Pular para o conteúdo principal

Tartaruga-cabeçuda de 150 quilos encontrada em Amontada é resgatada pela Semace

    

Na manhã dessa segunda-feira (6), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou o resgate de uma tartaruga-cabeçuda encontrada no último domingo, na praia de Barra de Moitas, no município de Amontada. O animal, com cerca de 150 quilos, será levado para o centro de reabilitação da espécie do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, onde deverá receber cuidados especiais.

A tartaruga foi resgatada por um grupo de resgate do Projeto Eco Icaraí com apoio do Corpo de Bombeiros. A Superintendência ficou ciente do fato através de uma solicitação feita à Secretaria de Meio Ambiente feita pelo Instituto Verde Luz.

Segundo informações dadas ao Diário do Nordeste, a bióloga e coordenadora do Projeto Eco Icaraí, Allana Loiola, que também esteve presente no resgate, a tartaruga “tem mais de 1,40 metro e mais de 150 quilos”, informou ao veículo. Ainda de acordo com a bióloga, foi preciso improvisar um buraco com uma lona e água para alojar o animal que não coube na caixa d´água.

Ao ser visto, o grupo do Projeto Eco Icaraí e os bombeiros tentaram devolver ao mar, porém, as tentativas não deram certo devido o animal se apresentar debilitado para voltar a nadar. Estima-se que a tartaruga colidiu com algum tipo de embarcação.

Tartaruga-cabeçuda

Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça, conhecida pelo nome científico Caretta caretta, é uma espécie em extinção, segundo classificação do Ministério do Meio Ambiente, e ocorre em zonas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, e às vezes também utiliza águas temperadas. Pode chegar até 180 quilos.

Ocorrências

O número de resgate pode ser maior com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisado à Semace pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.

Cetáceos

O PCCB é vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seus projetos e ações são realizados em parceria com outras universidades, órgãos de governo e organizações não-governamentais (ONG´s) e empresas. O projeto atua principalmente no monitoramento de praias, resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos.

 

Ana Luzia Brito
Ascom Semace

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340