O Litoral Norte cearense será tema do próximo encontro do Move Ceará, que irá debater ações prioritárias para o desenvolvimento da macrorregião, formada por 13 municípios. Representações dos setores de Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo e Eventos, Movelaria e Economia do Mar irão participar do diálogo promovido pela Assembleia Legislativa e a plataforma de negócios TrendsCE com setor produtivo da macrorregião. Como medida de prevenção e controle à disseminação do novo Coronavírus, o encontro será realizado de maneira remota nos dias 15 e 16 de fevereiro e em dois horários, às 10 horas e às 15 horas.
Com uma área territorial de mais de 9 mil km², a macrorregião Litoral Norte é composta por 13 municípios e concentra cerca de 4% da população de todo o Estado, de acordo com levantamento divulgado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O município de Marco apresenta destaque no setor moveleiro, com maior aglomeração produtiva de móveis dentre os municípios da macrorregião. O Turismo, por sua vez, é uma das vocações da macrorregião com maior destaque em Jijoca (onde se localiza a Vila de Jericoacoara) e em Camocim. O setor de confecções é destaque em Morrinhos, enquanto a carcinicultura (criação de crustáceos) e a pesca ganham maior proeminência em Acaraú e Camocim.
Com diversidade de vocações econômicas, a macrorregião participa em 2,72% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB de aproximadamente 4 milhões, de acordo com levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus 13 municípios, sobretudo nos setores de Movelaria, Economia do Mar, Turismo e Eventos e Agronegócio e Agricultura Familiar, que serão debatidos de forma prioritária pelo quarto encontro regional do Move CE. Marcado para os dias 15 e 16 de fevereiro, o encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia da macrorregião.
Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.
Calendário
Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Aracati (Litoral Leste), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).
Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.
Serviço
Encontro Move Ceará - Macrorregião Litoral Norte
Data: Dias 15 e 16 de fevereiro de 2022
Horário: 10h e 15h
Informações: coord.move@trendsce.com.br
Formato remoto
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.