Pular para o conteúdo principal

STF suspende determinação de retorno de criança ao Reino Unido em caso com indícios de violência doméstica Ministra Cármen Lúcia levou em conta decisão do STF que impede aplicação imediata da Convenção da Haia em situações de risco à integridade da mãe e dos filhos

  Foto: Antonio Augusto/STF A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decisão da Justiça Federal que havia determinado a devolução imediata de uma criança ao pai, no Reino Unido. A medida foi concedida na Reclamação (RCL) 95443 , proposta pela mãe, ítalo-brasileira, que veio com filha para o Brasil. O caso A criança nasceu em Londres, em outubro de 2019, filha de pai italiano e mãe ítalo-brasileira. O casal se separou em maio de 2023 e atualmente está divorciado. Após a separação, a Justiça inglesa autorizou que ambos viajassem ao exterior com a filha nos períodos de convivência, desde que apresentassem roteiro detalhado e informações sobre hospedagem. Nesse contexto, os pais acordaram que a mãe poderia vir ao Brasil com a criança nas férias. A viagem ocorreu em agosto de 2025. Depois de chegar ao Brasil, porém, a mãe pediu autorização ao pai para permanecer no país com a filha e comunicou a intenção de não retornar ao Reino Unido. O pedido teria sido re...

Grupo Coaph Saúde realiza evento na praça com dicas de primeiro socorros para crianças

 


A programação é totalmente gratuita e acontecerá  sábado (26),

no anfiteatro do Parque do Cocó, das 8h às 12h. 

 

Sábado, dia 26, é dia de se divertir e aprender dicas sobre saúde e primeiros socorros. A Coaph Saúde, Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar, promoverá uma ação gratuita com ensinamentos sobre primeiros socorros para crianças e atendimento simulado em mini ambulância. A ocasião também terá uma programação para os adultos com aferições de saúde como: cálculo do IMC, percentual de gordura corporal, oximetria, pressão arterial e temperatura. O evento é totalmente gratuito e será realizado no anfiteatro do Parque do Cocó, das 8h às 12h. 

 

“A ideia do evento é realizar simulações de fatos que acontecem na vida da gente e aproveitar a oportunidade para ensinar as crianças os procedimentos que devem ser feitos. O passeio feito na mini ambulância é acompanhado pela equipe técnica da Coaph e ela realiza uma simulação de socorro, com as crianças no papel de socorristas. Eles aprendem brincando!”, destaca Ângela Sales, Supervisora de Eventos e responsável pela ação. Além disso, o Dr. Coaph , mascote da Cooperativa, acompanhará a programação garantindo a diversão dos pequenos. 

 

O objetivo do evento é mostrar de forma lúdica a importância dos primeiros socorros para crianças e ensinar como devem ser feitos os atendimentos em diversas situações como quedas, queimaduras, choques elétricos, engasgo e massagem cardíaca. E repassar a população algumas dicas de prevenção de saúde. Tudo será conduzido por técnicos de saúde com equipamentos de simulação fornecidos pela Cooperativa.

 

Mais sobre o Grupo Coaph Saúde

 

Fundada em 2009, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar tem como objetivo apoiar profissionais da saúde, organizando postos de trabalho, oferecendo capacitações e buscando representatividade para a categoria. Inovação e diversificação marcam a trajetória da Coaph, que possui atendimento público e privado, com especialidades médicas, desde emergencistas e clínicos gerais, até neurologistas, traumatologista, ortopedista, ginecologistas, obstetras, além de outros profissionais da área da saúde como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

O Grupo Coaph Saúde é uma empresa de saúde completa que conta com cooperativa de saúde para serviços de atendimento pré e hospitalar, com mais de 18.000 cooperados, hospitais próprios, APH (Atendimento Pré-Hospitalar), rede de cuidados domiciliares (home care e SAD) e telemedicina própria com ônibus de apoio.  

 

O Grupo está presente em sete estados do Brasil: Ceará, São Paulo, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Possui 6 unidades distribuídas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Paulo, Salvador, Manaus e Recife, com um total de mais de 18.000 cooperados e serviços como: home care, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e hospitais próprios.

Comentários