Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

Prefeitura de Fortaleza inicia mutirão de cadastramento de crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra a Covid-19

 pessoa na frente de uma tela de computador

Em junho do ano passado, a Prefeitura também realizou um mutirão de cadastramento para vacinação contra Covid-19 nos equipamentos municipais (Foto: Thiago Gaspar)

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta sexta-feira (14/01), o mutirão de cadastramento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. O objetivo é auxiliar pais e responsáveis que não disponham de internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro no Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A ação se soma a outras estratégias que foram realizadas pelo Município para acelerar a imunização na Capital e garantir acesso por toda a população.

Entre as medidas implementadas anteriormente pela Prefeitura, estão mutirões e busca ativa para o cadastramento do público vacinável, parceria com a Cruz Vermelha para levar a vacina a comunidades vulneráveis de forma itinerante, com o auxílio de ônibus, além de mobilização da comunidade escolar, na rede municipal, para cadastrar alunos até então a partir dos 12 anos e levá-los a pontos de vacinação.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, desde o início da campanha, em janeiro de 2021, a vacinação contra a Covid-19 tem sido a maior prioridade da gestão, que tem monitorado o cenário constantemente para identificar dificuldades e traçar novas estratégias conforme a necessidade.

“A vacinação de crianças de 5 a 11 anos deve se iniciar nos próximos dias. A vacina tem sido fundamental para diminuir casos mais graves da doença em adolescentes, adultos e idosos. Queremos garantir proteção aos pequenos também. Agradeço a toda a equipe de saúde pelos esforços empreendidos nesta campanha e parabenizo os profissionais das mais diversas secretarias e órgãos do Município por estarem comprometidos com essa causa também”, afirmou o prefeito.

Mutirão para vacinação de crianças

Para avançar no cadastramento de crianças na plataforma Saúde Digital, etapa obrigatória para a vacinação, a Prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (14/01), uma força-tarefa, disponibilizando pontos de apoio nas 12 Regionais, nos quatro Cucas, no Centro Cultural Canindezinho, na Pracinha da Cultura do Ancuri, nos 27 Cras, nos três Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e em quatro terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba), com equipes recebendo os pais e responsáveis dos nossos pequenos para realizar o processo. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

A força-tarefa incluirá, também, os agentes escolares e outros profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SME), para identificar os alunos da Rede Municipal de Ensino na faixa etária ainda não cadastrados na plataforma e garantir a adesão. Com esse objetivo, a SME continuará, junto à comunidade escolar, a busca ativa desses alunos. As equipes das unidades escolares já estão atuando na sensibilização sobre a importância da imunização e cadastramento dos estudantes. Nos casos necessários, os agentes escolares também visitam a residência dos alunos para efetuar o cadastro.
Outros esforços

Este não é o primeiro mutirão realizado pela Prefeitura de Fortaleza com a finalidade de avançar no cadastramento da população. O primeiro, anunciado pelo prefeito José Sarto em junho de 2021, mobilizou as secretarias municipais da Educação (SME), dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e da Juventude. O trabalho incluía uma busca ativa junto aos pais ou responsáveis dos mais de 240 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de identificar, sensibilizar e orientar para que os familiares que possuíam entre 18 e 59 anos efetuassem o cadastro na plataforma.

A identificação também contou com o auxílio da base de dados de atendimento à população da SDHDS e da Secretaria de Juventude. Para facilitar o acesso do público, os 27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Cucas Jangurussu e José Walter, e o Centro Cultural Canindezinho foram usados como pontos de apoio da ação.

Vacinação dos adolescentes

Em agosto de 2021, foi a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos de idade residentes da Capital realizarem seus cadastros. A Prefeitura de Fortaleza passou a orientar o público para que adiantasse o registro na plataforma Saúde Digital.

Naquele mês, além dos 27 Cras mobilizados para o mutirão, os sete terminais de ônibus, as centrais de atendimento da AMC (shoppings Benfica e RioMar Fortaleza), os Cucas José Walter e Jangurussu, e o Centro Cultural Canindezinho também serviram como ponto de apoio à população.

Num esforço conjunto, a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram um mapeamento que identificou mais de 36 mil alunos que haviam faltado ao dia do agendamento da 1ª dose do imunizante, em novembro do ano passado. Por meio de busca ativa, agentes escolares e trabalhadores da SME atuaram para garantir o cadastro daqueles que ainda não haviam aderido à plataforma.

Para garantir a imunização desses adolescentes, a Prefeitura disponibilizou cerca de 50 ônibus escolares foram disponibilizados para as rotas de transporte dos alunos. Além disso, foi aberta uma sala exclusiva de vacinação para esses adolescentes no Centro de Eventos, para reforçar o atendimento.

Ônibus da Vacina

Em parceria com a Cruz Vermelha, a Prefeitura de Fortaleza executou, no ano passado, um cronograma de vacinação itinerante por meio do Ônibus da Vacina. Ao todo, 14.274 doses foram aplicadas em 23 dias de ação, que percorreu 12 bairros da Capital, entre outubro e novembro de 2021, com o objetivo de reforçar a vacinação contra a Covid-19 em áreas de maior vulnerabilidade.

O Ônibus da Vacina passou pelos bairros Carlito Pamplona, Pici, Vila União, Floresta, Cais do Porto, Vicente Pinzón, Planalto Ayrton Senna, Grande Bom Jardim, Genibaú, Jangurussu, Messejana e Ancuri.

A iniciativa superou as expectativas, já que, em média, foram aplicadas 600 vacinas diárias e, inicialmente, a estimativa era de vacinar 400 pessoas por dia. Do total, 52,3% das aplicações foram de primeira dose, além das segundas e terceiras doses que também foram aplicadas.

Serviço
Mutirão de cadastramento de crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra Covid-19
Data: a partir de 14/01 (sexta-feira)
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 17h

Confira abaixo a relação dos locais:

04 Terminais de ônibus
Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba

12 Secretarias Executivas Regionais (Centrais de Acolhimento)
Secretaria Regional 1: Rua Dom Jerônimo, 20 - Otávio Bonfim
Secretaria Regional 2: Rua Tavares Coutinho, 2225 - Varjota
Secretarias Regionais 3 e 11: Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia
Secretarias Regionais 4 e 8: Av. Dr. Silas Munguba, 3770 – Serrinha
Secretarias Regionais 5 e 10: Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso
Secretarias Regionais 6 e 9: Rua Padre Pedro Alencar, 789 - Messejana
Secretaria Regional 7: Rua Atilano Moura, 420 - Patriolino Ribeiro
Secretaria Regional 12: Rua Major Facundo, 907 - Centro

06 equipamentos da Juventude
Cuca Barra: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará
Cuca Mondubim: Rua Prof. Glauco Lobo - Mondubim
Cuca Jangurussu: Av. Gov. Leonel Brizola, s/n - Jangurussu
Cuca José Walter: Rua 69 - 2ª etapa - José Walter
Centro Cultural Canindezinho: Avenida Osório de Paiva, 6297 - Canindezinho
Pracinha da Cultura do Ancuri: Av. Dionísio Leonel Alencar, 4095 - Pedras

03 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)
CCDH do Conjunto Ceará: Av. Alanis Maria, 461 – Conjunto Ceará - 1° Etapa
CCDH do Conjunto Palmeiras: Av. Castelo de Castro, s/n Conjunto Palmeiras
CCDH do Cristo Redentor: Av. Monsenhor Hélio Campos, 178 - Cristo Redentor

27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras)
Cras Jacarecanga: Rua Senador Alencar, 1540 - Jacarecanga
Cras Barra do Ceará: Rua Cândido Castelo Branco, s/n - Barra do Ceará
Cras Mucuripe: Rua Professor Luís Costa, 142 - Mucuripe
Cras Serviluz: Avenida Zezé Diogo, 1038 - Serviluz
Cras Lagamar: Rua Sabino Monte, 4506 - São João do Tauape/Lagamar
Cras Praia do Futuro: Rua Clovis Arrais Maia, 6430 - Praia do Futuro
Cras Bela Vista: Rua Mario de Andrade, 496-A - Bela Vista
Cras João XXIII: Rua Visconde do Cauipe, 200 - João XXIII
Cras Presidente Kennedy: Conjunto Castelo Branco, s/n Quadra F - Presidente Kennedy
Cras Antônio Bezerra: Rua Cândido Maia, 245 – Antônio Bezerra
Cras Quintino Cunha: Rua Ilha do Bote, 334 – Quintino Cunha
Cras Vila União: Rua do Avião, s/n - Vila União
Cras Serrinha: Rua Inácio Parente, 100 - Serrinha
Cras Couto Fernandes: Avenida João Pessoa, 4474 - Damas
Cras Granja Portugal: Rua Humberto Lomeu, 1130 – Granja Portugal
Cras Aracapé: Rua Poliana, s/n - Mondubim
Cras Canindezinho: Rua Coronel José Maurício, 405 - Canindezinho
Cras Bom Jardim: Rua Coronel João Correia, 2023 - Bom Jardim
Cras Mondubim: Avenida Waldir Diogo, 840 - Mondubim
Cras Genibaú: Avenida I, 340, 3ª Etapa – Conjunto Ceará
Cras Conjunto Esperança: Rua 103, nº 195 – Conjunto Esperança
Cras Conjunto Palmeiras: Rua Iracema, 1860 - Conjunto Palmeiras
Cras Jardim das Oliveiras: Rua Major Otacílio Afonso de Souza, 61 - Jardim das Oliveiras
Cras Castelão: Avenida Alberto Craveiro, 1480 - Boa Vista
Cras João Paulo II: Rua 10, n° 75 - Barroso
Cras Dendê: Rua Adolfo Moreira de Carvalho, 96 - Dendê
Cras Messejana: Rua Edmilson Coelho, 1720 - Curió

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.