Pular para o conteúdo principal

Fortaleza - Central de Libras garante atendimento inclusivo para a comunidade surda

 Com o objetivo de atuar como ponte entre ouvintes e comunidade surda, promovendo autonomia e acesso aos serviços públicos, a Prefeitura de Fortaleza conta com a Central de Interpretação de Libras (CIL). Administrada pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (Copedef), a Central faz a interação com diversos órgãos da Prefeitura para defender os direitos e garantias das pessoas com deficiência, os deficientes auditivos, com surdocegueira e surdos.

“Uma das barreiras mais contundentes para a comunidade surda é a de comunicação. A Central é essencial para essa parte da população que utiliza a Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, estamos buscando aprimorar tanto a Central como o atendimento nas demais secretarias e órgãos da gestão, através da capacitação de servidoras e servidores em Libras. Não é favor algum, é nossa obrigação, como um pressuposto básico para a cidadania”, afirma o titular da Copedef, Emerson Damasceno.

Paulo Roberto Avelino, de 24 anos, é formado em Letras/Libras e utiliza os serviços da Central. “Precisei resolver um problema com meu bilhete único e a Central me ajudou na comunicação com a Etufor”, conta, sobre um dos atendimentos que já recebeu.

As ações da Central de Interpretação de Libras efetivam-se por meio de agendamento prévio ou de forma emergencial, conforme a necessidade, direcionando tais atendimentos junto a hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), postos de saúde, escolas públicas e demais órgãos municipais, possibilitando o acesso das pessoas ao serviço público, além de promover a comunicação e agilizar o atendimento por meio da Língua Brasileira de Sinais.

O atendimento é realizado de forma presencial na sede da Copedef (Rua Pare Pedro Alencar, 2230), pelo email copedef.sdhds@sdhds.fortaleza.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3105.3445, podendo ser agendada uma videochamada. Através do contato, é possível ainda receber orientações sobre os serviços oferecidos pelas diversas secretarias e órgãos da Prefeitura, como também sobre os auxílios à comunidade surda durante atendimentos junto à Prefeitura e até mesmo no encaminhamento de denúncias que chegam ao órgão.

Curso

Em setembro de 2021, teve início uma turma do curso gratuito de formação básica em Libras para servidores municipais, que seguirá para o segundo módulo. Com 40 vagas, a iniciativa tem como objetivo de promover a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva que precisem dos serviços da Prefeitura. Sendo assim, a abordagem das aulas serve para a comunicação cotidiana. O curso é ministrado por Cristiane Menezes, intérprete e professora de Libras. Ao final, os participantes receberão certificação.

Serviço
Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (Copedef)
Endereço: Rua Padre Pedro Alencar, 2230 – Messejana
Contatos: (85) 3105-3445 / copedef.sdhds@sdhds.fortaleza.ce.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.