Pular para o conteúdo principal

O Boticário lança recurso de legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais 

Dezembro de 2021 – Uma sequela inesperada da pandemia mobilizou O Boticário a criar uma solução baseada em dois dos principais pilares de atuação da marca nas redes sociais: a conexão com a comunidade e a promoção da diversidade e inclusão. Conhecida clinicamente como anosmia, a ausência da percepção de cheiros atinge cerca de 86% das pessoas com casos leves da doença, segundo uma pesquisa publicada este ano, no Journal of Internal Medicine1.O cenário lançou luz sobre a importância do sentido e a falta que ele faz no dia a dia, não apenas por seu desempenho fisiológico, mas também pelo afetivo. Neste contexto, a marca especialista em perfumaria lançou a #QueCheiroTem, iniciativa de acessibilidade olfativa idealizada pela W3haus, agência de O Boticário para redes sociais e campanhas.

A iniciativa faz parte do pilar de Diversidade Sensorial, um dos quatro pilares de atuação do Centro de Pesquisa do Olfato, área recém anunciada pelo Grupo Boticário dedicada ao estudo do sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento em torno do tema. 

A #QueCheiroTem expande a cultura da acessibilidade nas redes sociais ao fornecer elementos descritivos para quem não pode sentir o cheiro das fragrâncias da marca - seja por perda de olfato ou por outra razão.  “É uma iniciativa importante que surgiu com a proximidade da marca no dia a dia das pessoas. Notamos que se tratava de uma dor da comunidade em entender a fragrância que estamos falando e identificamos que isso seria um recurso simples, mas efetivo e que quebra barreiras da comunicação. Com isso, queremos inspirar outras empresas a também serem cada vez mais inclusivas”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário. Além de histórias compartilhadas por pessoas que marcavam O Boticário ao falar da saudade de sentir as fragrâncias da marca, muitos seguidores procuram as redes sociais para ter mais informações sobre composição e o tipo de sensação que novas fragrâncias provocam.

A novidade passa a ser implementada a partir da campanha de Natal deste ano, que lança luz sobre reconexão por meio da memória olfativa tendo como ponto de partida o olfato - sentido mais complexo do corpo humano, capaz de evocar memórias, emoções e conectar pessoas a momentos, independente da distância física. A partir disso, todos os conteúdos em redes sociais de O Boticário passam a ter, além do #PraTodosVerem com a descrição das imagens, uma descrição das fragrâncias dos produtos apresentados. A #QueCheiroTem trará informações sobre ingredientes, notas, famílias olfativas, imagens, situações e sensações associadas às fragrâncias, de forma que o entendimento seja acessível através de uma linguagem próxima e menos técnica.

“As fragrâncias são a essência da marca e qualquer conteúdo de lançamento é inundado de perguntas de pessoas querendo saber sobre como é esse cheiro. Elas querem sentir e imaginar, mesmo que no celular. Com a perda de olfato atingindo milhares de brasileiros, entendemos que havia uma oportunidade de prestar um serviço inestimável e deixar essa conversa mais rica”, diz Natália Fava, Diretora de Criação para O Boticário na W3haus.

SOBRE O BOTICÁRIO

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

SOBRE A W3HAUS

A W3haus é uma agência de propaganda do ecossistema Haus, formado pelas empresas HUIA (digital commerce); Brooke (produtora de conteúdo digital); CAPS (atuação in house nos clientes), as startups Hopo (consultoria) e NOW3 (cursos) incubadas dentro da W3haus, além da Gauge (produtos/canais digitais e performance) e Inspiring (fidelização e engajamento). A agência foi fundada no ano 2000 em Porto Alegre, com operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Nestes 21 anos, vem construindo história para grandes marcas e obtendo reconhecimento, como os prêmios internacionais Cannes Lions, D&AD, Effie Awards, One Show e Webby Awards. Em 2020, foi adquirida pelo Grupo Stefanini, multinacional brasileira presente em 41 países e amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras com a visão de enfrentar os desafios de negócios e marcas dos clientes de ponta a ponta.

 

FICHA TÉCNICA W3HAUS

Campanha: Natal 2021

Cliente: O Boticário

Agência: W3haus/Grupo Stefanini

VP de Atendimento: Débora Barbezani

Diretora da Conta: Fernanda Santos

Gerente da Conta: Carolina Costa

Atendimento: Ana Schmiedel

Produção: Nayara Garbelotti e Hannah Andrade

Operações: Malu Chagas e Elisa Batista Dias

VP de Criação e Conteúdo: Larissa Magrisso

Diretora Criativa: Natália Fava

Time Criativo: Felipe Pacheco, Felipe Lecina Marin, Gabriela Gomes, Joana Barboza, Mariana Rebello, Alexandre Claudino, Raisa Sutecas

Diretora de Mídia: Roberta Barreto


Gerente de Mídia: Aline Manha


Data da primeira inserção: 27/11/2021

Cliente: Cathyelle Schroeder, Sylvia Cardoso e Marcela Luiza da Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340