Pular para o conteúdo principal

Fotógrafa Sheila Oliveira lança o livro “Saberes e Fazeres - Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará"

  O livro é um registro iconográfico inédito e conta com a coordenação editorial de Patrícia Veloso, textos de Cláudia Leitão e Rona Hanning No próximo dia 14/03 (quinta-feira), às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), acontece o lançamento do livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará”, da reconhecida fotógrafa Sheila Oliveira, sob a coordenação editorial de Patrícia Veloso e projeto gráfico de Majoí Ainá Vogel e Carlos Enrique Tapella. O projeto é uma documentação das práticas pedagógicas e relações sociais e culturais vivenciadas em 14 escolas em comunidades Indígenas e Quilombolas no Ceará, reunindo as experiências educacionais com propostas e diretrizes diferenciadas, que assumem um importante papel na valorização e preservação de memórias, saberes e na reafirmação das identidades étnicas. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secu

Tartaruga-cabeçuda de 150 quilos encontrada em Amontada é resgatada pela Semace

    

Na manhã dessa segunda-feira (6), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou o resgate de uma tartaruga-cabeçuda encontrada no último domingo, na praia de Barra de Moitas, no município de Amontada. O animal, com cerca de 150 quilos, será levado para o centro de reabilitação da espécie do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, onde deverá receber cuidados especiais.

A tartaruga foi resgatada por um grupo de resgate do Projeto Eco Icaraí com apoio do Corpo de Bombeiros. A Superintendência ficou ciente do fato através de uma solicitação feita à Secretaria de Meio Ambiente feita pelo Instituto Verde Luz.

Segundo informações dadas ao Diário do Nordeste, a bióloga e coordenadora do Projeto Eco Icaraí, Allana Loiola, que também esteve presente no resgate, a tartaruga “tem mais de 1,40 metro e mais de 150 quilos”, informou ao veículo. Ainda de acordo com a bióloga, foi preciso improvisar um buraco com uma lona e água para alojar o animal que não coube na caixa d´água.

Ao ser visto, o grupo do Projeto Eco Icaraí e os bombeiros tentaram devolver ao mar, porém, as tentativas não deram certo devido o animal se apresentar debilitado para voltar a nadar. Estima-se que a tartaruga colidiu com algum tipo de embarcação.

Tartaruga-cabeçuda

Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça, conhecida pelo nome científico Caretta caretta, é uma espécie em extinção, segundo classificação do Ministério do Meio Ambiente, e ocorre em zonas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, e às vezes também utiliza águas temperadas. Pode chegar até 180 quilos.

Ocorrências

O número de resgate pode ser maior com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisado à Semace pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.

Cetáceos

O PCCB é vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seus projetos e ações são realizados em parceria com outras universidades, órgãos de governo e organizações não-governamentais (ONG´s) e empresas. O projeto atua principalmente no monitoramento de praias, resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos.

 

Ana Luzia Brito
Ascom Semace

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.