Pular para o conteúdo principal

Tornados no Kentuck: Biden declara emergência federal

 O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, declarou estado de emergência federal no estado do Kentucky que passou por "uma das piores séries de tornados" da história do país. O governador Andy Beshear disse que o número de mortes pode ser inferior ao previsto.

“É uma tragédia, e não sabemos ainda quantas vidas se perderam, nem a extensão total dos danos”, declarou Biden.

As agências federais de resposta a catástrofes já começaram a se deslocar para a região, afirmou Biden, prometendo que “o Estado fará tudo o que puder para ajudar”.

O estado de emergência foi declarado no Kentucky e poderá ser decretado nos outros estados mais gravemente atingidos pela catástrofe, como o Illinois e o Tennessee, se os governadores solicitarem.

A declaração de emergência agiliza o processo de disponibilização de ajuda federal para fazer face aos danos causados pelas tempestades e tornados que arrasaram boa parte do estado.

Biden acrescentou que pretende deslocar-se ao Kentucky, destacando que não quer “obstruir as operações de socorro”.

Número de mortos 

Andy Beshear, que tinha adiantado um número de mortes superior a 100, reviu o número e, ao final da tarde desse domingo (12), afirmou que o número de mortes pode chegar a 50.

“Estamos a rezar para que as estimativas iniciais estejam erradas. Se assim for será muito bom”, afirmou Beshear.

Os tornados destruíram quase totalmente o município de Mayfield, no Kentucky, onde as equipes de resgate prosseguem com as buscas para encontrar sobreviventes.

Numa fábrica de velas, onde estavam 110 pessoas, foram confirmadas oito mortes e oito pessoas continuam desaparecidas. Bob Ferguson, porta-voz da Mayfield Consumer Products, revelou que 90 pessoas já tinham sido localizadas, número que as autoridades buscam confirmar. 

“Ainda estamos recebendo informações sobre a fábrica de velas. O proprietário entrou em contato connosco e acredita ter informações diferentes. Estamos tentando verificar. Se assim for, pode ser uma situação melhor e o milagre que esperávamos”, acrescentou Beshear.

Em Illinois, um armazém da gigante de comércio online Amazon desabou durante a noite após a passagem do tornado, deixando seis mortos.

No Arkansas, pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram presas em um lar de idosos, depois de um tornado ter atingido o edifício. Quatro pessoas morreram no estado do Tennessee e duas no Missouri.

Mais de 30 tornados em sete estados

Uma forte tempestade atravessou a bacia do Mississipi e partes do sudeste e centro-oeste dos Estados Unidos na noite de sexta-feira (10), gerando mais de 30 tornados que deixaram um rastro de destruição em seis estados - Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee.

Mayfield, uma comunidade com cerca de 10 mil habitantes no sudoeste de Kentucky, foi a mais afetada pela série de tornados com grande parte dos prédios praticamente destruídos.

O Kentucky, na parte centro-leste do país, foi particularmente atingido pelo fenômeno climático violento, que afeta sobretudo as vastas planícies americanas, com colunas negras a varrer o solo, iluminadas por relâmpagos intermitentes.

Um especialista em clima afirmou ao The Guardian que a primavera é a estação principal dos tornados e que é uma situação muito incomum em dezembro, quando está mais frio, o que normalmente limita a formação do fenômeno.

Os Estados Unidos registram, em média, mais de 1.200 tornados anualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340