Compartilhe: A maioria dos casos atendidos envolve a espécie Tityus stigmurus, popularmente conhecido como escorpião-amarelo-do-Nordeste, considerada a mais prevalente na região O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento da Prefeitura de Fortaleza, registrou um aumento no número de atendimentos por picadas de escorpião em 2025. Entre janeiro e dezembro, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do IJF, registrou 3.200 casos, enquanto no mesmo período de 2024 foram contabilizadas 2.668 vítimas. Os números representam um aumento de cerca de 20% entre 2024 e 2025. Os dados reforçam a importância da vigilância da população e da busca imediata por atendimento em unidades de saúde em casos de acidentes com animais peçonhentos. Ao longo de 2025, os meses com maior número de atendimentos foram agosto e setembro, período em que tradicionalmente há maior proliferação do escorpião, favorecida por fatores climáticos e ambientais. O recorde do ano foi em agosto, com 328 at...
No último dia 22 de fevereiro, o Instituto Revoar, braço braço social da Rede Memorial Fortaleza, realizou evento aberto ao público para celebrar os 5 anos de atuação do instituto. A iniciativa contou com a palestra de Bráulio Bessa, no Teatro Celina Queiroz.
Na ocasião, o Instituto recebeu a doação de alimentos não perecíveis para a Casa do Menino Jesus, entidade filantrópica que oferece apoio a crianças com câncer. Ao todo, foram arrecadados 90 kg de alimentos.
O Instituto Revoar atua há 5 anos na oferta dos cuidados à saúde emocional, auxiliando as pessoas para atravessar momentos desafiadores como luto, ansiedade, depressão, desequilíbrios emocionais, estresse e outras patologias.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.