Pular para o conteúdo principal

Astronautas norte-americanos e russos voltam da Estação Espacial

 Um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos pousaram no Cazaquistão, nesta quarta-feira (30), depois de deixarem a Estação Espacial Internacional a bordo da mesma cápsula, apesar do crescente antagonismo entre Moscou e Washington devido ao conflito na Ucrânia.

O voo que trouxe Mark Vande Hei, da Nasa, e os russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov de volta à Terra estava sendo observado de perto para determinar se a escalada de conflitos havia se espalhado para a cooperação de longa data no espaço entre os dois ex-adversários da Guerra Fria.

A agência espacial russa Roscosmos transmitiu imagens do pouso e disse que um grupo de especialistas técnicos e médicos foi enviado para ajudar os astronautas a sair da cápsula.

Vande Hei, que aos 55 anos está completando sua segunda missão na Estação Espacial Internacional, registrou recorde de resistência espacial dos EUA com 355 dias consecutivos em órbita, superando o recorde anterior de 340 dias estabelecido pelo astronauta Scott Kelly em 2016.

O recorde de todos os tempos, de permanência mais longa no espaço, foi do cosmonauta russo Valeri Polyakov, que passou mais de 14 meses a bordo da estação espacial, retornando à Terra em 1995.

Dubrov, de 40 anos, que partiu para a estação espacial com Vande Hei em abril passado, do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, completou seu primeiro voo espacial, compartilhando 5.680 órbitas terrestres e mais de 150 milhões de milhas no espaço com Vande Hei, informou a Nasa.

Shkaplerov, de 50 anos, é um veterano de quatro missões ao posto orbital avançado, acumulando 708 dias no espaço. Ele excedeu em muito os 523 dias da carreira de Vande Hei. Shkaplerov, que começou a última temporada na estação espacial em outubro passado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.