Pular para o conteúdo principal

Exposição “Lembrança de algum lugar”, da pintora cearense Paula Siebra, chega em 02 de abril no Sobrado Dr. José Lourenço


Com curadoria de Carolina Vieira, a exposição reflete sobre a cor na pintura de paisagem e sua relação com as garrafas de areia colorida produzidas no Ceará


Calma e contemplação são adjetivos que bem descrevem o trabalho da pintora Paula Siebra, assim como temas e visualidades pertencentes ao imaginário cearense, sua terra natal. Em abril, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abre suas portas para o lançamento da primeira exposição da artista em Fortaleza, “Lembrança de algum lugar”, com curadoria de Carolina Vieira. A abertura acontece neste sábado (2), a partir das 10h, sendo necessário o uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina atualizado no acesso.    


Siebra investiga as possibilidades da forma visual a partir de referências locais. A exposição apresenta sua pesquisa mais recente, que desde agosto de 2021, reflete sobre a cor na pintura de paisagem e sua relação com as garrafas de areia colorida produzidas no Ceará – a Ciclogravura ou Silicogravura.


O interesse pela cor surge a partir de uma viagem realizada à praia de Majorlândia, localizada na cidade de Aracati, no Ceará. Em uma aproximação com os artistas residentes, apresentados através do mestre João Crisóstomo, Paula pôde conhecer o processo de feitura da arte de silicogravura, que a encantou pela delicadeza e complexidade. Fã de pintores como Felix Vallotton e Édouard Vuillard – integrantes dos Nabis, movimento presente na França entre 1888 e 1900 –, a pintora aproxima referências que, à primeira vista, parecem distantes.


"Naquele momento, tive contato com a diversidade de tonalidades das areias coloridas naturais e suas variantes tingidas; e pude perceber a relação tão bonita quanto acidental que existe entre a prática da ciclogravura – chegada ao Aracati em meados dos anos de 1950 e divulgada pela artista da silicogravura Joana Carneiro – e o pós-impressionismo, ambos interessados na estruturação da imagem enquanto acúmulo e justaposição de áreas cromáticas", afirma.


“Mesmo havendo diferentes tipos de desenhos criados com areia colorida, essa construção mais clássica de paisagem infinita marca o trabalho com uma potência poética, tornando o gesto desses artistas algo muito delicado e sutil, como a própria retirada da areia dos morros – que é um gesto bem diferente de como é feita a retirada do minério de ferro lá em Brumadinho”, comenta a curadora Carolina Vieira.


Após o evento de lançamento da exposição, o público poderá conferir a programação artística até o dia 7 de maio, sempre de terça a sexta, das 9h às 16h (acesso até as 15h30), e aos sábados, das 9h às 13h (acesso até as 12h30).


SOBRE A ARTISTA


Paula Siebra é pintora. Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1998. A artista tem como enfoque imagens relacionadas ao dia a dia e à intimidade a partir de uma visualidade ancorada no imaginário nordestino. Suas pinturas têm origem na exploração de temas já consagrados, como retratos, paisagens e naturezas-mortas. Estes motivos, ao longo de sua pesquisa, ganham um caráter peculiar: uma certa simplificação no desenho dos contornos, somada à redução no contraste entre os tons cromáticos, estabelece polarizações entre realidade e sonho – como um devaneio sobre o cotidiano.


Siebra começa a expor no Museu Nacional de Belas-Artes (2017). Desde então, participa de diversas outras exposições coletivas no Rio de Janeiro, em instituições como Centro Cultural da Light (2018) e Centro Cultural dos Correios (2019). Realizou sua primeira individual em 2019, intitulada “Ternura”, na Fábrica Bhering, e estreia na galeria Mendes Wood DM com a individual “Arrebalde”, em São Paulo (2020), seguida de “Arrebol”, em Nova Iorque (2021). De sua primeira residência artística, nasce “O Soar das Horas”, em Bruges, Bélgica (2021). A artista vive e trabalha em Fortaleza.


SERVIÇO


Abertura da Exposição "Lembrança de algum lugar”, de Paula Siebra

Curadoria de Carolina Vieira

Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo 154, Centro, Fortaleza

Abertura: 02 de abril de 2022, 10h às 14h. Último horário para entrada às 13h30

Período de exposição: 02 de abril – 07 de maio, 2022

De terça a sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até as 12h30)

Gratuita e aberta ao público

Instagram @sobrado154

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.