Pular para o conteúdo principal

Mauro Albuquerque quer acabar com analfabetismo em presídios do Ceará

 Conexão Assembleia conversa com o secretário da administração penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque

Conexão Assembleia conversa com o secretário da administração penitenciária do Ceará, Mauro AlbuquerqueFoto: Bia Medeiros
O secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, anunciou a meta de acabar com o analfabetismo no sistema carcerário cearense, neste ano, por meio de programas de ressocialização com base na educação. O objetivou foi anunciado na manhã desta segunda-feira (21/02), em entrevista à jornalista Kézya Diniz, no Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHZ).

"A base da nossa ressocialização é capacitação, educação e trabalho. Em 2018, havia 1.500 presos em sala de aula. Hoje nós temos mais de cinco mil em sala de aula, no ensino regular. Nossa meta é oito mil presos em sala de aula, o que representa um terço da população carcerária. Este ano a gente acaba com o analfabetismo dentro do sistema prisional. É inédito, fácil de fazer e estamos fazendo", detalhou o secretário.

O titular da Administração Penitenciária abordou ainda sua estratégia em adotar medidas de maior rigor no sistema penitenciário cearense com o intuito de acabar com o poder das facções entre os presidiários. “Além de investir na nossa polícia e torná-la a mais equipada do Nordeste, trabalhamos junto à inteligência para desarticular esses grupos e ações e mostrar ao preso que fazer parte de facção só rende para quem está no topo, tal qual uma pirâmide, e o melhor é cumprir apenas o tempo de suas penas, ao invés de aumenta-las a serviço do crime organizado”, avaliou.

Iniciativas como a suspensão de visitas sociais em alguns períodos foram atribuídas por Mauro Albuquerque também à Covid. “A pandemia fez aumentar ainda mais a rigidez dentro do sistema. Desde 2020, os presos usam máscaras, os servidores usam equipamentos de proteção individual. Ainda bem que veio a vacina e ajudou bastante. De uma população de 23 mil presos, tivemos apenas seis óbitos, mas para isso foi necessário muito controle”, analisou.

Durante a entrevista, ele detalhou ainda medidas que têm sido necessárias para garantir a saúde mental aos policiais penais. "Tivemos seis suicídios na categoria de policiais penais, o que é um número muito grande. A pandemia agravou o cenário, mas a categoria já vinha adoecida, se sentindo impotente o tempo todo. Criamos o curso Guardiões da Vida, para reconhecer o estresse do colega e acolhermos o profissional. Contratamos dez psicólogos para atendimentos e temos também o Plantão Psicológico on-line", explicou.

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido nas redes sociais da Assembleia Legislativa, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa também fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.