Pular para o conteúdo principal

Nascer sem pressa: parturiente relata experiência de segundo parto vaginal no Hospital Regional Norte

Pela segunda vez, Leidiana Gonçalves de Medeiros Gomes, 37, vivenciou a experiência de parto vaginal no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Para o nascimento de Joaquim, nessa quinta-feira (24), a professora preparou um plano de parto que foi avaliado pelo obstetra e seguido pela equipe do Centro de Parto Normal do HRN.

“Foi uma experiência maravilhosa, assim como o primeiro parto. Desta vez, fiz um plano que foi respeitado tanto pela equipe médica como pelo enfermeiro e pelas técnicas. Desde a entrada até agora tem sido um atendimento muito bom e respeitoso”, avalia Gomes.

A parturiente conta que, dentre os principais pontos no plano de parto, estava evitar a episiotomia, uma incisão efetuada na região do períneo para ampliar o canal de parto, além de respeitar o tempo do nascimento do bebê. “Pedi que não usassem nenhum método que apressasse a chegada do nenêm e isso foi muito respeitado”, ressalta.

Livre posição para parir e espera do tempo do cordão umbilical para que o pai da criança pudesse cortá-lo foram outros pedidos atendidos. “Eu me senti e estou me sentindo muito respeitada por toda a equipe do Hospital Regional Norte. Acho super importante os pais estudarem, verem o que é positivo para eles e para o bebê, colocar no papel e ver com o obstetra que está acompanhando”, indica.

Em relação ao tipo de parto, Gomes não titubeia. “Não romantizo o parto; nenhum parto é uma maravilha, porém o parto vaginal traz vantagens fisiológicas tanto para a mãe como para o bebê. No pós-parto, é uma recuperação mais rápida. Acredito que a cesariana seja muito importante para casos necessários. Para mim, o parto vaginal é a primeira opção”.

Respeito à mãe e ao bebê

O pai da criança, o também professor Raimundo Wagner Gonçalves de Medeiros Gomes, 38, concorda com a companheira. “O parto vaginal é pouco divulgado, mas ele é o mais natural porque respeita os processos da mulher e do bebê. Joaquim já nasceu com os reflexos da amamentação”, pontua.

A coordenadora médica da Obstetrícia do HRN, Eveline Valeriano Moura Linhares, explica que vários são os fatores positivos para o parto vaginal. “Ele é mais fisiológico. Traz mais benefícios para a mãe e para a criança, já que não tem intervenção cirúrgica. Há uma melhor interação entre mãe e bebê. Também favorece o início do aleitamento, melhora a estabilidade respiratória da criança, dentre outros benefícios”, sublinha a médica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.