Atuando na avaliação e reabilitação das funções de fala, audição e deglutição de pacientes internados no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, a Fonoaudiologia hospitalar está presente na equipe multiprofissional dos eixos Adulto, Pediátrico e Neonatal. São realizados, em média, 700 atendimentos por mês a pacientes que necessitam deste serviço. Neste ano, até novembro, já foram mais de oito mil assistências deste tipo no HRN, unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
“A Fonoaudiologia atua prestando serviços de prevenção, avaliação diagnóstica e reabilitação das alterações de deglutição, reduzindo, juntamente com a equipe multidisciplinar, os casos de pneumonia aspirativa e óbitos causados por broncoaspiração. Os profissionais da área também atuam como multiplicadores dos seus saberes junto à rede de atenção”, explica a coordenadora de Fonoaudiologia do HRN, Havenna Portela.
A broncoaspiração é a condição na qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas, o que pode ocasionar desde desconforto respiratório até uma pneumonia aspirativa.
Na maternidade, é realizado serviço de triagem auditiva neonatal e triagem de alterações do frênulo lingual em bebês, prevenindo desmame precoce da amamentação.
Leia mais: https://www.saude.ce.gov.br/2021/12/08/fonoaudiologia-do-hrn-supera-oito-mil-atendimentos-em-2021/
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.