Pular para o conteúdo principal

Bandeira tarifária de energia volta a ser verde, sem cobrança extra Contas de junho tiveram acréscimo devido à chuva abaixo da média

  A bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.  No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia. “No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.  Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em c

Consórcio Santa Quitéria faz visita à UFC para conhecer oferta de cursos e discutir possíveis parcerias

 Integrantes do Consórcio Santa Quitéria, grupo formado para tomar a frente do projeto de exploração de fosfato e urânio da mina de Itataia, localizada no município cearense que leva o nome do consórcio, visitaram à Reitoria da Universidade Federal do Ceará na tarde dessa quinta-feira (10). O objetivo dos empresários foi conhecer a oferta de cursos e projetos de desenvolvimento da UFC e discutir possíveis parcerias.

Reitor e empresários na Reitoria
Reitor Cândido Albuquerque recebe empresários do Consórcio Santa Quitéria na Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga)

O consórcio é formado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia que exerce o monopólio da produção e comercialização de materiais nucleares – e pela empresa privada do ramo de fertilizantes Galvani. A comitiva vem realizando reuniões com o setor produtivo cearense à medida que o projeto de exploração da mina avança. No momento, conforme o gerente de Projetos da Galvani, Alberto Magno de Castro, o empreendimento está em processo de licenciamento e seguirá as etapas previstas na lei.

Além de buscarem informações sobre os cursos da UFC que podem ter interação com as atividades do projeto, os integrantes da comitiva também procuraram saber sobre as possibilidades de parceria com a Universidade, incluindo a capacitação de mão de obra local para atuar na usina em planejamento.

Os empresários foram recebidos pelo reitor Cândido Albuquerque e pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque. “Temos buscado colocar à disposição a nossa inteligência acadêmica para resolver os problemas da indústria”, defendeu o reitor. Cândido Albuquerque destacou, durante o encontro, a diversidade e a qualidade dos laboratórios da UFC e o alto nível dos professores e do corpo discente.

Representando a INB, estiveram presentes Carlos Freire Moreira (presidente), Rogério Carvalho (diretor de Recursos Minerais), Edmundo Ribeiro (chefe da Assessoria Corporativa de Licenciamento Nuclear e Ambiental) e José Roberto de Alcântara e Silva (coordenador do Projeto Santa Quitéria). Já pela Galvani, participaram do encontro Marcos Stelzer (presidente), Ricardo Neves de Oliveira (diretor-técnico de Projetos) e Alberto Magno de Castro (gerente de Projetos).

PROJETO SANTA QUITÉRIA – Descoberta ainda na década de 1970, a mina de Itataia é considerada a maior jazida de urânio fóssil do Brasil, localizada no município de Santa Quitéria, no Sertão Central do Ceará.

Pesquisas e estudos comprovaram que o urânio encontrado no local está associado ao fosfato, o que fez com que a Indústrias Nucleares do Brasil buscasse um parceiro na iniciativa privada para beneficiar a parte referente ao fosfato. Após um processo de licitação, a empresa Galvani foi escolhida como parceira, em 2009, passando a ser responsável pelos investimentos e por todas as operações até a entrega do concentrado de urânio a INB.

Com investimentos previstos de R$ 2,3 bilhões, o Projeto Santa Quitéria prevê a produção anual de cerca de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico (usado na nutrição animal), com destinação à agropecuária no Norte e Nordeste. Na outra ponta, deverá produzir 2,3 mil toneladas de concentrado de urânio, a ser convertido em hexafluoreto de urânio (UF6) no exterior, o qual retornará ao Brasil para uso na fabricação do combustível para a geração termonuclear das usinas de Angra 1, 2 e, futuramente, 3. A expectativa é que sejam criados mais de 11 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Para isso, contudo, ainda será preciso concluir e aprovar os processos de licenciamento ambiental e nuclear.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.