Pular para o conteúdo principal

MPCE recomenda que Município de Iguatu adote programa de apadrinhamento para jovens de Unidade de Acolhimento

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, recomendou, em 11 de março, que a coordenação da Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu e a Secretária de Assistência Social do Município adotem, no prazo de 30 dias, uma série de medidas para promover programa de apadrinhamento no equipamento público. A recomendação, expedida pela promotora de Justiça Helga Barreto Tavares, visa ajudar crianças e adolescentes residentes em instituições de acolhimento a terem uma referência sólida de apoio e confiança.  

Assim, a Recomendação orienta que a coordenação da unidade e a secretaria busquem participantes para o programa de apadrinhamento, através do engajamento político e da organização de eventos com a sociedade civil. Também é recomendado que os gestores ampliem as ações de divulgação do programa de apadrinhamento da Unidade de Acolhimento. Isso pode ser feito por meio de redes sociais, campanhas, rádio, folders, cartazes, panfletos, rodas de conversas, palestras e outras ações. 

Para isso, a 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu orienta que se busquem parcerias com outros órgãos públicos, no sentido de divulgar o programa de apadrinhamento afetivo. 

Secretaria e coordenação da unidade devem responder ao MPCE, no prazo de 10 dias, o acatamento da recomendação. O não cumprimento da recomendação e dos prazos estipulados implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis. 

Apadrinhamento 

A implementação do programa de apadrinhamento é fruto de uma inspeção realizada na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu pela 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, no dia 1º de fevereiro de 2022, com auxílio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij). Após a inspeção, parecer técnico do Caopij sugeriu acompanhamento da Promotoria em relação à atualização dos dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNAA) e a implementação do programa de apadrinhamento pelo município, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A Unidade de Acolhimento de Iguatu tem capacidade para acolher 10 crianças e adolescentes. Mas, na data da inspeção, estava atendendo uma criança do sexo feminino, na faixa etária de 0 a 5 anos, e um adolescente do sexo masculino, de 17 anos. 

De acordo com o ECA, “o apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro”. Através do programa, voluntários se dispõem a manter contato direto com o “afilhado”, podendo sair para atividades fora do abrigo, como passeios, festas de Natal, Páscoa e outros. Poderão ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 anos que sejam pelo menos 16 anos mais velhos que o apadrinhado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.