Pular para o conteúdo principal

Vila Galé realiza 12ª Convenção Anual com participação de 4,7 mil colaboradores

  Vila Galé realiza 12ª Convenção Anual com participação de 4,7 mil colaboradores Pela primeira vez, o evento foi realizado no Brasil e contou com participação presencial e online dos colaboradores.  Fundador e presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, na convenção da Vila Galé A Vila Galé realizou, na última semana, a sua 12ª Convenção Anual, contando com a participação de 4.700 colaboradores de Portugal, Brasil, Cuba e Espanha, divididos de forma presencial e virtual. Pela primeira vez, o evento foi sediado no Brasil, nos hotéis Vila Galé Cumbuco e Vila Galé Fortaleza. Para celebrar o crescimento da rede, que agora conta com 44 hotéis e totaliza 9.841 quartos, o tema escolhido para o evento foi "Destino Vila Galé: uma viagem de sucesso", proporcionando uma reflexão sobre a trajetória da empresa. Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente da rede, expressou sua emoção com o evento: "É muito emocionante realizarmos a convenção aqui no Ceará. Há 24 anos chegam

Alunos e professor do Campus de Russas da UFC obtêm segundo lugar em hackathon estadual de inteligência cidadã

 Os estudantes Lara Roque Sartori, Josafá Dieb, Pedro Ítalo Campos e Samuel Jonas Lima, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, obtiveram o segundo lugar, na categoria Solução Mobile para Difusão da Transparência e Controle Social, na segunda edição do Hackathon da Inteligência Cidadã – Ceará Transparente. Lara e Josafá são alunos de Ciência da Computação, enquanto Pedro Ítalo e Samuel Jonas cursam Engenharia de Software na UFC.

Imagem: Ilustração de um pássaro vem-vem
O nome do bot foi inspirado no vem-vem (Euphonia chlorotica), ave endêmica da América do Sul (Imagem: Divulgação)

O hackathon foi organizado pela Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado (CGE), com apoio do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e das Secretarias Estaduais da Educação (SEDUC) e da Fazenda (SEFAZ). A premiação foi anunciada em 21 de dezembro no site do governo estadual

A equipe de alunos, orientada pelo Prof. Alexandre Arruda, desenvolveu o robô digital “VemVemBot, o robô da transparência” com o intuito de facilitar a divulgação, por meio da plataforma Telegram, de informações contidas no portal Ceará Transparente. Com relatórios e gráficos, o robô permite aos usuários acompanhar dados atualizados da administração pública estadual, como arrecadação de impostos, licitações, obras, investimentos, folha de pagamento dos servidores e despesas de todos os órgãos públicos. O nome do bot foi inspirado no vem-vem (Euphonia chlorotica), ave endêmica da América do Sul eternizada por Luiz Gonzaga na obra “Cantiga do vem-vem”. 

O aluno Samuel Jonas Lima, do quarto semestre de Engenharia de Software da UFC, diz que foi a primeira vez que participou de um hackathon. Ele explica que a ideia do robô digital construída pelo grupo se assemelha à roupagem formal de um extrato bancário, com funcionalidades de busca em ramificações, tendo por base os conteúdos disponíveis no portal da transparência estadual.

“Para a minha formação, uma experiência como essa do hackathon traz uma visão de como as pessoas tendem a pensar no momento de propor soluções e como elas são realmente apresentadas. Não são funcionalidades que propomos, são experiências que os usuários gostariam de vivenciar”, pontua.

Imagem: Gráfico de barras com dados sobre quantidade de servidores públicos estaduais no Ceará. As barras indicam 30 mil servidores no total, sendo 20 mil ativos, 5 mil aposentados e 5 mil pensionistas
Com relatórios e gráficos, o robô permite aos usuários acompanhar dados atualizados da administração pública estadual (Imagem: Divulgação)

Segundo Lara Roque Sartori, aluna do primeiro semestre do Curso de Ciência da Computação da UFC, fazer parte de um projeto coletivo trouxe bastante amadurecimento. Na avaliação dela, as próximas etapas do projeto incluirão melhorias para integrar o VemVemBot a outras plataformas, como, por exemplo, as redes sociais. “É incrível ter um percentual meu na evolução da tecnologia da informação do Estado. Significa que, de certa forma, o investimento que a Universidade tem feito em mim eu retribuo socialmente”, comenta Lara.

De acordo com o Prof. Alexandre Arruda, orientador da equipe premiada, o Laboratório de Tecnologias Inovadoras (LTI), do Campus da UFC em Russas, possui uma expertise no desenvolvimento de chatbots, robôs e assistentes virtuais. Recentemente, o LTI lançou um novo projeto de extensão, Iniciativa Robôs, com o objetivo de criar assistentes virtuais. No Telegram, ele ressalta alguns recursos de navegação do VemVemBot que, com rapidez e poucos cliques, permitem ao usuário solicitar informações e relatórios completos da gestão pública estadual.

“A vantagem do uso de bot é que não há necessidade de convencer o cidadão a instalar mais um aplicativo no smartphone. O desafio principal veio da maior quantidade de dados que tivemos de organizar, tornando assim o acesso mais fluido para o usuário”, afirma o docente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.