Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

DRAGÃO DO MAR REALIZA CICLO CÊNICO-MUSICAL GRATUITO PROTAGONIZADO POR MULHERES

Entre 8 e 13 de março, o "Mulheres em Cena" traz apresentações diárias gratuitas em circo, teatro, dança, performance e música. Ao longo da semana, o complexo cultural também traz novidades no MAC-CE e muito mais.

07/03/22 às 08h40

"Tangendo Sonhos - INSTALAPERFORMANCE III", interpretado por Silvia Moura, abre o ciclo Mulheres em Cena. Foto de Alex Costa.

 

 

     Entre 8 e 13 de março, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresenta o "Mulheres em Cena", um ciclo programático cênico-musical que celebra o Dia Internacional da Mulher com a força e a potência de produções e atuações de artistas mulheres em dança, circo, teatro, música e performance, com apresentações gratuitas no Teatro e na Arena Dragão do Mar. Limitado a 250 lugares, o acesso às apresentações do Mulheres em Cena no Teatro Dragão do Mar, todas a partir das 19h, acessíveis em Libras, ficará condicionado à retirada de até dois ingressos por pessoa na página do Dragão na plataforma Sympla Bileto, sempre a partir das 15h do dia anterior à apresentação. 

     Ao longo dos próximos dias, o público também poderá conferir as exposições gratuitas, além de uma presença ilustre no Museu de Arte Contemporânea, sessões educativas e aula gratuita de astronomia, exposições e passeio guiado, estreias cinematográficas, feirinha e muito mais. Mais detalhes da programação podem ser acompanhados no site (www.dragaodomar.org.br).

    Toda a programação presencial segue os protocolos estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto, portanto, o acesso aos espaços segue condicionado à apresentação do passaporte vacinal completo para maiores de 12 anos e de documento de identificação com foto, além do uso de máscara. 

     Além das programações do próprio Dragão, os visitantes do complexo cultural podem conferir as novidades da lojinha da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) nas imediações do Museu da Cultura Cearense, de quarta a sábado, das 9h às 18h, e no domingo, das 12h às 18h, e do Café Santa Clara, na passarela do Dragão, de terça a domingo, das 15h às 21h.

 
 

Dança


     Abrindo o ciclo Mulheres em Cena, que reúne produções artísticas protagonizadas por mulheres, na terça-feira (8), às 19h, no Teatro Dragão do Mar, "Tangendo Sonhos - Instalaformance III" envolverá o público com hipnotizantes jogos de luz e movimento. Criação de Silvia Moura, Nixon Fernandes e Matias Francisco, é fruto do processo criativo que confronta os universos de criação de três artistas para elaborar formas performáticas inspiradas no conceito das instalações plásticas que se aproximam da performance. No improviso, são exploradas as noções de opostos e de entraves e apresentado um corpo que busca se liberar através de um diálogo com o espaço. 

 

Circo

 

 "Luzia", de Ana Paula Prudêncio. Foto de Allan Diniz

 


     Na quarta-feira (9), tem dobradinha circense. A partir das 19h, no Teatro Dragão do Mar, a atriz, performer e circense Ana Paula Prudêncio apresenta "Luzia", peça que lança luz sobre problemáticas que circundam o "parir" na contemporaneidade, esse acontecimento fisio-corpóreo-afetivo-emocional do qual a mulher é protagonista absoluta. Em seguida, a Cia Circo Lúdico Experimental (Cia CLE) traz, em "O Conto da Mulher Água", uma história que consagra o corpo e a liberdade do corpo da mulher água em seus percursos, em travessia, e que a despeito das marés contrárias, segue levantando totens, inventando mitos e construindo narrativas.



Teatro

 

     Na quinta-feira (10), às 19h, no Teatro Dragão do Mar, Amália Morais e Edneia Tutti dão um show de interpretação em "Tempo Temporão - o terreiro da Catirina", representando avó e neta como totem da resistência feminina da cultura popular frente às adversidades, existência que ultrapassa o tempo de uma vida, supera a barreira da morte e revive na descendência que perpetua tradições e esperanças. Com direção de Pedro Domingues e texto de Ricardo Guilherme, é um espetáculo que reverencia a cultura popular tradicional.

 

Música

 

 Luana Florentino por Luiz Alves

 

     Na sexta-feira (11), às 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a cantora e compositora cearense Luana Florentino apresenta "RIO - Dançar o Mundo", seu primeiro disco com canções e poesias autorais. Por meio da poesia, dança, cênica e ritualidades, ela reverencia memórias ancestrais, das brincadeiras e folguedos da cultura popular, e, passeando com maestria entre o tradicional, erudito e contemporâneo, traz letras que tratam da luta do povo sertanejo, dos povos originários, indígenas, negres, quilombolas, agricultores, pescadores e troncos velhos, dos quintais tradicionais.
 



Performance

 

  "Nutrir a seiva da corpa" por Nayra Maria
 

     No sábado (12), às 19h, no Teatro Dragão do Mar, Pedra Silva, em parceria com DJ Viúva Negra e Ilton Rodrigues, apresentará a instalação-performática "Nutrir a seiva da corpa". A partir de rastros de outros trabalhos da artista, a cena desmonta os acordos da cisgeneridade e faz brotar questionamentos sobre uma corpa-transporte-abassá-território-maloka, uma corpa travesti e nativa desaldeada, apagada da historiografia cearense que desobedece entre aparições e vultos.

 


Fuxico Musical especial Mulheres em Cena

 

     Encerrando o Mulheres em Cena com chave de ouro, o Fuxico Musical da semana integra o ciclo programático com duas atrações gratuitas imperdíveis. No domingo (13), a partir das 16h, na Arena Dragão do Mar, a cantora, compositora, multiinstrumentista e produtora musical Rayane Fortes apresentará "Atenta", seu primeiro álbum autoral. Repleto de arranjos de metais e guitarras, a artista mistura influências do Pop, R&B e Jazz Fusion com sonoridades que vão de Jamiroquai a Steve Wonder. Logo depois, a Dj Maarji executa um setlist que levará os ouvintes a uma viagem musical por suas pesquisas em raridades de disco music, boogie, groove, dance e jazz, sempre com uma pegada dançante e eclética.

  

Artes Visuais

 
 

     Na quarta-feira, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) traz mais uma novidade. Abrindo a programação do "Ioiô Itinerante", projeto de circulação do bode por instituições que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em comemoração aos 90 anos do Museu do Ceará e o centenário da eleição do Bode Ioiô como vereador de Fortaleza, o MAC-CE permanecerá com o histórico personagem em exposição, entre 9 e 20 de março de 2022. Ao longo desse período, os visitantes poderão participar da ação "Ioiô não vai votar", proposta pela artista Sy Gomes, que convida o público a votar em uma nova eleição, performance cuja culminância acontecerá no dia 20, às 16h, com a contagem dos votos coletados durante o período. Entre 22 de março e 3 de abril, o Bode passará a ocupar a sala 10 do Museu da Cultura Cearense (MCC), para compor a instalação "O universo fabuloso do Bode Ioiô".
    Os Museus do Dragão seguem abertos a visitas gratuitas de quarta a domingo, entre 9h30 e 12h30 (acesso até as 12h) e entre 14h30 e 17h30 (acesso até as 17h). No Museu da Cultura Cearense (MCC), na mostra de longa duração "Vaqueiros", os visitantes podem mergulhar na cultura sertaneja, contemplando um rico acervo e reproduções realistas de paisagens características do universo dos vaqueiros.

     No Museu de Arte Contemporânea do Ceará, permanecem em cartaz "Quilombo Cearense", com curadoria de Guilherme Marcondes e assistência técnica de Maíra Abreu e Hailla Krulicoski, que traz um recorte de obras de artistas não-brancos que integram o acervo do MAC Dragão, além de artistas convidadas; e "Poço 115: Rastros na Cidade", exposição coletiva com curadoria e pesquisa de Felipe Camilo e Álvaro Graça Júnior, que versa sobre a relação da comunidade com a praia, o futebol amador e com a cidade. No sábado (12), das 16h às 18h, acontecerá mais um "Rolê Dragões da Draga", projeto que promove um percurso cultural mediado para um grupo de até 20 pessoas (por ordem de chegada). O passeio guiado, que sairá do MAC Dragão em direção à ONG Velaumar, na comunidade do Poço da Draga, que também conta com um espaço expositivo da Mostra, será conduzido por Sérgio Rocha, Juscelino Rocha Araújo e Ana Célia Rocha Nina.

     Em parceria com o coletivo Ratas, o núcleo educativo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) exibe, na quarta-feira (9), às 18h, no IGTV do MAC Dragão, o terceiro episódio da segunda temporada do projeto "Ligações Perdidas". Com direção e roteiro de Ka Moreira, o videopoema inspirado na obra "Armadilha para Caçador de Pássaros" (2007), de Euzébio Zloccowick, que compõe o Acervo do MAC-CE, aborda a relação entre aprisionamento e a liberdade. 

 

 

Cinema

 

    O Cinema do Dragão inicia nova cine-semana na quinta-feira (10), trazendo a estreia de 'A Mulher que Fugiu', o mais novo filme do cineasta sul coreano Hong Sang-soo. 'A Ilha de Bergman', de Mia Hansen-Løve, ´Transversais', de Emerson Maranhão, e 'Rio de Vozes', de Andrea Santana e Jean-Pierre Duret, continuam em cartaz. Os ingressos custam R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria física do Cinema e no site Ingresso.Com (www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao).

     Na sala na plataforma Cinema Virtual,  também a partir de quinta (10), o Cinema do Dragão apresenta 'O Tempero da Vida' e 'Uma Noite Sombria'. Outros títulos podem ser conferidos em sessões diárias, com valores a partir de R$ 19,90 para o acesso compartilhado em até 3 dispositivos simultaneamente. 

 

 

Astronomia e Ciências Afins

 

     O Planetário Rubens de Azevedo segue com sessões de quinta a domingo. Nestes dias, às 18h, o equipamento apresenta a sessão infantojuvenil "ABC do Sistema Solar", que narra a viagem de três crianças em uma nave espacial pelo Sistema Solar e sua visita a alguns planetas. Aos sábados e domingos, às 19h, tem também a sessão juvenil-adulta "Passaporte para o Universo", que reproduz uma jornada incrível do nosso planeta natal até o limite do universo. Os ingressos custam R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira) e podem ser adquiridos antecipadamente no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física do Planetário.

     No sábado (12), às 15h30, o Planetário Rubens de Azevedo realizará mais um encontro presencial do Curso Popular de Astronomia, que abordará "A Astronomia dos Povos Antigos - Maias". Na aula ministrada por Nicolas Camilo, será visto, entre outras questões, como os Maias, usando apenas observação a olho nu, geometria e cálculos matemáticos, conseguiram calcular a duração do ano. Limitada a 60 vagas, as inscrições poderão ser feitas na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br/cursopopular) a partir de terça-feira (8). 

 
 

Arena Dragão do Mar
 

     Sábado e domingo, entre 16h e 19h, tem Brincando e Pintando no Dragão para a garotada se divertir a valer na Arena Dragão do Mar. E também tem Fuxico no Dragão, com exposição de produtos de artesãos locais e apresentação musical.   No sábado (12), às 17h, o Fuxico Musical ganhará o ritmo do Som da Timbaúba, um projeto musical que reúne os músicos amigos e parceiros Marisol Albano, Del Brando e Rodrigo Claudino, e apresenta uma seleção especial de música popular brasileira, forró, reggae, afoxé, coco, maracatu e baião, com foco na música autoral cearense. No domingo (13), a partir das 16h, Rayane Fortes e DJ Maarji integram o Fuxico Musical especial Mulheres em Cena.

 


PROGRAMAÇÃO

08 de março (terça-feira)


19h - [Mulheres em Cena] "Tangendo Sonhos - INSTALAFORMANCE III", criação de Silvia Moura, Nixon Fernandes e Matias Francisco
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Livre. 50 min. Acessível em Libras

 

09 de março (quarta-feira)

 

9h30 - "Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)"
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Gratuito. Livre. 

 

19h - [Mulheres em Cena] "Luzia", de Ana Paula Prudêncio, e "O Conto da Mulher Água", da Cia CLE
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Livre. 50 min. Acessível em Libras

 

18h - Exibição do terceiro episódio de "Ligações Perdidas" - 2ª temporada
No IGTV do MAC Dragão
Gratuito. Livre

 

10 de março (quinta-feira)

 

19h - [Mulheres em Cena] "Tempo Temporão - O terreiro da Catirina", de Amália Morais e Edneia Tutti 
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Classificação: 14 anos. 60 min. Acessível em Libras.

 

18h - Exibição "ABC do Sistema Solar"  (sessão infanto-juvenil)
R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira)
No Planetário Rubens de Azevedo


20h - Estreia de 'A Mulher que Fugiu'
R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira). Classificação: 10 anos.
No Cinema do Dragão

 

Estreias de 'O Tempero da Vida' e 'Uma Noite Sombria'
Na sala virtual e no Now
Filmes com valor a partir de R$ 19,90 para transmissão simultânea em até 3 dispositivos

 

11 de março (sexta-feira)

 
18h - Exibição "ABC do Sistema Solar"  (sessão infanto-juvenil)
R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira)
No Planetário Rubens de Azevedo

 

19h30 - [Mulheres em Cena] "Rio - Dançar o Mundo", de Luana Florentino
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Livre. 70 min. Acessível em Libras.

 


12 de março (sábado)

 

15h30 - Curso Popular de Astronomia - "A Astronomia dos Povos Antigos - Os Maias"
No Planetário Rubens de Azevedo
A partir de 12 anos. Gratuito mediante inscrição prévia na página do Planetário

 

16h às 18h - "Rolê Dragões da Draga", com Sérgio Rocha, Juscelino Rocha Araújo e Ana Célia Rocha
Saída do MAC Dragão em direção à ONG Velaumar, na comunidade Poço da Draga
Gratuito. Limitado a 20 participantes (ordem de chegada)

 

16h às 18h - Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

16h às 19h - Fuxico no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

17h - Fuxico Musical apresenta Som da Timbaúba, de Marisol Albano, Del Brando e Rodrigo Claudino
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

18h - Exibição "ABC do Sistema Solar"  (sessão infanto-juvenil)
19h - Exibição "Passaporte para o Universo" (sessão juvenil-adulta)
R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira)
No Planetário Rubens de Azevedo

 

19h - [Mulheres em Cena] "Nutrir a seiva da corpa", instalação-performática de Pedra Silva em parceria com DJ Viúva Negra e Ilton Rodrigues
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito. Classificação: 16 anos. 45 min. Acessível em Libras.

 


13 de março (domingo)

 

16h às 18h - Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

16h às 19h - Fuxico no Dragão 
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

16h - Fuxico Musical com Rayane Fortes apresentando "Atenta" e, na sequência, DJ Maarji.
Na Arena Dragão do Mar

Gratuito. Livre. 

 

18h - Exibição "ABC do Sistema Solar"  (sessão infanto-juvenil)
19h - Exibição "Passaporte para o Universo" (sessão juvenil-adulta)
R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira)
No Planetário Rubens de Azevedo

 

De quarta a domingo

 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h30
Exposições "Quilombo Cearense" e "Poço 115: Rastros na Cidade" no Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Exposição "Vaqueiros" no Museu da Cultura Cearense
Acesso gratuito. Livre

 

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 08 e 13 de março de 2022
Horários diversos
Programações presenciais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Programações virtuais no YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e na sala do Cinema do Dragão na Plataforma Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br)
Atrações gratuitas e com valores acessíveis
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.