Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

Com aumento de casos de covid-19 e de H3N2, Consuni/UFCA aprova retorno das atividades administrativas ao formato remoto até 17 de fevereiro

 

Campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, a Resolução Nº 01/2022, que suspende as atividades administrativas presenciais (o que também abrange as atividades dos colaboradores terceirizados) até o próximo dia 17 de fevereiro de 2022. Os efeitos da resolução, aprovada por unanimidade, não se aplicam às atividades administrativas da UFCA ligadas à segurança e à saúde, que seguirão sendo executadas presencialmente. Já serviços como transporte, limpeza e jardinagem serão feitos em escala. O término da vigência da Resolução coincide com a data da primeira reunião ordinária do Consuni/UFCA do ano, quando o Conselho deve retomar as discussões sobre o assunto, com avaliações atualizadas do cenário epidemiológico.

Entre os principais fatores que levaram à decisão de suspensão das atividades administrativas presenciais estão o aumento do número de casos registrados de covid-19 no Cariri, a maior transmissibilidade da variante Ômicron do novo coronavírus, a tendência crescente da ocupação de leitos de UTI covid-19 e a experiência positiva do trabalho remoto na UFCA, no âmbito administrativo.

Representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFCA) no Consuni/UFCA, o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Rafael Perazzo, apresentou dados presentes no Mapa de Riscos do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 (Cieco-19/UFCA), viabilizado tecnicamente pelo docente, por meio da coleta de dados do IntegraSUS (link para uma nova página). O Mapa de Riscos do Cieco-19/UFCA foi desenvolvido sob supervisão do pró-reitor adjunto de Planejamento e Orçamento da UFCA (Proplan/UFCA), Tiago Alencar, também titular da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos na Proplan/UFCA. O instrumento se baseia em 5 dimensões: 1-Vacinação; 2-Protocolo de Biossegurança; 3-Velocidade de Progressão de Casos na Comunidade Acadêmica; 4-Capacidade Instalada dos Serviços Locais de Saúde e 5-Velocidade de Progressão da Pandemia.

Na reunião do Consuni/UFCA, o presidente do Cieco-19/UFCA, Iri Sandro Pampolha, ressaltou que a cepa Ômicron do novo coronavírus é muito mais contagiosa que as anteriores, e que a co-infecção pelo vírus influenza A (subtipo H3N2) preocupa, pelo fato de que a vacina para H3N2 só ter previsão de oferta ampla para março deste ano: “Sobre a ocupação de 100% dos leitos de UTI, são dados que enganam um pouco, porque, com o fim da segunda onda [de covid-19], houve uma diminuição de demanda desses leitos, o que levou à queda da oferta. Com o novo aumento do número de casos, os leitos disponíveis foram ocupados rapidamente. Neste momento, estamos repercutindo as consequências das festas de fim de ano e de uma diminuição da proteção individual. Então, considerando a conjuntura, o Cieco entende que o que puder ser feito remotamente [na UFCA], seja feito remotamente, para que possamos conter a alta transmissibilidade da variante Ômicron na nossa comunidade e, consequentemente, no Cariri. O que não puder ser feito remotamente poderá ser feito de forma presencial, respeitado o Protocolo de Biossegurança da UFCA”, disse Iri Sandro.

Atividades administrativas em formato híbrido

Desde o último dia 16 de novembro de 2021, os servidores envolvidos com atividades administrativas, bem como os prestadores de serviços terceirizados, estavam cumprindo metade da carga horária presencialmente, por força da Resolução Nº 45 do Consuni/UFCA (link para uma nova página). Esta determinou a execução híbrida das atividades administrativas, no âmbito da UFCA, até o fim de 2021, em observância à Instrução Normativa Nº 90/2021, do Ministério da Economia (link para uma nova página).

Participaram da reunião extraordinária do Consuni/UFCA desta quinta-feira, além dos conselheiros e da presidente em exercício do Consuni/UFCA, a vice-reitora e reitora em exercício Laura Hévila, integrantes da comunidade acadêmica (notificada, por e-mail, da reunião) e também do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) – entidade convidada pela Reitoria para colaborar com a decisão acerca do formato das atividades administrativas na instituição.

Conforme explanado pelo pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA), Leandro Targino, em 30 de dezembro de 2021, o Consuni/UFCA aprovou a Resolução Nº 54 (link para uma nova página) ad referendum (modalidade em que a presidência do conselho aprova uma matéria unilateralmente até que o Conselho a aprove em definitivo, em reunião). Na prática, a Resolução Nº 54 prorrogou a Resolução Nº 45, mantendo as atividades administrativas em formato híbrido até 28 de fevereiro de 2022. Segundo Leandro, a prorrogação da vigência do formato híbrido foi necessária, pelo fato de que, caso não fosse publicada a Resolução Nº 54, o retorno ao formato remoto seria automático – o que não era justificável até então.

Com a aprovação da Resolução Nº 01/2022, a Resolução Nº 54 foi homologada mas, ao mesmo tempo, as atividades administrativas presenciais foram suspensas.

Serviço

Conselho Universitário
conselhos@ufca.edu.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.