Pular para o conteúdo principal

Porto Iracema das Artes abre inscrições para 100 vagas em cursos de férias

 

A programação Férias no Porto 2022 terá formações virtuais nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais

De 14 a 20 de janeiro, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza inscrições para os cursos da programação Férias no Porto, que este ano acontecerá em formato virtual, com aulas distribuídas entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro, no período da tarde e da noite.

Serão ofertadas três formações nas áreas de Artes Visuais e Audiovisual com um total de 100 vagas para residentes no Ceará. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Escola. A lista com os selecionados será divulgada no dia 21 de janeiro.

O poeta e pesquisador Rômulo Silva irá ministrar a oficina “Fora da vista: o pensamento do tremor de Édouard Glissant”. Na oportunidade, os participantes vão debater os principais conceitos do autor, poeta, etnólogo e filósofo martinicano, por meio de diferentes textos de sua autoria e outras poéticas de pensadoras, artistas e poetas brasileiras. A formação conta com 40 vagas e ocorre de 24 a 26 de janeiro, das 18h às 21h, pelo Google Meet. Para participar, a idade mínima é de 18 anos e é preciso ter o Ensino Médio completo.

Confira aqui as ementas e os currículos dos professores

Já a pesquisadora Tatiana Carvalho Costa será a responsável pela oficina “Olhares Negros na curadoria em cinema e audiovisual”. O objetivo da atividade é promover conversas sobre a atividade curatorial e analítica a partir de conceitos articulados por intelectuais negres do Brasil, como Maria Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Leda Maria Martins e Jota Mombaça, em diálogo com as ideias apresentadas por bell hooks em “Olhares Negros: Raça e Representação”. A oficina será realizada entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, das 18h às 21h, também pelo Google Meet. São 40 vagas disponíveis e é preciso ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio concluído.

O professor PJ Brandão conduzirá a oficina de Foto-quadrinhos. Os encontros virtuais, misturando a teoria com a prática, tem como intuito explorar os limites das linguagens para quebrá-los e recompô-los em uma explosão de potencial criativo. Ou seja, mais do que entender o que é cada linguagem, os alunos poderão experimentar e colocar os conhecimentos em prática. A formação oferta 20 vagas e as aulas acontecerão de 24 a 28 de janeiro, das 14h às 17h, pelo Google Meet. Como requisito mínimo, é necessário ter 16 anos completos e estar cursando o Ensino Médio.

Programação Férias no Porto 2022

FORA DA VISTA | O pensamento do tremor de Édouard Glissant
Com Rômulo Silva
Quando: 24 a 26 de janeiro, de 18h às 21h | Online via Google Meet
40 vagas para residentes no Ceará
Requisitos: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio concluído.

Oficina de Foto-quadrinhos
Com PJ Brandão
Quando: 24 a 28 de janeiro, de 14h às 17h | Online via Google Meet
20 vagas para residentes no Ceará
Requisitos mínimos: a partir dos 16 anos completos e Ensino Médio em andamento.

OLHARES NEGROS na curadoria em cinema e audiovisual
Com Tatiana Carvalho Costa
31 de janeiro a 02 de fevereiro, de 18h às 21h | Online via Google Meet
40 vagas para residentes no Ceará
Requisitos: idade mínima de 18 anos e Ensino Médio concluído.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Inscrições para cursos da programação Férias no Porto 2022
Data: 14 a 20 de janeiro, pelo formulário disponível no site da Escola
Vagas: 100 vagas para residentes no Ceará
Período dos cursos: de 24 de janeiro a 2 de fevereiro (tarde e noite)
Gratuito e Virtual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340