Pular para o conteúdo principal

HUWC é destaque no tratamento de problemas auditivos; mais de 2 mil usuários de aparelhos são acompanhados

 Nesta quinta-feira (3), celebra-se o Dia Mundial da Audição, data que reforça a atenção aos ouvidos, órgão responsável pelo sentido do ouvir e pelo equilíbrio do corpo. Segundo o Relatório Mundial da Audição, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado, uma em cada quatro pessoas em todo o mundo terá algum tipo de perda auditiva até 2050. A efeméride é, então, um alerta sobre os cuidados necessários na prevenção de doenças e promoção do acesso a programas de saúde auditiva.

Imagem: O HUWC é credenciado pelo Ministério da Saúde no Programa de Próteses Auditivas desde 2001 e acompanha periodicamente mais de 2.500 usuários de aparelhos (Foto: Sarah Serafim/UFC/EBSERH).
O HUWC é credenciado pelo Ministério da Saúde no Programa de Próteses Auditivas desde 2001 e acompanha periodicamente mais de 2.500 usuários de aparelhos (Foto: Sarah Serafim/UFC/EBSERH).

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, é credenciado pelo Ministério da Saúde no Programa de Próteses Auditivas desde 2001 e acompanha periodicamente mais de 2.500 usuários de aparelhos. Além disso, o Programa de Implante Coclear e Próteses Auditivas implantáveis recebe pacientes com avaliação diagnóstica de perda auditiva, favorecendo a cirurgia e acompanhamento de pacientes que se submetem a implante.

É o caso de Maria do Socorro Sousa, 53 anos, diagnosticada com perda auditiva progressiva aos 22. Ela realizou implante coclear em janeiro de 2020, no ouvido direito, enquanto no esquerdo permanece usando aparelho. Socorro está sendo acompanhada pelo Serviço de Fonoaudiologia da unidade e reforça a satisfação com o procedimento e tratamento. “Hoje estou ouvindo muito bem e vivendo normalmente", declara. 

No HUWC, o Serviço de Otorrinolaringologia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para que seja realizada a consulta, o paciente precisa ser encaminhado pelos postos de saúde ou unidades básicas.

CAUSAS – O ouvido é um sistema ósseo, composto por canais com líquidos que estimulam as células sensoriais do equilíbrio e da audição. Segundo Sandro Coelho, otorrinolaringologista do HUWC, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, qualquer alteração nesse processo pode dificultar a audição ou provocar problemas auditivos e de estabilidade. O acúmulo de cera pode, por exemplo, bloquear a passagem do som, ou uma inflamação pode igualmente comprometer a percepção sonora. Sobre a higienização, reforça Sandro Coelho, o maior erro no uso do cotonete está em inseri-lo profundamente. “Não é recomendada a inserção de nenhum tipo de instrumento no conduto auditivo. O cotonete só pode ser utilizado quando o manuseio é orientado, ou com espelho ou com outra pessoa auxiliando, na limpeza das dobras da orelha e na entrada até onde é possível enxergar, sem introduzi-lo internamente. É importante ressaltar que a cera não representa uma sujeira, mas sim uma proteção do ouvido contra agentes externos”, explica. 

Existem ainda outros tipos de ocorrência que merecem destaque, como a perda auditiva sem motivo aparente, sendo necessária a investigação médica. As principais causas desse problema, esclarece o médico, têm origem autoimune ou podem ser resultado de alguma lesão vascular e até de infecções virais e bacterianas. 

REABILITAÇÃO –  Uma vez identificado o problema auditivo, durante a infância ou na vida adulta, os tratamentos podem ser com medicamentos, procedimentos cirúrgicos ou por meio de aparelho auditivo e próteses, a depender da indicação. Em situações de perda auditiva comprovada, esclarece o otorrinolaringologista Marcos Rabelo, coordenador do Ambulatório de Diagnóstico, Habilitação e Reabilitação Auditiva (ADHRA), do HUWC, o paciente passará pelo processo de reabilitação que proporciona o restabelecimento das funções prejudicadas e auxilia a aquisição da fala e da linguagem principalmente em crianças com déficit auditivo. 

Rabelo esclarece ainda que o implante coclear, uma das opções de intervenções auditivas, é uma tecnologia que tem garantido audição de qualidade para as pessoas com níveis severos de surdez adquirida. Quando o aparelho auditivo já não funciona, a depender da circunstância, há a indicação desse implante feito por meio de procedimento cirúrgico. 

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fones: (85) 3366 8577 e 3366 8183

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.