Pular para o conteúdo principal

Bombeiros Militares do Mucuripe apagam incêndio de veículo no Vicente Pinzon

  2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar Bombeiros Militares do Mucuripe apagam incêndio de veículo no Vicente Pinzon, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). A princípio, um incêndio de veículo ocorreu na Rua Ismael Por Deus, no Vicente Pinzon, resultando na perda total do veículo. Ainda assim, o proprietário relatou que o incêndio começou no painel do veículo, enquanto ele estava dirigindo. Ele notou fumaça saindo do painel, parou o carro e saiu imediatamente. Felizmente, não houve vítimas do sinistro de trânsito, somente danos materiais. Em resumo, os bombeiros militares do Mucuripe, liderados pelo tenente Roberto e pelos subtenentes Hélio e Cleiton, além dos soldados Mota e Midson, atenderam o acionamento da Coordenadoria Integrada de Operação de Segurança (Ciops), por volta das 16h28. Contudo, o combate e o rescaldo consumiram cerca de 2000 litros de água para extinguir o incêndio.

Complexo ambiental e gastronômico da Sabiaguaba é inaugurado para estimular o turismo ambiental em Fortaleza

 

Projeto teve um investimento de mais de R$ 11,5 milhões e manteve todos os 17 permissionários originais da comunidade

Fortaleza acaba de ganhar uma excelente estrutura gastronômica para cearenses e turistas com um cenário maravilhoso: o Complexo Ecológico e Gastronômico de Sabiaguaba. O equipamento foi inaugurado, nesta terça-feira (29), com a presença do governador Camilo Santana, vice-governadora, Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e do titular da secretaria de Meio Ambiente, Artur Bruno.

“Esse projeto surgiu, depois de uma visita minha aqui, anos atrás, e hoje virou realidade. Mantivemos todos os 17 permissionários originais, que oferecem a culinária maravilhosa do Ceará, gerando emprego e renda para muitas famílias. Todos vão passar por um processo de capacitação. O local possui toda uma infraestrutura de cozinhas, mesas, cadeiras, tudo para receber bem os cearenses e também os turistas. Um espaço belíssimo, e que terá uma base da polícia 24 horas para dar segurança a todos”, pontuou Camilo Santana.

Além da inauguração do equipamento, foi dado início ao Programa de Capacitação em Empreendedorismo e Gastronomia Social, para que os permissionários possam se preparar ainda mais a fiim de receber melhor o público e traçar estratégias para expandir seus negócios.

A vice-governadora exaltou a importância da obra para a cidade. “Fortaleza ganha um novo espaço gastronômico, mas também as famílias dessa comunidade ganham. A gente sabe a capacidade de melhoria de vida em um equipamento como esse, que dá mais oportunidades para todos”, ressaltou Izolda Cela.

A previsão de funcionamento pleno do Complexo é em julho de 2022, período de férias e elevada movimentação de turistas no Ceará. Mas até lá, as atividades já se iniciaram: a Secretaria de Meio Ambiente – Sema e o Instituto Dragão do Mar – IDM estão em constante diálogo com a comunidade para acompanhar a preparação dos quiosques para a abertura para o público, que será gradual e sustentável.

“Estamos realizando um sonho dos permissionários da Sabiaguaba, que nos próximos três meses ainda receberão o auxílio do Estado nessa fase de adaptação. Aqui temos uma comunidade com uma belíssima história para contar, e a partir de agora, poderemos oferecer o melhor da nossa gastronomia, respeitando e cuidando do meio ambiente, e em constante evolução”, ressaltou o secretário Artur Bruno.

O Programa de Capacitação em Empreendedorismo e Gastronomia Social tem como parceiros para a realização dos cursos o Sebrae Ceará e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará também gerido pelo IDM.

O prefeito José Sarto agradeceu a parceria com o Governo do Ceará, através do programa Juntos por Fortaleza, e exaltou a entrega do equipamento. “Estamos aqui hoje com essa chuva de bençãos, em um dos locais mais bonitos da cidade, para receber um equipamento que vai impulsionar o turismo tanto para cearenses quanto para quem vem de fora. Nós temos uma das orlas mais bonitas do Brasil, da Barra do Ceará até aqui na Sabiaguaba, então só temos a agradecer”, disse.

A permissionária, Maria Luiza Silva, comemorou a entrega do novo equipamento. “Aqui são 17 permissionários, mas tem muitas famílias por trás, que vão viver disso. Está sendo tudo espetacular, como o governo acordou, tudo cumprido em oito meses”.

Participação da comunidade

O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba faz parte do Parque Estadual do Cocó. É um equipamento público, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com a participação da comunidade da Sabiaguaba.

O projeto promove o desenvolvimento sustentável da região através da valorização do patrimônio natural e cultural da Sabiaguaba. Como Complexo, ele se apoia em três grandes pilares: o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza, e o Polo de Ecoturismo e Educação Ambiental.

É, portanto, um local com vários atrativos para os visitantes e de oferta de serviços e atividades relevantes para a população cearense: lazer, gastronomia, arte, memória, fruição da beleza cênica local e, especialmente, preservação e educação ambiental.

A gestão do Complexo será feita pela Sema e o IDM, sempre em diálogo com a comunidade local, o Conselho Gestor do Parque do Cocó, parceiros institucionais e os muitos amigos da Sabiaguaba. Estão previstas ações para gerar oportunidades de capacitação e renda para a população local, sobretudo nas áreas de gastronomia, educação patrimonial e ecoturismo.

Projeto sustentável

Com um investimento de pouco mais de R$ 11,5 milhões, o projeto teve como motivadores principais a adequação do espaço para os usos culturais e econômicos que já aconteciam tradicionalmente, de forma que também respeitassem o meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental das atividades realizadas. Foram construídos 17 quiosques para produção e comercialização de alimentos, cada um com cozinha, área de preparo de alimentos e despensa, equipados com fogão, coifa, refrigerador e freezer. O público tem ainda a uma área de passeio no andar superior, com uma bela vista do mangue e do rio Cocó de um lado e das dunas da Sabiaguaba do outro.

Além disso, o projeto tem um píer para facilitar o acesso a embarcações pelo rio Cocó. O Complexo contará também com uma sala especial para as atividades do Polo Cultural, que terá atividades e exposições, a construção de um espaço de valorização da memória e do patrimônio cultural da Sabiaguaba.

Presenças

A solenidade de inauguração contou com as presenças da secretaria especial do governador, Janaína Farias, do titular da Superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, Coronel Márcio Oliveira, comandante da Polícia Militar do Ceará, dos deputados estaduais Acrísio Sena, Fernando Hugo e Tin Gomes; do presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique, e outros parlamentares da casa legislativa; além de lideranças comunitárias da região da Sabiaguaba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.