Pular para o conteúdo principal

Ceará tem diminuição de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no 1º semestre

  Seguindo a diretriz do Governo do Ceará, que une estratégias de prevenção e repressão às mortes violentas, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Comparando os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2024, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), responsável pela extração dos dados, identificou 285 CVLIs a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho de 2025. Considerando a redução de 16,6%, foram registrados 1.429 crimes neste ano, contra 1.714 CVLIs no 1º semestre do ano passado. Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, a diminuição é resultado da união entre os investimentos do Governo do Ceará e o trabalho diário realizado por policiais civis e militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará. “Sempre ressalto o mérito d...

Agência UFC: Coral invasor é identificado em plataforma de petróleo no Ceará; espécie pode comprometer vida marinha e prejudicar economia

 Apesar de exibir destacada beleza e ostentar um nome imponente, o coral-sol, como são chamadas duas espécies semelhantes do animal (Tubastraea tagusensis e Tubastraea coccinea), vem sendo apontado como uma ameaça à vida marinha na costa brasileira.

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, em parceria com instituições nacionais e internacionais, acaba de identificar, pela primeira vez, a ocorrência desse tipo de coral invasor em uma plataforma de petróleo na costa cearense e alerta para os riscos que ele pode causar ao meio ambiente e à economia.

Imagem: O coral-sol é uma espécie nativa do Oceano Indo-Pacífico com alto potencial invasivo (Imagem: Laszlo Ilyes/Flickr)
O coral-sol é uma espécie nativa do Oceano Indo-Pacífico com alto potencial invasivo (Imagem: Laszlo Ilyes/Flickr)

Os pesquisadores encontraram colônias de coral-sol na plataforma PXA-1, uma das nove plataformas existentes na denominada Bacia do Ceará. A plataforma está instalada no Campo de Xaréu, um dos quatro campos petrolíferos da bacia cearense, e localizado a 30 quilômetros da costa do município de Paracuru. A hipótese de o coral já estar espalhado pelas plataformas dos quatro campos é bastante provável, porém ainda não foi confirmada.

A descoberta do coral nessa plataforma despertou uma grande preocupação. É que esta estrutura de extração de óleo e gás, assim como outras 61 acomodadas em campos de águas rasas (com profundidade menor que 50 metros) das bacias do Ceará, Potiguar, de Campos e de Sergipe, estão nos planos de descomissionamento anunciados pela Petrobras em 2019. Isto é, por conta da queda na produção que vem sendo registrada nos últimos anos nessas plataformas, elas devem, em breve, ser desativadas.

O problema é que, caso a remoção delas não seja realizada de maneira adequada, esses corais podem se espalhar por novos ambientes, atingindo recifes situados na costa brasileira, inclusive, alcançando e comprometendo o hoje denominado Grande Sistema de Recifes do Amazonas, conjunto de recifes, descoberto em 2016, que se estende por uma área de cerca de 50 mil quilômetros quadrados (o equivalente ao estado do Rio Grande do Norte). Além disso, os impactos dessa praga biológica marinha se ampliam para as atividades de turismo e pesca.

A reportagem da Agência UFC, o principal veículo de comunicação científica da Universidade, traz mais detalhes sobre esse estudo, informando como foi descoberta a presença desse coral no Ceará e esclarecendo os seus impactos ao meio ambiente e à economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.