Pular para o conteúdo principal

Nova sede da Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues é inaugurada em Fortaleza

 

Localizada no bairro Vicente Pinzón, a unidade recebe até 540 alunos por turno. O investimento na nova estrutura foi de R$ 7,8 milhões

Mais uma unidade educacional de Ensino Médio foi inaugurada pelo Governo do Ceará. Nesta sexta-feira (18), foi a vez da nova sede da Escola Deputado Manoel Rodrigues, fundada em 1976, ser entregue à comunidade estudantil. Localizado em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzón, o equipamento recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões, oriundos do Estado e da União. A escola, que atende até 540 alunos por turno, possui três pavimentos, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo.

Entusiasta da educação pública como mecanismo de transformação da sociedade, o governador Camilo Santana disse que investir na área significa justiça social. “Somos de uma geração que acredita que para construir um sociedade melhor não tem outro caminho a não ser através da educação. Ela liberta as pessoas, dá oportunidade iguais”, enfatizou.

De acordo com o gestor estadual, em um passado recente somente filhos de famílias com melhores condições financeiras estudavam em escolas de boa qualidade, mas que isso tem mudado. “Nossa geração diz que a coisa pública tem que ser a melhor. Essa escola aqui não deixa a desejar a nenhuma escola particular de Fortaleza, do estado ou do Brasil. Esse é o papel do Estado: dar oportunidades iguais às pessoas. Eu e a Izolda (Cela) temos uma alegria muito grande quando entregamos um equipamento da educação, porque sabemos que estamos construindo o futuro do Ceará”, completou o governador.

Além das atividades curriculares, os alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues têm a oportunidade de participar dos projetos Consciência Negra, Pracinha Literária, MotivAção Enem, Maratona Enem, Hora do Enem, Castanholeira Literária, Quiz do Conhecimento, Falta Zero, Liderança em Foco e Café com Livros.

Conhecida por ter dado o pontapé na revolução que a educação cearense passou, em meados dos anos 2000, a vice-governadora Izolda Cela deixou um recado aos alunos. “Aproveitem muito bem todo o empenho dos seus professores. Vocês podem aproveitar isso para organizar os seus projetos de vida. O sonho que vocês têm em conseguir realizar, os estudos têm um papel importante nisso. Estudar exige esforço. E, finalmente, a importância de vocês também desenvolverem valores no sentido de solidariedade para ajudar quem precisa. Isso é muito importante para que a gente dê valor ao que tem valor, e a educação é um deles. A gente precisa da boa educação para transformar a sociedade”, afirmou Izolda Cela.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou que todo o trabalho da pasta visa garantir a estrutura física e educacional para que os alunos se desenvolvam. “A escola é para vocês, jovens. Que vocês possam construir o conhecimento por meio da interação, com responsabilidade, solidariedade e amor. É para vocês tudo que nos fazemos e estamos entregando hoje”.

Educação que transforma

Já na 3ª série do Ensino Médio, Samuel Barros, 17 anos, está aproveitando a nova estrutura para se preparar para entrar em um curso superior. O estudante pretende estudar Arquitetura e acredita que o serviço ofertado pelo Estado na escola vai ajudar a alcançar seu objetivo. “Acho a estrutura muito boa. Os laboratórios têm equipamentos ótimos e a qualidade da escola é ótima. Os professores são bons, com boa comunicação. Então, penso que isso vai me ajudar bastante”, revela o adolescente.

Ana Luiza também é aluna da 3ª série e relatou a importância da comunidade escolar na vida dos alunos. “Hoje estamos realizando o sonho em ter uma escola como essa, uma escola bonita, com essa estrutura. A escola é nossa segunda casa. No fim do ano estarei concluindo o meu Ensino Médio e já estou imaginando quanta saudade sentirei da minha escola, dos meus colegas e dos meus professores”, disse a estudante.

A EEM Manoel Rodrigues integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2, com mais de 30 mil estudantes matriculados em 56 escolas, sendo 27 de Ensino Médio Regular, 7 de Educação Profissional, 21 de Ensino Médio em Tempo Integral, além da Escola Justiniano de Serpa. Também integram essa rede escolar dois Centros Cearenses de Idiomas (RioMar Fortaleza e Via Sul). No total, a rede pública estadual cearense passou a contar, em 2022, com 746 escolas, que ofertam matrícula superior a 400 mil alunos.

Prestigiaram também a inauguração da escola o prefeito José Sarto, o deputado federal Idilvan Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, os deputados estaduais Acrísio Sena e Osmar Baquit, além dos vereadores Erivaldo Xavier, Guilherme Sampaio, Léo Couto e John Monteiro.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.