Pular para o conteúdo principal

Escola de Gastronomia Social realiza mostra de cultura alimentar


Estudantes e pesquisadoras apresentarão resultados das formações realizadas em Fortaleza e interior do Ceará 


A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza de 17 a 19 de março, a II Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita. 



No dia 17, o público poderá conferir os resultados do Laboratório de Criação. Max Jaques, chef, pesquisador do Instituto Brasil a Gosto (SP), encerra o dia com uma palestra. No dia 18, professores e pesquisadores participarão de um roteiro por Fortaleza com paradas em locais impactados pelas atividades da Escola, como o local de trabalho de uma ex-aluna, que agora atua como chef de cozinha; visitar um dos pesquisadores do Laboratório e, concluindo, em uma cozinha comunitária participante do programa Cozinhas Sociais. Ainda na sexta, a partir das 17h30, a chef e consultora Lidiane Barbosa (SP) ministra palestra. Já no dia 19, a partir das 9h, o público poderá participar de oficinas de culinária e conhecer produtores de alimentos orgânicos ou agroecológicos. A partir das 19h30, acontecerá o lançamento do documentário do Laboratório de Criação em evento para convidados.  Antes da Mostra, a Escola também lançou uma programação de cursos com temas relacionados ao evento. As aulas seguem até 18 de março em formato presencial e as inscrições aconteceram na semana anterior. 


“Durante a construção do aprendizado os estudantes tiveram contato com as várias faces da gastronomia: cultura alimentar cearense; respeito aos ingredientes; uso de técnicas; consumo consciente; sustentabilidade na prática do processo de trabalho e valorização da cadeia produtiva. A nossa proposta é  valorizar as identidades alimentares do povo cearense e assim fortalecer nossos produtos numa construção coletiva com alunos, pesquisadores e comunidades”, afirma Lina Luz, coordenadora geral e de cultura alimentar.


Selene Penaforte, superintendente do equipamento, afirma ainda que a Escola vem se destacando no cenário local e nacional por propor e desenvolver ações de pesquisa e formação, fortalecendo os conceitos de Cultura Alimentar e Gastronomia Social. “A Escola integra as ações e políticas culturais da rede de equipamentos públicos da SECULT ao fomentar vocações do Estado por meio de trabalhos de impacto social e cultural”, destaca Selene.


Programação aberta ao público 

17/03 - quinta-feira (Cozinha Show)

8h - Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

9h20 às 11h - Apresentação de resultados do Laboratório de Criação: “PANC na Lagoa dos Cavalos- Do plantio à mesa” (Russas) e “Aproveitamento da Crueira e Manipueira - AMACRUEIRA” (Itapipoca)

13h30 - Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

14h30 às 16h – Apresentação de resultados do Laboratório de Criação: “Bolo das Noivas de Santo Antônio de Barbalha” (Barbalha) e “Horta na escola: plantando e colhendo com a comunidade” (Fortaleza).

16h30 - Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

17h30 - Palestra com Max Jaques


18/03 - sexta-feira (cozinhas básica, de confeitaria e de panificação)

Encerramentos dos cursos básicos (inscrições realizadas na semana anterior)

17h30 - Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

18h30 - Palestra com Lidiane Barbosa


19/03 - sábado (Recepção, Cozinha Show, Cozinhas de Confeitaria e Panificação)

8h - Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada

9h às 12h - 6 oficinas de culinária / Exposição e venda de produtos agroecológicos. Temas: O sertão vai vir ao mar! com Michel Abras; Pão de coco na quenga, com Flávio Costa; Bolo de Babaçu com Mattu Macedo; Cozinha do mar: da pesca artesanal ao prato  com Iury Melo; Farnel de sonhos com Franzé Melo; Brigadeiro três amores com Natalia, Mayara e Stéfanie.


Sobre a Escola - Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.


SERVIÇO:

II Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

De 17 a 19 de março de 2022 - Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091|https://instagram.com/escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br


Inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade. Os participantes deverão apresentar documento, comprovante de vacinação contra COVID-19 e usar máscara. Os interessados poderão solicitar certificado de participação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.