa tecnologia americana que o gabarita para atendimentos de grande complexidade e até a realização de transplantes cardíacos


Um aparelho de alta complexidade que funciona fora do corpo do paciente e assume as funções do coração e pulmão fazendo com que o sangue circule através de cateteres. Este recurso tecnológico está dentro de um dos mais importantes hospitais de Fortaleza sob a gestão da Kora Saúde, o hospital OtoClínica (Ceará).


Seguindo a missão de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, oferecendo uma medicina de excelência através de condições justas, a Kora Saúde investe na sofisticada tecnologia por meio da terapia ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorpórea (sigla em inglês). De acordo com o diretor médico do Hospital, doutor João Luis Melo de Farias, médico intensivista, a capacitação técnica é bastante complexa, desde a formação da equipe multidisciplinar, a preparação do atendimento, passando ainda por todas as etapas que envolve a conexão do paciente à máquina até o monitoramento. “O grande diferencial é termos expertise de manter o paciente em atendimento desde o início do tratamento até a alta hospitalar”, explica o médico.


No Brasil, devido à pandemia, esse tratamento cresceu e tornou-se conhecido nos últimos dois anos como o procedimento veno-venoso, que chama-se ECMO-VV e é quando a máquina oferece apenas o suporte pulmonar. Com a crescente experiência no uso da máquina, os hospitais tiveram a oportunidade de trabalhar também com o procedimento veno-arterial, que faz o suporte cardio-respiratório completo.


A terapia ECMO, desenvolvida nos EUA, usa uma máquina equipada com uma bomba centrífuga, que se encarrega de movimentar o sangue, e um oxigenador que usa uma membrana de polimetilpenteno, para separar o sangue do gás, neste caso, do oxigênio.


Mesmo o procedimento sendo extremamente especializado, a Kora Saúde tem a visão de formar um centro de referência regional no Ceará nessa área, conquistando a especialização em ECMO. “Este tipo de terapia chancela o hospital para atendimento de pacientes cardiológicos de altíssima complexidade, tornando possível começarmos a pensar em montar uma estrutura para realização de transplantes cardíacos”, comenta Victor Luis Lima Moreira, Diretor Executivo do Hospital OTOclínica. 


Caso de sucesso - Admitido em 31 de outubro deste ano no Hospital OTOClínica, um paciente de 65 anos, morador de Fortaleza, apresentava quadro grave de infarto, e sem o tratamento da ECMO-VA não teria chance de recuperação. 

Depois de uma parada cardíaca de quase 25 minutos, a equipe de plantão decidiu utilizar a terapia que faz a Oxigenação por Membrana Extracorpórea Veno-Arterial. Foi a primeira vez que foi utilizado esse tipo de ECMO no Hospital. O paciente ficou 5 dias com seu coração fora do corpo, enquanto a máquina trabalhava por ele, equilibrando a circulação de maneira rápida e eficaz. Após período de recuperação na UTI, recebeu alta.


A terapia com a ECMO - Apesar de existir há mais de 40 anos, no Brasil não são muitos os hospitais que têm a máquina, indicada para pacientes adultos ou pediátricos com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar. Uma análise feita pelo NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), aponta o preço médio de instalação e manutenção em torno de R$ 25 mil a R$ 35 mil. A parte mais cara é a membrana que faz o trabalho no sangue, que é 100% importada.


No Brasil apenas 13 cidades têm centros de referência que podem fazer a terapia com a ECMO, segundo um censo realizado pela Organização para o Suporte Vital Extracorpóreo (ELSO - sigla em inglês). Ainda segundo a ELSO, em toda América Latina a disponibilidade de atendimento é de até 170 pacientes, considerando não apenas as máquinas, mas a existência de pessoal adequadamente treinado.


____________


O Hospital OTOclínica faz parte da Kora Saúde - sistema de gestão hospitalar inovador, focado em investir em instituições de pequeno e médio porte, levando avanço tecnológico, qualidade hospitalar e sólidos resultados para a saúde e as pessoas em todo o Brasil.

A Kora Saúde possui sete hospitais no Espírito Santo, três no Ceará, dois no Tocantins e tem presença também no Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. Para mais informações, acesse: https://www.korasaude.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340