Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza lança mutirão de cadastramento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

 davi gomes, dalila saldanha, sarto, ana estela e ilário marques na frente do telão de apresentação do mutirão

Davi Gomes, Dalila Saldanha, José Sarto, Ana Estela e Ilário Marques participaram da apresentação do mutirão (Fotos: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta sexta-feira (14/01), um mutirão de cadastramento para vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto nas redes sociais, nesta quinta-feira (13/01), com objetivo de proporcionar o acesso aos pais e responsáveis que não disponham de internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro no Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), etapa obrigatória para o agendamento para imunização em Fortaleza.

O mutirão vai promover pontos de apoio nas 12 Secretarias Executivas Regionais, quatro Cucas, Centro Cultural Canindezinho, 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), três Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e quatro terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba). Ao todo, serão 51 equipamentos mobilizados, onde a população poderá contar com equipes preparadas para receber os pais e responsáveis pela criança.

Veja a apresentação do mutirão

A força-tarefa incluirá, também, os agentes escolares e outros profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SME), para identificar os alunos da Rede Municipal de Ensino na faixa etária ainda não cadastrados na plataforma e garantir a adesão.

Para isso, a SME continuará, junto à comunidade escolar, a busca ativa desses alunos. As equipes das unidades escolares já estão atuando na sensibilização sobre a importância da imunização e cadastramento dos estudantes. Nos casos necessários, os agentes escolares também visitam a residência dos alunos para efetuar o cadastro.

Durante o anúncio, o prefeito José Sarto enfatizou a importância do mutirão para garantir o cadastro das crianças.

"Nós estaremos realizando esse cadastramento em diversas localidades de Fortaleza, assegurando acesso à Internet aos pais e responsáveis, com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. São muitas pessoas disponibilizadas para auxiliar nesse cadastro, incluindo os 1.300 agentes escolares de busca ativa, capacitados para identificar os alunos da Rede Municipal ainda não cadastrados e auxiliar os familiares", destacou o prefeito.

Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar o número de CPF e o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Segundo Sarto, para os casos em que a criança não tem o cartão, a Prefeitura facilitou o procedimento de emissão, nos 116 postos de saúde. É preciso apresentar um documento oficial de identificação da criança e comprovante de residência.

"É Importante lembrar que é preciso ter o Cartão do SUS, mas, se por uma razão ou outra alguém não tenha, a gente está fazendo aqui uma interlocução entre a SMS e a SME para desburocratizar esse procedimento nos postos de saúde, para que a família tenha o número e possa se cadastrar na plataforma, e, na sequência, a gente possa agendar e vacinar essa população", frisou o prefeito.

A secretária da Saúde, Ana Estela Leite, garantiu que, tão logo as doses sejam recebidas pelo Município, terá início o agendamento do público infantil.

"O Ministério da Saúde adquiriu as vacinas e encaminhou para o Governo do Estado. O governador já anunciou a chegada das vacinas. Ao receber, ele faz a distribuição aos municípios. O Município de Fortaleza recebendo, imediatamente, iniciamos o processo de agendamento. Iniciaremos pela faixa etária de 11 anos e vamos por ordem decrescente. Faremos o agendamento e publicaremos as listas no site da Prefeitura, no Vacine Já e também avisaremos pelo aplicativo Saúde Fortaleza", reforçou a secretária.

Além dela, a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha e os secretários de Juventude, Davi Gomes, e da SDHDS, Ilário Marques, participaram do anúncio do mutirão.

Balanço parcial de cadastros

sarto na frente do telão da apresentação
Sarto enfatizou a importância do mutirão para garantir o cadastro das crianças

Desde o início do cadastro das crianças de 5 a 11 anos no Saúde Digital, após aprovação da aplicação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram registrados 55.617 cadastros desse público, conforme balanço parcial até esta quarta-feira (12/01).

Em Fortaleza, a estimativa populacional desta faixa etária é de 283.806 pessoas. Até o momento, o número de cadastrados equivale a 19,5% deste total.

CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS)

O cadastro está disponível no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. Nele, é obrigatório apresentar o número do CPF e do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Esse pode ser verificado no ConecteSUS, do aplicativo Mais Saúde, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua.

Caso a criança não tenha nenhum registro do cartão nacional, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde para emissão do cartão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

Aprovação Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no último dia 16 de dezembro, a aplicação da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças da faixa etária

As doses para crianças de 5 a 11 anos são diferentes das aplicadas no restante da população, com dosagem menor do que a utilizada em maiores de 12 anos de idade.em questão após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil.

No dia 5 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças da faixa etária de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), com previsão para início da aplicação da vacina ainda em janeiro. O Município aguarda o envio de doses específicas deste público para, então, iniciar a vacinação.

Passo a passo para cadastro no Saúde Digital

Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br 
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

Dúvidas sobre o cadastro

Pessoas que preencheram seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail podem consultar a efetivação do cadastro pelo telefone 0800 275 1475.

Serviço
Mutirão de cadastramento de crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra Covid-19
Data: a partir de 14/01 (sexta-feira)
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 17h

Confira abaixo a relação dos locais:

04 Terminais de ônibus
Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba

12 Secretarias Executivas Regionais (Centrais de Acolhimento)
Secretaria Regional 1: Rua Dom Jerônimo, 20 - Otávio Bonfim
Secretaria Regional 2: Rua Tavares Coutinho, 2225 - Varjota
Secretarias Regionais 3 e 11: Av. Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia
Secretarias Regionais 4 e 8: Av. Dr. Silas Munguba, 3770 – Serrinha
Secretarias Regionais 5 e 10: Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso
Secretarias Regionais 6 e 9: Rua Padre Pedro Alencar, 789 - Messejana
Secretaria Regional 7: Rua Atilano Moura, 420 - Patriolino Ribeiro
Secretaria Regional 12: Rua Major Facundo, 907 - Centro

06 equipamentos da Juventude
Cuca Barra: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará
Cuca Mondubim: Rua Prof. Glauco Lobo - Mondubim
Cuca Jangurussu: Av. Gov. Leonel Brizola, s/n - Jangurussu
Cuca José Walter: Rua 69 - 2ª etapa - José Walter
Centro Cultural Canindezinho: Avenida Osório de Paiva, 6297 - Canindezinho
Pracinha da Cultura do Ancuri: Av. Dionísio Leonel Alencar, 4095 - Pedras

03 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)
CCDH do Conjunto Ceará: Av. Alanis Maria, 461 – Conjunto Ceará - 1° Etapa
CCDH do Conjunto Palmeiras: Av. Castelo de Castro, s/n Conjunto Palmeiras
CCDH do Cristo Redentor: Av. Monsenhor Hélio Campos, 178 - Cristo Redentor

27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras)
Cras Jacarecanga: Rua Senador Alencar, 1540 - Jacarecanga
Cras Barra do Ceará: Rua Cândido Castelo Branco, s/n - Barra do Ceará
Cras Mucuripe: Rua Professor Luís Costa, 142 - Mucuripe
Cras Serviluz: Avenida Zezé Diogo, 1038 - Serviluz
Cras Lagamar: Rua Sabino Monte, 4506 - São João do Tauape/Lagamar
Cras Praia do Futuro: Rua Clovis Arrais Maia, 6430 - Praia do Futuro
Cras Bela Vista: Rua Mario de Andrade, 496-A - Bela Vista
Cras João XXIII: Rua Visconde do Cauipe, 200 - João XXIII
Cras Presidente Kennedy: Conjunto Castelo Branco, s/n Quadra F - Presidente Kennedy
Cras Antônio Bezerra: Rua Cândido Maia, 245 – Antônio Bezerra
Cras Quintino Cunha: Rua Ilha do Bote, 334 – Quintino Cunha
Cras Vila União: Rua do Avião, s/n - Vila União
Cras Serrinha: Rua Inácio Parente, 100 - Serrinha
Cras Couto Fernandes: Avenida João Pessoa, 4474 - Damas
Cras Granja Portugal: Rua Humberto Lomeu, 1130 – Granja Portugal
Cras Aracapé: Rua Poliana, s/n - Mondubim
Cras Canindezinho: Rua Coronel José Maurício, 405 - Canindezinho
Cras Bom Jardim: Rua Coronel João Correia, 2023 - Bom Jardim
Cras Mondubim: Avenida Waldir Diogo, 840 - Mondubim
Cras Genibaú: Avenida I, 340, 3ª Etapa – Conjunto Ceará
Cras Conjunto Esperança: Rua 103, nº 195 – Conjunto Esperança
Cras Conjunto Palmeiras: Rua Iracema, 1860 - Conjunto Palmeiras
Cras Jardim das Oliveiras: Rua Major Otacílio Afonso de Souza, 61 - Jardim das Oliveiras
Cras Castelão: Avenida Alberto Craveiro, 1480 - Boa Vista
Cras João Paulo II: Rua 10, n° 75 - Barroso
Cras Dendê: Rua Adolfo Moreira de Carvalho, 96 - Dendê
Cras Messejana: Rua Edmilson Coelho, 1720 - Curió

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340