Pular para o conteúdo principal

Fachin vota para determinar que MP investigue mortes em operações Julgamento foi suspenso e será retomado amanhã (25)

  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin proferiu voto nesta quarta-feira (24) para obrigar o Ministério Público a investigar mortes ocorridas em operações policiais. O entendimento do ministro está no voto proferido durante o julgamento de oito ações de inconstitucionalidade que defendem limitações ao poder constitucional do MP de realizar investigações criminais. Ao votar para confirmar o poder investigatório, Fachin reforçou que o órgão tem a função de exercer o controle da atividade policial. Dessa forma, o ministro entendeu que a abertura de investigação para apurar mortes ocorridas em operações é obrigatória sempre que houver suspeita de envolvimento de agentes de segurança pública em mortes ou ferimentos graves em consequência da utilização de armas de fogo. Em caso de descumprimento, será cabível a responsabilização funcional de membros do órgão. "A ideia é de não inibir uma atividade legitima, que é a atividade policial. Creio que isso contribui para at

Festival Férias na PI retorna à cena cultural de Fortaleza em Edição Especial

A programação gratuita, que acontece em março, inclui shows de jazz e blues e apresentação de piano no Espigão do Náutico

A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza e do Instituto Cultural Iracema (ICI), neste mês de março, o Festival Férias na PI Edição Especial - Palco Jazz & Blues e Palco Orgulho de Ser Cearense. O evento acontecerá num formato mais intimista com programação plural gratuita, incluindo shows e oficinas. Após dois anos sem ser realizado, devido à pandemia de Covid-19, o evento retorna ao circuito cultural da capital, com atrações presenciais. 

Dando início ao Festival, nos dias 12 e 13 de março, teremos toda a beleza da sonoridade do Jazz e Blues, com apresentações exclusivas no Teatro Municipal São José. E no dia 26, a edição especial do Férias na PI se despede com o show e lançamento do clipe “Fortaleza”, no espigão da Praia do Náutico, com apresentação do pianista Paulo Rodrigo. Além dos shows, serão realizadas duas oficinas instrumentais gratuitas e abertas ao público.

Os ingressos para os shows no Teatro São José estão disponíveis na plataforma Sympla, pelo endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/ . Os tickets de acesso às apresentações serão retirados na portaria do Teatro, mediante a apresentação de documento de identificação pessoal. Já a apresentação do pianista Paulo Rodrigo será livre, em espaço aberto, com controle de entrada. O Festival seguirá todos os protocolos e orientações de segurança que garantem o bem-estar do público, dos artistas e dos funcionários. Conforme decretos estadual e municipal, é necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 com as três doses e uso de máscaras para acesso aos eventos.

Oficinas

O acordeonista Nonato Lima inicia a programação do sábado (12), com uma oficina sobre acordeons na instituição Casa de Vovó Dedé, localizada na Barra do Ceará. O momento abordará a história do instrumento, a forma como ele é tocado em cada continente, sua sonoridade e características. 

No domingo (13), o gaitista Jefferson Gonçalves abordará o universo da gaita, noções básicas, e seus diversos contextos musicais, na Sala Carlos Câmara do Teatro São José. Podem participar da oficina crianças a partir de 12 anos e pessoas até a melhor idade. Não precisa ter conhecimento prévio.

As inscrições para participar das oficinas podem ser realizadas pelo site: www.jazzeblues.com.br , nos dias 10 e 11 de março.

Shows

Palco Jazz & Blues no Teatro São José

No sábado (12), a partir das 17 horas, o público poderá conferir o show da cantora Rayane Fortes, que apresentará o seu disco “Atenta”, que mistura Pop, New Soul e o Groove americano. A segunda atração da noite será a Banda Jazz e Blues, formada por Miqueias dos Santos, Nonato Lima, Adriano Azevedo, Tito Freitas e Carlinhos Patriolino. A noite seguirá com a performance do cantor Marcos Lessa e finaliza ao som do multi-instrumentista Manassés de Sousa. 

No domingo (13), a partir das 18h, o instrumentista Jefferson Gonçalves  divide o palco com o músico Pedro Friedrich. A noite encerrará com a apresentação do baixista Cláudio Oliveira, aclamado pela crítica musical. 

O Festival Férias na PI finaliza essa Edição Especial com o palco “Orgulho de ser cearense”, no dia 26 de março, no espigão da Praia do Náutico, com o lançamento oficial do clipe gravado pelo pianista Paulo Rodrigo, em tour por espaços emblemáticos da cidade como o espigão da Praia de Iracema, o Mercado dos Peixes, a Ponte da Barra, a Casa José de Alencar, entre outros. O artista, natural de Baturité, é o criador do projeto “Orgulho de ser cearense”. Sua proposta é apresentar ao mundo as belezas do Ceará por meio da música.

Sobre o Festival Férias na PI

A quarta edição do Férias na PI é uma realização do Instituto Cultural Iracema (ICI) com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital Mecenas do Ceará, e parceria da Enel, maior operadora de energia do país. 

A última edição do Férias na PI aconteceu em janeiro de 2020 e reuniu cerca de 150 mil pessoas, com apresentações musicais locais e nacionais, ações de sustentabilidade, entre outros. Pelos seus palcos já passaram nomes como Erasmo Carlos, Duda Beat, Lenine, Tulipa Ruiz e muitos outros. Atividades de lazer, esportivas, artísticas, feiras e desfiles, marcaram as edições anteriores, com atrações também para o público infantil e uma programação integrada aos bares e restaurantes da região da Praia de Iracema.

“É com muita alegria que retornamos neste mês de março às atividades culturais presenciais em Fortaleza após pausa devido à pandemia de Covid-19. Com alegria, porque sabemos a importância destas atividades na economia da cultura, inclusive, este evento dará destaque para os artistas de nossa Fortaleza. Também entendemos o momento como um potente reencontro do público com os artistas e dos artistas com seus públicos. Vale ressaltar que esta edição do projeto ocorrerá em formato mais intimista, seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, afirma o secretário Municipal de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

“Estamos vivenciando um momento importante de reorganização da cadeia produtiva da economia da cultura. E o Férias na PI é um acontecimento bacana de valorização e incentivo aos artistas locais. Entendemos esta 4ª edição especial como a celebração da vida depois de atravessarmos muitos desafios com a pandemia. Nossos agradecimentos aos parceiros que acreditaram no potencial criativo desse projeto, que promove e integra diversos atores da cidade”, declarou a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Paola Braga.

Programação Férias na PI

Oficina de Acordeon com Nonato Lima

Inscrição: https://jazzeblues.com.br/2022/inscricoes-oficina-de-acordeon.html

Data: 12/03

Local: Casa de Vovó Dedé [R. Jerônimo de Albuquerque, 445 - Barra do Ceará]

Horário: das 10h às 12h

Vagas: 20

Oficina de Gaita com Jefferson Gonçalves

Inscrição: https://jazzeblues.com.br/2022/inscricoes-oficina-de-gaita.html 

Local: Teatro São José [R. Rufino de Alencar, 299-327 - Centro]

Data: 13/03

Horário: das 10h às 12h

Vagas: 20 


Shows

Palco Jazz & Blues - Local: Teatro São José/ Endereço: R. Rufino de Alencar, 299-327, Centro 

Dia 12/03 (Sábado)

Sessão 01

- Das 17h às 17h50: show com a cantora Rayane Fortes

- Das 18h às 18h50: show com a banda Jazz e Blues

Sessão 02

- Das 20h às 20h50: show com o cantor Marcos Lessa

- Das 21h às 21h50: show com o instrumentista Manassés de Sousa

Dia 13/03 (Domingo)

Sessão 01

- Das 18h às 18h50: show com os instrumentistas Jefferson Gonçalves e Pedro Friedrich

- Das 19h às 19h50: show com o baixista Cláudio Oliveira

 Dia 26/03 (Sábado)

Palco Orgulho de ser Cearense - Local: espigão do Náutico Clube

- Às 18h: show do pianista Paulo Rodrigo e Lançamento do clipe “Fortaleza”


Mais informações: 

Assessoria de imprensa do Festival Férias na PI - Edição Especial

Maiane Almeida - (51) 99134-1109

Rafaella Girão - (85) 99915-8243
--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.