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Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

Economia - Pesquisa. 2022 inicia com alta na confiança do consumidor de Fortaleza



O fortalezense inicia o ano mais confiante. É o que mostra a pesquisa Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) realizada no primeiro bimestre do ano. O índice de confiança apresentou crescimento de +5,5%, passando de 100,6 pontos no período novembro/dezembro, para 106,1 pontos em janeiro/fevereiro, o que pode resultar em aumento das compras neste início de ano, principalmente para produtos em promoções ou liquidações.


De acordo com a pesquisa, a confiança do consumidor acompanhou, ao longo do ano de 2021, os desdobramentos da crise sanitária do Covid-19, com o otimismo dominando no primeiro semestre com as perspectivas de retomada econômica decorrente do avanço do processo de vacinação. Agora, a despeito da nova onda, a ampla cobertura vacinal e a expectativa de retomada econômica trazem melhores perspectivas, com incremento do Índice de Situação Presente (ISP) de +11,5%, passando de 78,6 pontos no final do ano para 87,6 pontos no período janeiro/fevereiro. Já o Índice de Situação Futura (IEF) teve aumento de +2,8%, alcançando o patamar de 118,5 pontos​.


Expectativa dos consumidores

A pesquisa aponta que 32,4% dos consumidores entrevistados reconhecem este com um bom ou ótimo momento para a compra. A maior propensão ao consumo se encontra nos grupos masculino (37,6%), com faixa etária entre 18 e 24 anos (34,1%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (59,2%).

O estudo também mostra que 55,1% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 78,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Sobre a percepção do ambiente econômico nacional, 50,9% dos consumidores entrevistados acreditam em melhoria no cenário nos próximos doze meses, resultado levemente superior ao observado no bimestre novembro/dezembro, de 49,0%. 

 

Pretensão de compra

A taxa de pretensão de compras teve redução de -13,9 pontos percentuais, passando de 46,1%, no bimestre novembro/dezembro, para 32,2% no atual bimestre. Comparado com o mesmo período do ano passado, a queda foi de -13,6 pontos percentuais, com demanda concentrada em bens de consumo duráveis:


                                    ​ i.        Móveis e artigos de decoração, citados por 15,4% dos entrevistados;

                                    ii.        Televisores (14,6%);

                                   iii.        Artigos de vestuário (13,5%);

                                  iv.        Geladeiras e refrigeradores (12,5%);

                                    v.        Máquina de lavar roupa (10,8%);

                                  vi.        Aparelhos de telefonia celular e smartphones (10,5%);

                                 vii.        Calçados (8,8%); e

                                viii.        Computadores e notebook (7,0%).

 

O valor médio das compras é estimado em R$ 618,64 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo masculino (32,5%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 e 24 anos (34,8%) e no estrato com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (46,6%).

 

 

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