Pular para o conteúdo principal

Escoliose é mais frequente nas mulheres




_Em média 3% da população do mundo tem escoliose e a relação de casos é de sete mulheres para cada homem._


A coluna vertebral vai do crânio até a pelve e é ela quem dá sustentação ao corpo. Quando a coluna apresenta uma curva anormal no meio ou para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, o diagnóstico é de escoliose. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Ceará (Sbot-CE), em média, 3% da população mundial sofre com esta deformidade, em diferentes graus e tipos, e as maiores afetadas são as mulheres. A relação de casos é de sete mulheres para cada homem.


O ortopedista e presidente da Sbot-CE, Leonardo Drumond, explica que as mulheres estão no grupo de risco e são as mais atingidas pela escoliose, principalmente as adolescentes devido o estirão de crescimento que acontece durante a puberdade e que se intensifica, justamente, na adolescência. “Depois que a coluna para de crescer, geralmente 18 meses após a primeira menstruação, a velocidade de progressão da curva escoliótica diminui, mas ela não para”, explica Dr. Drumond.


Outra motivação apontada pelo médico é  a alteração hormonal provocada pela menopausa durante a meia idade e a ocorrência de osteoporose, que também acomete majoritariamente as mulheres. “Os desgastes corporais provocados por esses dois fatores que citei enfraquecem os ossos e os músculos e também causam consideráveis alterações na coluna vertebral”, afirma.


*Tratamento*


Segundo o especialista, o diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento seja eficaz e, assim, evitar a progressão do problema. “É no consultório ortopédico que o médico irá realizar o diagnóstico. Inicialmente é feito um exame físico simples chamado Teste de Adams, onde o paciente se inclina para frente e o médico consegue identificar se existe alguma irregularidade no contorno vertebral. Ele poderá, também, pedir exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética da coluna vertebral para mostrar o tipo e o grau da escoliose no paciente para a orientação do melhor tratamento”.  


Leonardo Drumond também destaca que pessoas com histórico de escoliose na família devem ficar atentas pois têm mais chances de desenvolver o problema. Ainda de acordo com o médico, após o diagnóstico, a escoliose precisa ser tratada o quanto antes. “Dependendo do tipo e do nível da escoliose indicamos sessões de fisioterapia e atividades físicas com acompanhamento profissional. O uso de colete ortopédico só é indicado para pacientes que ainda estão em fase de crescimento corporal e, em casos muito graves, é indicado procedimento cirúrgico”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.