Pular para o conteúdo principal

Campanha incentiva participação popular nos Conselhos de Saúde




O processo de eleição dos Conselhos locais acontece de 14 de março a 13 de abril. O objetivo é estimular a comunidade a compreender seu direito humano à saúde e a importância de atuar na gestão da Atenção Primária e na Estratégia Saúde da Família, pilares do SUS.

Na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, será lançada a Campanha “Cuide bem do seu Posto de Saúde para ele cuidar bem de você”. A ação de lançamento que acontecerá na UAPS DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA, no bairro Granja Lisboa, tem como principal objetivo realizar a mobilização social do Grande Bom Jardim para participação nas eleições dos Conselhos Locais de Saúde e garantir a composição qualificada de 12 equipamentos municipais de saúde. São 10 postos de saúde e 01 CAPS do Grande Bom Jardim, e mais 01 posto de saúde do Conjunto Esperança.

Através dos Conselhos de Saúde, a comunidade atua na fiscalização e na condução das políticas de saúde. O Conselheiro usuário do SUS defende os interesses e necessidades da população que mais utiliza os serviços, exercendo o controle social ao lutar para garantir, na prática, o direito constitucional à saúde com qualidade e o respeito à dignidade humana. Dentre as principais atribuições, o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza – CMSF é responsável por realizar conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar, monitorar, fiscalizar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Municipal de Saúde.

Frente ao impacto da pandemia da Sars Cov-2 no agravamento das desigualdades sociais, a Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS) coletiviza o plano estratégico de mobilização social de base no Grande Bom Jardim, para fortalecer a participação popular no controle social do SUS.

Em 2022, Fortaleza terá eleições para as renovações dos conselhos da saúde nas etapas: I - equipamentos da saúde; II - regionais administrativas e III – municipal, para mandato de dois anos (2022 – 2024). A capital cearense tem 153 equipamentos de saúde, sendo 118 postos de saúde, 06 UPA"s, 10 hospitais, 15 CAPS e 04 policlínicas. Cada um destes equipamentos é para compor o chamado conselho local de saúde. E além destes 153 conselhos locais, são previstos 06 conselhos regionais de saúde, sendo 01 para cada regional, e mais 01 conselho municipal.

O conselho é composto por conselheiros (as) titulares e seus respectivos suplentes, que são representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços em saúde. Sua composição é paritária, ou seja, 50% de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores, constituindo-se em um espaço democrático, onde todos os sujeitos relacionados à saúde se manifestam.

O Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza – CMSF é instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde – SUS no âmbito do Município de Fortaleza e integra a estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza – SMS, com composição, organização e competências fixadas na Lei nº 8.142/90.

Cronograma das eleições dos conselhos de saúde de Fortaleza, em 3 etapas:

Etapa I - UNIDADES DE SAÚDE (postos, UPA's, hospitais, CAPS, policlínicas): 14 de março - 13 de abril

Etapa II - REGIONAIS: 14 de abril - 29 de abril

Etapa III - MUNICIPAL: 02 de maio - 20 de maio

Serviço

Lançamento da Campanha “Cuide bem do seu Posto de Saúde para ele cuidar bem de você”

Local: Rua Cel. João Correia, 3764-3874 – Granja Lisboa, Fortaleza

Data: segunda-feira, dia 21 de fevereiro, às 9h da manhã




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.