Pular para o conteúdo principal

Palivizumabe: Hospital Regional Norte imuniza cerca de cem crianças da região Norte contra doenças respiratórias graves


Bebês prematuros nascidos com até 29 semanas, menores de um ano de idade e crianças de até dois anos com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita são mais suscetíveis ao vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar desde resfriados simples até enfermidades mais graves, como pneumonias e bronquiolites (inflamações nos brônquios). O acometimento é mais comum no período da quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio).


O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), imuniza anualmente os pequenos contra o vírus com a aplicação do anticorpo palivizumabe, reduzindo as chances de infecções respiratórias graves. A indicação do medicamento deve ser feita pelo médico pediatra que acompanha cada paciente. A expectativa é de que cerca de cem crianças da região Norte sejam imunizadas no ciclo que teve início neste mês de fevereiro e segue até julho.


As doses da substância são administradas em horários previamente agendados para evitar aglomerações. Também estão sendo imunizados bebês internados na Neonatologia do HRN e da Santa Casa, também em Sobral. O HRN é, há quatro anos, a unidade de fornecimento do palivizumabe no Norte cearense. O hospital foi o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado a contar com a medicação.


O principal objetivo da aplicação é reduzir a probabilidade de crianças adquirirem doenças respiratórias. “Os bebês com indicação de um médico pediatra para uso da imunoglobulina palivizumabe precisam se imunizar com cinco doses durante a quadra invernosa”, orienta a coordenadora de Enfermagem da Neonatologia do HRN, Maria Cristiane Lemos.


Além do medicamento, para prevenir infecções respiratórias em crianças é necessário observar os cuidados básicos com a higiene, manter a amamentação e ficar longe de fumaça de cigarro, além de evitar locais fechados e contato com pessoas gripadas. Em prematuros com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita, o vírus sincicial respiratório pode agravar os sintomas, sendo necessários hospitalização e cuidados intensivos.


Documentação necessária


Pais ou responsáveis por crianças com indicação de palivizumabe receberão o encaminhamento médico e serão orientados pelas Secretarias Municipais de Saúde sobre o acesso ao serviço no HRN.


Na recepção da unidade, os usuários deverão apresentar uma cópia do Cartão do Nacional de Saúde, do comprovante de residência, da certidão de nascimento, do CPF e do RG da mãe, além de duas cópias dos relatórios médico e de alta, da receita médica do palivizumabe e da solicitação do medicamento.


Distribuição


A distribuição do palivizumabe é feita pelo Ministério da Saúde, de forma sazonal, nos primeiros seis meses do ano. A imunização no Ceará ocorre em dez polos: Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM); Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac); Centro de Saúde Escola Meireles; Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana; Hospital Regional Norte (HRN) e Hospital São Lucas, em Juazeiro do Norte, no Cariri. Cerca de 560 crianças, na faixa etária de até dois anos, estão aptas à imunização em todo o Estado.


Serviço

Neonatologia do HRN: (88) 3677-9300

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.