Pular para o conteúdo principal

Agência UFC: Esgotos clandestinos despejados no oceano contaminam o ar do litoral de Fortaleza

  Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação comercial no Planalto Ayrton Senna

 

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação comercial no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza

Bombeiros do José Walter e Quartel Central debelam incêndio em edificação comercial no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação comercial no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza. Na manhã deste domingo (9), os bombeiros militares do José Walter (4ªCia/1ºBBM) e do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) debelaram um incêndio em uma edificação comercial, na Rua Quixadá, no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Por volta das 11h04 da manhã deste domingo (9), os bombeiros militares do Quartel do José Walter foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, os bombeiros se deslocaram para o local da ocorrência, na Rua Quixadá, também conhecida por rua da Feira.

Conforme o Senhor Romério, “o incêndio começou com um curto circuito e está se alastrando muito rápido”, relatou o solicitante em seu contato com a Ciops.

De acordo com o 1º tenente Paulo César Martins Araújo, “o fogo se concentrou no andar superior do sobrado, onde funcionada o depósito da loja de frios. Não houve vítima”, comentou o comandante do socorro.

CBMCE incêndio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.