Pular para o conteúdo principal

Correios e a Independência do Brasil – Uma história de 200 anos

 

 

No sábado (19), o Governo Federal deu início às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, que serão completados em 2022. Com o lema “Soberania, Liberdade, Independência”, a ação governamental prevê uma série de atividades e programação ao longo do ano para celebrar esse grande marco histórico.

 

Os serviços postais brasileiros, que há 359 anos trabalham para a edificação do país enquanto nação, tiveram um papel indispensável para um dos desfechos mais importantes da história nacional.

 

Durante as tratativas da comunicação imperial que culminaram na Independência do país, um carteiro se notabilizou: o oficial do Tribunal Militar e mensageiro, Paulo Emílio Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, o militar foi responsável pela entrega da correspondência redigida pela Imperatriz Leopoldina a D. Pedro I, que informava sobre as novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao receber a carta, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou, no ato, a Independência da colônia. Os Correios assim ficaram eternamente associados a um dos períodos mais relevantes da narrativa brasileira.

 

As palavras ditas pelo conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, ao recomendar pressa na entrega das correspondências, ainda hoje simbolizam o trabalho responsável do carteiro: “Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência” – segundo uma versão. “Se não arrebentar uma dúzia de cavalos, no caminho, nunca mais será correio; veja o que faz!” – reiterou o conselheiro.

 

Por seu feito, Paulo Bregaro é considerado o patrono dos Correios. Na cidade de São Paulo, no bairro do Ipiranga, próximo de onde foi proclamada a Independência, há uma rua que o homenageia.

 

Seu legado de comprometimento e lealdade permanece até os dias de hoje. Atualmente milhares de carteiros percorrem o país diariamente, sendo responsáveis pela entrega de milhões de cartas e encomendas aos brasileiros.

 

O bicentenário em selos – Os Correios iniciaram o resgate histórico alusivo ao bicentenário em 2017, quando foi colocado em circulação o primeiro selo da série “Brasil, 200 anos de Independência”. Criada em parceria com a Câmara dos Deputados, a agenda de lançamentos da série se encerra este ano. Foram cinco emissões comemorativas lançadas: Bicentenário da vinda de D. Leopoldina (2017); o Bicentenário da Aclamação de D. João VI (2018); o Bicentenário do retorno de José Bonifácio ao Brasil (2019); o Bicentenário da Revolução Constitucionalista (2020); e Brasil nas Cortes de Lisboa (2021). Para 2022, será lançada no dia 7 de setembro, a última emissão da série Independência do Brasil.

 

Outros lançamentos alusivos à data, como o selo personalizado Semana do Brasil, também estão programados para ocorrer este ano.

 

Criação da ECT – Em meio às comemorações do bicentenário da Independência, em março, também serão celebrados os 53 anos da criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

 

Criados em 20 de março de 1969, os Correios enquanto empresa pública foram responsáveis pela modernização e universalização dos serviços postais no país, potencializado a celeridade, segurança e a regularidade nas entregas de correspondências e objetos postais, com foco na satisfação dos clientes.

 

Nessa época, foi implementado o plano nacional de encaminhamento postal, com ênfase em quatro atividades básicas: a coleta, a triagem, o transporte e a distribuição. Além disso, inovações tecnológicas foram adotadas no decorrer das décadas que se seguiram.

 

Responsável por escoar parte significativa da carga, os Correios intensificaram o transporte aéreo nacional operado pela Rede Postal Noturna (RPN), que garante a qualidade dos serviços de entrega, conectando de forma ágil o objeto postal ao seu destino.

 

Nessa trajetória, foram ampliados e interiorizados os pontos de atendimento com a abertura de mais agências e centros operacionais. Atenta às demandas do mercado, a empresa diversificou continuamente seu portfólio. Em 2022, o mais importante serviço de entrega expressa no país, o Sedex, completa 40 anos. A família de soluções criadas para acompanhar o crescimento do promissor comércio eletrônico brasileiro conta hoje com uma linha premium que inclui o Sedex 10, Sedex 12 e o Sedex Hoje.

 

Esses e muitos outros serviços e produtos são ofertados em todo território nacional e estão acessíveis a toda população por meio da vasta e capilar rede de atendimento dos Correios instalada pelo Brasil. Atualmente, a estatal continua a realizar investimentos importantes em sua modernização, como por exemplo na renovação da frota de veículos, ativos de tecnologia, automação do tratamento de objetos e ampliação da estrutura operacional.

 

Fato é que a evolução dos serviços postais brasileiros se entrelaça e se confunde por vários momentos com a história do nosso país. A sociedade está convidada a acompanhar pelos canais de comunicação e pelas redes sociais da empresa o recontar dessa jornada emocionante que marca a história dos Correios e do Brasil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.