Pular para o conteúdo principal

Festival Sete Sóis Sete Luas recebe workshop da ceramista internacional Mávy Koffler



 

 

Começou nesta segunda (14) e segue até o dia 31 deste mês o workshop de luteria com uma das mais renomadas ceramista do mundo, a paulista Mávy Koffler.

Mávy é formada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1979. Começou a se encantar com a cerâmica quando viveu no Peru, em 1986. Desde então mergulhou na prática dessa arte. Sua mudança para São Paulo, onde fica seu ateliê, permitiu o aprimoramento profissional da técnica. Seu trabalho se destaca pela paixão e estudo dos povos ancestrais nas Américas, representando-os em suas obras.

A formação está acontecendo na Sede Mãe da Tapera das Artes, no distrito de Tapera (Rua Raimundo Lopes de Queiroz, S/N), das 8h às 11h e 14h às 17h, com alunos da instituição e mulheres artesãs ou que se identificam com trabalhos manuais.

Esta ação faz parte dos laboratórios musicais e de luteria conduzidos por grandes mestres, sob a curadoria do Mestre Fernando Sardo, onde já passaram nomes como Di Freitas (CE), Vanildo Franco (CE), Fernando França (CE), Francisco Toicinho (SP), Tércio Araripe (CE) e Igor Bastos (BA). Toda a programação de luteria tem a curadoria do Mestre Fernando Sardo (SP). 

O Festival amplia o intercâmbio e a difusão da arte em Aquiraz. O município representa o Brasil na Rede Internacional Cultural, criada por José Saramago, composta por 40 cidades de 11 países, que vem realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores das comunidades do mundo luso mediterrâneo.

O evento é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte – Imaginário, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult-CE) e apoio da Enel Ceará, com co-realização da Tapera das Artes e da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Aquiraz.

 

 

Mávy Koffler:  A Artista por Ela Mesma

 Escolhi a Cerâmica como mais uma forma de expressão artística desde minha estada no Peru, entre 1986 e 1991. Já havia tido contato com esta Arte e com a Escultura, mas, neste período, a Cerâmica começou a me encantar pela sua história, seus mistérios e suas possibilidades. Desde então iniciei minha caminhada de intenso mergulho na práxis e na criação cerâmica. Em paralelo à criação escultórica, trabalho com design em cerâmica, aplicando a riqueza destas técnicas na criação de objetos e no desenho de joias.

Neste trabalho homenageio os povos que antecederam a presença europeia nas Américas. Surgem releituras das mais variadas culturas pré-hispânicas que, por sua vez, ganham vida no mundo moderno.

Tento, então, realizar uma união entre os ecos de um passado distante e um fazer atual e sempre renovado. Em cada Obra de Arte sonhada, realizada, conquistada, mais uma etapa é vencida rumo à abertura de novas portas para novas criações e, igualmente, novas reflexões.

 

 

Histórico do Projeto no Ceará

O projeto resulta, artisticamente, na troca de saberes e conhecimento estético, na democratização do acesso às diferentes camadas da população; na difusão da cultura de diferentes povos e regiões, proporcionando para as crianças e adolescentes de projetos sociais convidados Oficinas Formativas Internacionais de Música e Artes Plásticas, o que é chamado de Eclipse Criativo.

A permanência do Estado do Ceará nessa Rede de Festivais, promovido pelo Centro de Pesquisa e Difusão da Arte – Imaginário, em parceria com a Tapera das Artes, estabelece significativos avanços no diálogo internacional para nosso país, através da difusão e promoção do Ceará em outros países, expondo a abertura para investimentos na área Cultural.

  

Em cada ano, a realização do Festival no Ceará, materializou o sentido de “pertencimento” da comunidade e o valor representativo do estado em escala nacional e internacional. Foram ações contínuas planejadas para benefício da cidade, em conexão com as diretrizes universais, que fazem desse intercâmbio um fortalecimento de identidades e propagação de ações culturais com grande participação de todos.

Vários artistas cearenses como Vando Figueiredo, Zediolavo, Dornelles, Marjorie, Carlos Macedo, Weaver Lima, Claudio Cesar, Sergio Heller e Lorena Nunes vivenciaram novos mercados culturais e exportaram seus trabalhos para outros países em virtude da Rede Sete Sóis Sete Luas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.