Pular para o conteúdo principal

Inscrições para casamento coletivo LGBT têm início no próximo dia 21 de março

 Estão abertas as inscrições para o Casamento Coletivo LGBT 2022 em Fortaleza. O objetivo é ofertar, gratuitamente, o acesso ao registro de casamento civil para casais constituídos por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social, celebrando o amor e a diversidade, contribuindo para a proteção dos direitos das famílias LGBT na Capital.

As inscrições ocorrerão entre os dias 21 e 31 de março de 2022, de forma presencial, no Centro de Referência LGBT Janaína Dutra ou no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

Regulamento completo do Casamento Coletivo LGBT 2022

A cerimônia será realizada no dia 2 de julho de 2022, às 16h, no Teatro São José, no Centro. A expectativa é beneficiar até 28 casais, que serão selecionados mediante inscrição prévia, devendo atender às condições do regulamento.

De acordo com a coordenadora da Diversidade Sexual de Fortaleza, Labelle Silva, a união civil de pessoas LGBT é um direito conquistado e pode ser realizado em qualquer cartório de registro civil. “O casamento coletivo é uma forma de reafirmar a garantia do nosso direito, conquistado graças à luta da nossa população. Será um momento muito especial, vamos celebrar com a cidade nosso amor e orgulho LGBT”, disse.

Narciso Júnior, coordenador de Políticas Públicas para LGBT da Secretaria Estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), ressalta que o casamento é uma parceria entre o setor privado, dos cartórios do Mucuripe e do Mondubim, com a gestão pública, por meio do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. "É um momento importante de celebração e de visibilidade do amor entre as pessoas LGBT e da garantia da cidadania dessas pessoas”.

Dentre os requisitos para a participação de casais no Casamento Coletivo LGBT 2022, está a exigência de pelo menos uma das partes residir no município de Fortaleza, ambos declararem não possuir recursos próprios para custeio do casamento, além da conclusão de todas as etapas e condicionalidades previstas (inscrição, seleção e habilitação), apresentando todos os documentos solicitados dentro do prazo estipulado.

“A formalização civil mostra para a sociedade que aquele casal existe do ponto de vista jurídico. Do ponto de vista do afeto ele já existia, mas ele também existe do ponto de vista jurídico, social, do ponto de vista dos direitos”, explica Fernanda Gomes, oficiala do cartório do distrito do Mondubim.

O Casamento Coletivo LGBT 2022 é uma ação conjunta realizada pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual de Fortaleza; pela SPS, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para LGBT do Estado do Ceará; pelos Cartórios Mondubim e do Mucuripe; além do apoio de outros parceiros, como a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará.

Relação de documentos necessários para inscrição:
- Documento de identificação oficial com foto (RG) de cada um/a
- CPF de cada um/a
- Comprovante de endereço do último mês no nome de cada um/a
- Certidão de nascimento (para pessoas divorciadas, a certidão de nascimento será substituída pela certidão de casamento com anotação do divórcio e, para pessoas viúvas, pela certidão de casamento, junto com a certidão de óbito do cônjuge falecido)
- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado por ambos/as (fornecido no local)

Serviço
Casamento Coletivo LGBT 2022
Inscrições
Período: de 21 e 31 de março
- Centro de Referência LGBT Janaína Dutra (Rua Guilherme Rocha,  1469, Jacarecanga)
Atendimento: segunda a quinta-feira
Horário: 8h às 13h
Contato: (85) 3452.2047
- Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues (Rua Valdetário Mota, 970 - Papicu)
Atendimento: segunda a sexta-feira,
Horário: 8h às 16h
Contato: (85) 9 8993.3884

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.