Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza mutirão de encoleiramento dos cães para controle do calazar no Bom Jardim

 Prefeitura de Fortaleza, por meio do Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos (Cevam), realiza uma ação de encoleiramento dos cães para o controle da Leishmaniose Visceral (LVC), conhecida popularmente como calazar, no bairro Bom Jardim. A distribuição das coleiras repelentes será feita por 150 agentes de endemias, de segunda a quarta-feira (27 a 29/12), nos domicílios mapeados por meio de busca ativa durante o segundo semestre de 2021.

A ação ocorrerá no Bom Jardim por ser considerado um dos bairros com maior incidência de transmissão do calazar. Para a médica veterinária Lívia Schell, medidas simples ajudam a evitar e a reduzir a proliferação do vetor.

"É importante que a população esteja atenta à limpeza e ao manejo ambiental. O acúmulo de folhas e frutos propicia o inseto vetor. Reforço ainda o uso das coleiras que é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os animais e assim proteger as pessoas de todo entorno", concluiu Lívia.

Ao todo, serão quatro mutirões, com periodicidade de seis meses, realizados no bairro Bom Jardim.

A atividade implementada pela Cevam, em parceria com Distrito Técnico de Endemias da Regional 5, conta com o apoio da Coordenadoria Regional de Saúde (Cores) e do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms).

Leishmaniose Visceral (calazar)

A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: crescimento exagerado das unhas, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340