O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026 – desde julho, 54 milhões já foram suspensos. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, disse. “Não há sistema nacional de saúde público que tenha o volume, a diversidade e a complexidade dos dados que tem o SUS”, completou. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Higienização Para tornar a unificação possível, a pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de cadastros de usuários do SUS, conhecida como CadSUS. Desde ent...
Atendimentos por síndrome gripal aumentam 1.230% na primeira semana de janeiro e Hospital OTOclínica expande prestação de serviços
O surto das síndromes gripais no Ceará neste início de 2022 vem lotando emergências hospitalares. Conforme atual relatório de atendimentos do Hospital OTOclínica, recém-integrado ao Grupo Kora Saúde, já na primeira semana deste ano foi possível perceber um aumento de 1.230% na demanda por atendimento de pacientes com quadros de síndrome gripal.
Enquanto que no dia 5 de dezembro de 2021 foram 23 atendimentos deste tipo na unidade, no dia 5 de janeiro de 2022 o número saltou para 306. No quarto dia deste ano atual, os atendimentos na emergência do hospital localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza chegaram ao pico de 361.
O avanço dos casos de síndrome gripal começou a ser percebido no Hospital OTOclínica Matriz ainda no dia 27 de dezembro. Com isso, a diretoria se reuniu e adotou uma série de estratégias para otimizar a recepção de pacientes e garantir que aqueles que chegam ao hospital sem sintomas de síndrome gripal, mas também necessitando de atendimento de emergência, sejam bem recebidos.
Veja abaixo a lista das medidas adotadas
- Divisão das entradas. Uma exclusiva para fluxo de síndrome gripal outra para não gripal
- Divisão da equipe de classificação de risco, atendimento/recepção, equipe médica, sala de medicação e sala de observação
- Expansão das salas de medicação
- Divisão da equipe de laboratório para coleta de pacientes com síndrome gripal e não gripal
- Disponibilização de exames de detecção de sindrome gripais
- Equipe médica do pronto atendimento redimensionada para atendimento ao público
- Divisão dos leitos de internação e UTI em alas gripais e não gripais
- Treinamento das equipes de atendimento e assitencial sobre pacientes com síndrome gripal.
A unidade hospitalar aconselha que, se possível, pacientes busquem atendimento presencial às 7h ou a partir das 16h, pois o intervalo entre este período é de maior movimento. O serviço de pronto atendimento via telemedicina do Grupo OTO para casos de baixa complexidade permanece disponível.
O acesso acontece por meio do aplicativo OTO app, já disponibilizado na Google Play e App Store. Ao baixar o aplicativo, o paciente deve fazer um cadastro prévio, indicar os sintomas e selecionar data e horário para o atendimento. Após isso, ele(a) receberá um aviso da solicitação do atendimento e deverá aguardar a chamada via teleconferência no OTO app. Planos de saúde aceitos para esta modalidade podem ser consultados dentro do próprio aplicativo.
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