Pular para o conteúdo principal

Com baixo estoque de leite humano, posto de coleta do HGWA incentiva voluntárias externas a realizar doação




O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com baixo estoque em seu posto de coleta de leite humano. A redução, acarretada por fatores como a pandemia de covid-19 e a pouca adesão de mães doadoras, tem deixado os 24 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e no berçário sem o alimento, conhecido como o “líquido de ouro”, tão importante para os primeiros meses de vida.


A nutricionista Fernanda Fernandes, do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip) do HGWA, explica sobre a atual realidade que envolve a baixa captação de leite humano. “A maioria das nossas doadoras são as mães que ficam com os bebês internados na unidade e que, a cada onda de covid, acabam se ausentando mais do hospital. E também estamos sem nenhuma doadora externa, consideradas fundamentais”, diz.


Fernandes afirma que, mesmo em casa, as voluntárias podem ligar para o hospital e informar o desejo em realizar o gesto de solidariedade. O serviço retira as doações em domicílio. “Estamos com um baixo estoque tanto de leite pasteurizado como de leite materno cru, que é o da mãe para o próprio bebê”.


Com a baixa quantidade, os pequenos são alimentados por meio de fórmulas – devidamente acompanhados pelo setor nutricional. Embora preenchendo as necessidades básicas, Fernandes ressalta que nenhum outro alimento se compara à qualidade do leite materno. “Seja o leite da própria mãe ou doado, que a gente pasteuriza, ele é o que a gente chama de padrão ouro. É o leite que vai promover digestão, melhor ganho de peso, melhora a imunidade. Ele é considerado a primeira vacina do bebê, em que ele recebe não só nutrientes, mas também anticorpos. Na fórmula, não temos todos esses benefícios. A qualidade dessas fórmulas é indiscutível, porém, ainda é muito difícil chegar perto dos benefícios do leite materno“, enfatiza.


A dona de casa Ana Paula, 27, está com a pequena Maria Alice, de apenas um mês, internada no HGWA. Orientada sobre a importância do papel do leite, a mãe vem acompanhando a filha diariamente e retirando o leite para alimentá-la. “Eu vejo com muita importância essa atitude. O médico sempre me passa a importância de alimentar com o leite materno. Se eu pudesse, tiraria o leite em todos os horários que ela precisasse, mas, ainda assim, consigo garantir umas três dietas. Eu vejo muito resultado”, avalia.


Doadoras externas

É importante lembrar que voluntárias externas também podem doar. Qualquer mulher que esteja amamentando e deseje realizar a doação pode ligar para o telefone (85) 3216-8325. É necessário fazer um breve cadastro, estar saudável e ter exames de sorologia recentes – pelo menos dos últimos seis meses. Os potes para a retirada do alimento são enviados para a casa da doadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.