Pular para o conteúdo principal

Fisioterapeuta alerta para postura dos jovens na volta das aulas presenciais


Especialista aponta que quadros de lesões e agravos começam na primeira infância e orienta pais e responsáveis para a prevenção


Horas seguidas na mesma posição, má postura ao sentar, costas curvadas e cabeça abaixada sobre o caderno, celular ou computador. Esse é o quadro que volta a fazer parte da rotina de crianças e adolescentes no mês de fevereiro, quando as aulas retornam presencialmente na escola ou mesmo à distância.


Apesar de corriqueiro, o cenário pode ser perigoso para a saúde dos jovens. Karinna Aires, docente do curso de Fisioterapia na Estácio, aproveita o momento para alertar pais e responsáveis sobre os cuidados necessários para prevenir dores e lesões na coluna a longo prazo.


“Os prejuízos podem ir desde dores, desconforto muscular/articular e alterações posturais, que são mais fáceis de serem tratadas. No entanto, um quadro de escoliose, hiperlordose, e hipercifose, de acordo com grau e nível de complexidade, pode ter uma recuperação mais demorada”, diz.


A fisioterapeuta explica que não existe certo ou errado quando o assunto é “postura”, mas o tempo que se passa em uma mesma posição deve ser monitorado. “O nosso corpo é muito inteligente, é importante lembrar que ele vai sempre buscar por conforto, economia de energia e equilíbrio, sendo assim, tempos prolongados em uma mesma posição acabam por sobrecarregar o sistema osteomioarticular, responsável pela movimentação e sustentação do corpo”, explica.


Karinna pontua que é por volta da adolescência que os pais e responsáveis costumam perceber os prejuízos na saúde dos filhos, mas ela alerta que os danos podem ter começado bem antes, desde a primeira infância, especialmente agora, que as crianças passam mais tempo na frente das telas do que se movimentando em brincadeiras – o que deve ser priorizado.


“O exercício físico é considerado padrão ouro para o tratamento e a prevenção dessas alterações e seus agravos. O primeiro direcionamento é que essa criança seja ativa, para se expor aos mais diversos movimentos durante as brincadeiras com corrida, dança, entre outros”, orienta a especialista. Para os adolescentes, ela aponta, o pilates é umas das modalidades que contribuem para a minimizar a progressão das lesões.


Para o uso de celulares e tablets, a instrução é limitar o tempo e atentar para que o equipamento seja posicionado à altura dos olhos, em vez de a cabeça se mover para baixo em direção à tela.


Outro direcionamento oferecido pela profissional é que mochilas, carteiras e o cantinho da criança para estudar em casa tenham padrões que permitam o movimento livre e não causem  sobrecarga articular e muscular.


“Por exemplo, mochilas pesadas, carregadas por muito tempo podem levar a criança a adotar um padrão cifótico, que permita a ela carregar o fardo sem sentir tanto desconforto naquele momento. Então, é recomendado o uso de mochilas com material exclusivo apenas para as atividades do dia, reduzindo assim o peso, ou se possível, trocar a mochila por uma bolsa com rodas”, incentiva a profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.