Pular para o conteúdo principal

Projeto-piloto vai unir UFC Virtual e Faculdade de Medicina a fim de ampliar uso de tecnologias no ensino

 O Instituto UFC Virtual apresentou, na manhã desta quinta-feira (24), no bloco didático Ronaldo Ribeiro (Campus do Porangabuçu), diversas possibilidades de empregos de tecnologias virtuais na educação aos docentes da Faculdade de Medicina (FAMED). Entre os exemplos citados, estão gamificação, realidades aumentada e virtual, impressões e animações 3-D.

Imagem mostra professora fazendo uso de óculos de realidade virtual, com aluno ao fundo orientando a experiência
Docentes da Faculdade de Medicina conheceram possibilidades de uso da tecnologia no aprendizado, como os óculos de realidade virtual (Foto: Viktor Braga/UFC)

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância da iniciativa, que não visa substituir o ensino presencial, mas sim ampliar as possibilidades de uso da tecnologia na sala de aula. “Essa é uma das vocações do UFC Virtual, a criação de programas e ferramentas para ampliar o ensino virtual”, afirmou.

O gestor adiantou ainda que será feita uma regulamentação a fim de evitar sobreposição de trabalho, otimizando recursos, como o compartilhamento de espaços e equipamentos. Ele  defendeu ser preciso vencer preconceitos e aceitar que a realidade virtual fará, cada vez mais, parte das nossas vidas. 

Imagem mostra o vice-reitor da UFC, professor Glauco Lobo, à esquerda e o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, à direita e falando aos presentes. Ambos utilizam máscaras no rosto
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, defendeu as novas possibilidades de ensino que as tecnologias proporcionam (Foto: Viktor Braga/UFC)

Cândido Albuquerque citou ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas no contexto da pandemia de covid-19, a UFC se esforçou para garantir o acesso dos estudantes, em especial os mais vulneráveis, às tecnologias. Ele lembrou que foram distribuídos equipamentos e chips para permitir o acesso à Internet e, assim, possibilitar que os discentes acompanhassem as atividades acadêmicas realizadas de forma remota. 

Corroborando a iniciativa, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, observou que essa ideia compartimentada “entre as unidades de ensino precisa ser quebrada, fazendo com que fiquem mais próximas”. Ele ainda enfatizou ser preciso diferenciar o conceito de aula a distância, em que os alunos assistem aos conteúdos remotamente, do ensino que utiliza tecnologias a fim de aperfeiçoar o aprendizado. 

Imagem mostra celular em que aparece na tela a simulação da cabeça de uma pessoa utilizando capacete Elmo, utilizado para respiração assistida
Os participantes também conheceram alternativas de uso de realidade aumenta por meio de smartphones (Foto: Viktor Braga/UFC)

Para o diretor da FAMED, Prof. João Macedo, a parceria entre as duas unidades será positiva. “O reitor tem abraçado essa causa, sempre preocupado com nossas faculdades e cursos e buscando o que há de mais moderno em educação, em especial no ensino e pesquisa”, disse. 

O diretor do UFC Virtual, Gabriel Paillard, explicou que uma das funções do instituto é trabalhar com sistemas multimídia. “Hoje a gente já tem capacidade de processamento com supercomputadores”, destacou. 

APLICAÇÕES – Durante a demonstração prática de diversas opções pedagógicas com uso da tecnologia, os participantes puderam acompanhar exemplos de simulações e experimentar o uso de óculos de realidade virtual. De acordo com o Prof. Adriano Oliveira, do UFC Virtual, a unidade já tem aplicado soluções em áreas como medicina e saúde, educação a distância (EAD), arquitetura e engenharia, química e física, entre outras.

Imagem mostra parte dos professores que acompanharam a apresentação, que estão sentados em sala de aula com cadeiras distribuídas em formato de círculo
Projeto-piloto irá promover trabalho conjunto entre a Faculdade de Medicina (FAMED) e o Instituto UFC Virtual (Foto: Viktor Braga/UFC)

O Prof. George Gomes, também do UFC Virtual, demonstrou um projeto que transforma imagens de ressonância magnética em uma simulação de colonoscopia. Assim, é criada uma imagem computadorizada do intestino, projetando os problemas identificados na ressonância, sem a necessidade de realizar o procedimento de colonoscopia. “É como se fosse um jogo, você consegue navegar no modelo”, informou. 

Também estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; o coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER, Prof. Rodrigo Rego, além de docentes da FAMED.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.