*Reorganização do trânsito e melhorias em serviços públicos transformam o dia a dia na Vila de Jericoacoara* Nos últimos seis meses, a Vila de Jericoacoara – um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, tem passado por uma série de melhorias que vêm transformando a rotina de moradores, trabalhadores e visitantes. As mudanças fazem parte de um plano de gestão da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara, órgão que integra a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara. O plano da ADEJERI prioriza mobilidade sustentável, organização urbana e bem-estar coletivo. E uma das principais ações é a reorganização do trânsito na vila. Antes, circulavam cerca de 1.500 veículos por dia nas ruas de areia, cenário que gerava desconforto, poluição sonora e impacto ambiental. Hoje, essa realidade começou a mudar. A circulação de veículos foi restringida, e as ruas centrais da vila estão fechadas para carros no período noturno, garantindo mais s...
Com aumento de casos de covid-19 e de H3N2, Consuni/UFCA aprova retorno das atividades administrativas ao formato remoto até 17 de fevereiro
Campus Juazeiro do Norte da UFCA. Foto: Luyan Costa - Dcom/UFCA
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, a Resolução Nº 01/2022, que suspende as atividades administrativas presenciais (o que também abrange as atividades dos colaboradores terceirizados) até o próximo dia 17 de fevereiro de 2022. Os efeitos da resolução, aprovada por unanimidade, não se aplicam às atividades administrativas da UFCA ligadas à segurança e à saúde, que seguirão sendo executadas presencialmente. Já serviços como transporte, limpeza e jardinagem serão feitos em escala. O término da vigência da Resolução coincide com a data da primeira reunião ordinária do Consuni/UFCA do ano, quando o Conselho deve retomar as discussões sobre o assunto, com avaliações atualizadas do cenário epidemiológico.
Entre os principais fatores que levaram à decisão de suspensão das atividades administrativas presenciais estão o aumento do número de casos registrados de covid-19 no Cariri, a maior transmissibilidade da variante Ômicron do novo coronavírus, a tendência crescente da ocupação de leitos de UTI covid-19 e a experiência positiva do trabalho remoto na UFCA, no âmbito administrativo.
Representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFCA) no Consuni/UFCA, o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Rafael Perazzo, apresentou dados presentes no Mapa de Riscos do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 (Cieco-19/UFCA), viabilizado tecnicamente pelo docente, por meio da coleta de dados do IntegraSUS (link para uma nova página). O Mapa de Riscos do Cieco-19/UFCA foi desenvolvido sob supervisão do pró-reitor adjunto de Planejamento e Orçamento da UFCA (Proplan/UFCA), Tiago Alencar, também titular da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos na Proplan/UFCA. O instrumento se baseia em 5 dimensões: 1-Vacinação; 2-Protocolo de Biossegurança; 3-Velocidade de Progressão de Casos na Comunidade Acadêmica; 4-Capacidade Instalada dos Serviços Locais de Saúde e 5-Velocidade de Progressão da Pandemia.
Na reunião do Consuni/UFCA, o presidente do Cieco-19/UFCA, Iri Sandro Pampolha, ressaltou que a cepa Ômicron do novo coronavírus é muito mais contagiosa que as anteriores, e que a co-infecção pelo vírus influenza A (subtipo H3N2) preocupa, pelo fato de que a vacina para H3N2 só ter previsão de oferta ampla para março deste ano: “Sobre a ocupação de 100% dos leitos de UTI, são dados que enganam um pouco, porque, com o fim da segunda onda [de covid-19], houve uma diminuição de demanda desses leitos, o que levou à queda da oferta. Com o novo aumento do número de casos, os leitos disponíveis foram ocupados rapidamente. Neste momento, estamos repercutindo as consequências das festas de fim de ano e de uma diminuição da proteção individual. Então, considerando a conjuntura, o Cieco entende que o que puder ser feito remotamente [na UFCA], seja feito remotamente, para que possamos conter a alta transmissibilidade da variante Ômicron na nossa comunidade e, consequentemente, no Cariri. O que não puder ser feito remotamente poderá ser feito de forma presencial, respeitado o Protocolo de Biossegurança da UFCA”, disse Iri Sandro.
Participaram da reunião extraordinária do Consuni/UFCA desta quinta-feira, além dos conselheiros e da presidente em exercício do Consuni/UFCA, a vice-reitora e reitora em exercício Laura Hévila, integrantes da comunidade acadêmica (notificada, por e-mail, da reunião) e também do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) – entidade convidada pela Reitoria para colaborar com a decisão acerca do formato das atividades administrativas na instituição.
Conforme explanado pelo pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA), Leandro Targino, em 30 de dezembro de 2021, o Consuni/UFCA aprovou a Resolução Nº 54 (link para uma nova página)ad referendum (modalidade em que a presidência do conselho aprova uma matéria unilateralmente até que o Conselho a aprove em definitivo, em reunião). Na prática, a Resolução Nº 54 prorrogou a Resolução Nº 45, mantendo as atividades administrativas em formato híbrido até 28 de fevereiro de 2022. Segundo Leandro, a prorrogação da vigência do formato híbrido foi necessária, pelo fato de que, caso não fosse publicada a Resolução Nº 54, o retorno ao formato remoto seria automático – o que não era justificável até então.
Com a aprovação da Resolução Nº 01/2022, a Resolução Nº 54 foi homologada mas, ao mesmo tempo, as atividades administrativas presenciais foram suspensas.
A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.
Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h. Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.