Pular para o conteúdo principal

Braskem abre oportunidade para startups que inovam com soluções sustentáveis

 

A partir de 16 de março, empreendedores de todo Brasil podem se inscrever para participar do Braskem Labs, programa pioneiro em inovação aberta focado em impacto socioambiental positivo, que chega à sua oitava edição em 2022. As inscrições vão até 6 de abril, são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://braskemlabs.com.br.


O programa apoia startups que possuem soluções sustentáveis e apoiam a ecoeficiência da cadeia petroquímica (por exemplo, atuam com eficiência hídrica e energética, redução e compensação de carbono), e soluções que geram impacto socioambiental positivo a partir da química e do plástico – uma maneira da Braskem incentivar a inovação destinada à sustentabilidade, em áreas como agronegócio, biotecnologia, economia circular, mudanças climáticas, embalagem, infraestrutura e construção civil, saúde, química sustentável, entre outras.


Os interessados podem escolher entre as modalidades Scale e Ignition, que contemplam diferentes estágios de maturidade dos negócios. O Braskem Labs Ignition é voltado para startups em fase de refinamento do modelo de negócio, enquanto o Braskem Labs Scale destina-se àquelas que já estão em fase de tração ou escala.


Por meio de mentorias individuais qualificadas e capacitações embasadas por uma robusta metodologia, o programa teve NPS 10/10 na sua última edição, indicando o alto nível de satisfação dos empreendedores participantes.


Na edição deste ano, a plataforma de empreendedorismo contempla novas iniciativas. Uma delas é expandir o alcance do Braskem Labs, colocando a busca de soluções voltadas para as mudanças climáticas como um importante foco na seleção de startups para o programa. Também está prevista a criação do Ecossistema Labs, com o objetivo de potencializar as relações construídas ao longo de toda a jornada da plataforma, reunindo os ex-acelerados, acelerados, mentores e integrantes que atuam com inovação aberta em um ambiente de troca, co-criação e desenvolvimento.


O programa será realizado em formato híbrido, sendo majoritariamente remoto e com três encontros presenciais, e, mais uma vez, terá a participação de co-sponsors – grandes empresas parceiras da Braskem – para contribuir no aprimoramento dos negócios, contando com a presença de mentores, visando contribuir com conexões comerciais que gerem potenciais negócios em conjunto.


No primeiro encontro presencial, os participantes darão início ao programa de aceleração por meio do onboarding. Já no segundo, terão um encontro onde ocorrem rodadas de reuniões entre as startups e diversos convidados para geração de conexões, o speed dating. Por fim, ocorre o demoday, evento final onde as startups apresentam sua solução para uma banca da Braskem e convidados, como clientes, brand owners, investidores, etc.


Desde 2015, quando foi criado, mais de 110 startups foram aceleradas pelos dois programas, e cerca de 30% fizeram alguma parceria de negócio com a Braskem ou algum dos co-sponsors. Já no ano passado, 45% das soluções aceleradas pelo Braskem Labs foram voltadas para economia circular e mais 15 parcerias estão em negociação.


“Entendemos que o caminho de mudança em termos da imagem do plástico passa também por esse processo de inovação e colaboração. Buscamos manter o nosso propósito dedicado a projetos com impacto socioambiental positivo”, afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis e responsável pelo programa de aceleração da Braskem.


Ambos os programas contam com apoio do Quintessa, aceleradora de impacto que está presente em todas as etapas do Braskem Labs, desde a seleção das startups participantes até a apresentação no Demoday, evento que acontece ao final de cada uma das edições.


“O Braskem Labs é um programa exemplar ao integrar inovação e sustentabilidade conectadas ao negócio da grande empresa. O comprometimento do time da Braskem, que chega até a alta liderança, faz com que o programa seja uma ótima porta de entrada para empreendedores de todo o Brasil que desejam crescer, se desenvolver e potencialmente ter negócios em parceria com a Braskem”, comenta Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.


O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores. 


Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

 

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.linkedin.com/company/braskem-labs/

www.twitter.com/BraskemSA

 

Sobre o Quintessa

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.

 

Quintessa nas redes sociais

www.quintessa.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.