Pular para o conteúdo principal

Com projeto de inclusão digital e arte, BCAD oferece cursos gratuitos de dança contemporânea, balé classico, teatro e karatê







 A ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações, com sede no bairro Bela Vista, precisa do apoio de todos para levar cursos de arte, cultura e esporte para jovens em situação de risco 


Uma ONG que tira jovens da criminalidade e violência, em áreas de risco na capital cearense. Precisamos falar do BCAD - Bailarinos de Cristo Amor e Doações, que oferece cursos ligados ao esporte, cultura e arte gratuitos e conta com a contribuição de todos para continuar seu trabalho. Com sua sede própria, no bairro da Bela Vista, o BCAD trabalha na construção de uma nova realidade, para que crianças, adolescentes e jovens não parem de sonhar com uma vida mais digna, contudo, muito ainda pode ser feito. 


Promover a Inclusão social de crianças e adolescentes no bairro de Bela Vista, através de diversas atividades gratuitas na perspectiva da construção da cidadania tendo a arte como foco de intervenção integral. Depois de um período fechada, a ONG voltou a funcionar e oferecer cursos. O BCAD utiliza a dança, teatro e canto também como aliados para alertar crianças, adolescentes, familiares e as comunidades do entorno, sobre as vulnerabilidades a que estão expostos, utilizando novas tecnologias de comunicação para a montagem de esquetes de teatro e dança em teatros, praças e escolas públicas da periferia da cidade. Alguns cursos do BCAD estão ainda com inscrições abertas. 


Transformar vidas: é o principal objetivo da diretora do BCAD, Janne Ruth. A instituição Bailarinos de Cristo, Amor e Doações, fundada em 1994, é proponente do FENDAFOR - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, que já tem data marcada para acontecer esse ano, em Junho e julho. O BCAD partiu da experiência de trabalho desenvolvido pela Companhia de Dança Jane Ruth, criada em 1985. Instalada no bairro Bela Vista, em Fortaleza, a  BCAD beneficiou milhares de crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos. Também já foram beneficiados idosos e adultos das 1.100 famílias inscritas no BCAD, através da realização de aulas de alfabetização, de palestras, atividades lúdicas e artesanais, qualificação em corte e costura e outras, entre outras atividades.


“Conheci o BCAD quando tinha 14 anos. A minha tia conheceu o projeto e me inscreveu. Sou morador da Bela Vista e eu sempre me interessei muito por arte”, afirma Alex Silva, bailarino que é uma das revelações do Festival e do BCAD e hoje trabalha com Janne Ruth. "Primeiro espetáculo que fiz se chamava “Milagre”, e logo depois vieram outros como “No Nordeste é Assim”, “Califon”, “Neura”. Minha primeira viagem de avião já foi para a Europa, com “Califon”. Viajei por muitas cidades do Brasil com a BCAD Companhia de Dança como Recife, Natal, Belo Horizonte, Florianópolis, São Luiz, Teresina. No exterior conheci a Espanha, a Suíça, Colômbia”, afirma. “A sensação de pisar em outros palcos e estar mostrando minha arte e o que sei fazer é inexplicável. Acho que todo bailarino tem um sonho de poder levar o nome da sua cidade para outros lugares e isso me deixa muito feliz”, completa Alex. “Além de ser bailarino da Companhia, tenho uma ótima relação com Janne Ruth. Trabalhar com ela, aprender com Janne diariamente, é muito gratificante. O BCAD, de uma certa forma, mudou minha vida. Se hoje o Alex Silva bailarino existe é por conta do BCAD. Sou extremamente grato pela instituição. Se não fosse o BCAD acredito que nada disso aconteceria”, disse.

A Companhia de Dança do BCAD também já foi premiada em vários estados do Brasil e outros países por seus diversos espetáculos. É uma ONG que merece a atenção e o apoio de todos, veículos de comunicação, políticos, governos, sociedade, para continuar e ampliar esse belo trabalho. 


A segunda parte do projeto "A Comunicação aliada a Arte como Instrumento de Inclusão Social", do BCAD, deu início às atividades da ONG esse ano, e oferece cursos gratuitos de inclusão digital, teatro, dança contemporânea, balé clássico e karatê. O projeto é apoiado pelo Comdica - Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, com doações das empresas Marquise e M. Dias Branco, além do apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Edital Mecenas e a Enel Companhia de Energia.


O Grupo Marquise, uma das maiores empresas da construção civil do Ceará, está apoiando a causa da ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações. Em 2018 foi captado o valor de R$ 25.000,00 através do FIA, mas só agora o convênio saiu. O motivo, além das burocracias, foi a pandemia que atrapalhou ainda mais a continuidade dos trabalhos gratuitos que o BCAD realiza.


SERVIÇO

BCAD - Bailarinos de Cristo, Amor e Doações

Sede: Rua Paraná, 3 - Bela Vista

Informações: 85 98948-4420 ( Tânia Fonseca) e 85 98890-7977 (coordenadora de projetos e diretora geral Janne Ruth)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.