Pular para o conteúdo principal

40 bartenders mulheres e suas receitas de drinks são destaque em e-book gratuito


A publicação evidencia o protagonismo feminino na coquetelaria e lança luzes sobre a igualdade de gênero na carreira de bartender, historicamente associada aos homens.


A coquetelaria feita por mulheres acaba de ganhar uma publicação especial 100% gratuita, o e-book “Drinks por elas”, que apresenta 40 receitas de coquetéis, entre novos preparos e releituras, elaboradas por 40 mulheres bartenders. Elas são educadoras, alunas e ex-alunas do programa Learning for Life, capacitação promovida pelo Instituto Diageo que profissionaliza, gratuitamente, pessoas acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade, para atuarem como bartenders no setor de bares, restaurantes e hospitalidade.


O livro é uma realização do Instituto Diageo, com apoio da marca de uísque Johnnie Walker, que tem o propósito de atuar em prol do progresso coletivo em questões como a promoção da representatividade feminina. Das 40 receitas, 34 são criações inéditas e 6 são reformulações criativas de coquetéis consagrados, como negroni, boulevardier, margarita, old fashioned e whiskey sour. Para fazer o download da publicação, basta acessar e fazer o cadastro no site Diageo Bar Academy: https://www.diageobaracademy.com/pt_br/assets/downloadable/drinks-por-elas .


“A publicação tem o objetivo de valorizar a presença e o talento das mulheres na coquetelaria, além de encorajar mais mulheres a ingressar na carreira de bartender, historicamente associada ao universo masculino. Nossa atuação em prol da equidade de gênero é contínua, vai desde a composição das turmas do Learning for Life, com igual quantidade de público feminino e masculino, até o ensino de disciplina específica sobre diversidade e combate ao assédio na carreira”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. 


Entre as 40 receitas, está a de Solange Barbosa, de Fortaleza (CE), formada no ano passado pelo Learning for Life. “Eu me sinto extremamente feliz. Nunca imaginei que poderia fazer um curso de bartender e muito menos ter uma receita minha publicada, divulgada. Ainda mais nesse mundo de bartenders em geral, onde a mulher ainda sofre preconceito. Estamos ganhando pouquinho a pouquinho esse mundo do bar, onde os homens imperam”, diz. Combinando vodka e o frescor de hortelã e frutas, como siriguela e cajá, Solange criou o coquetel “Arretada”, inspirado na mulher nordestina, “forte, decidida, sorridente, especial, única”, define a bartender. 


Colega da mesma região, Polly Câmara, de São Miguel do Gostoso (RN), é a autora de releitura do tradicional gin & tônica, em versão suavizada, com pitaya, fruta conhecida localmente pelo termo “cardeiro”, também nome a uma praia da cidade. Assim, “Do Cardeiro” é como a bartender chama o coquetel cuja receita está na página 34 do “Drinks por elas”. “A iniciativa mostra a mudança que vem acontecendo no mercado de alimentos e bebidas, onde as mulheres estão buscando espaço e mostrando que seu lugar é onde elas quiserem”, enfatiza Polly, formada em 2020 pelo programa do Instituto Diageo.


O Learning for Life é realizado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 22 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. O programa conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento.


Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real!, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

 

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em DRINKiQ.com. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.