Pular para o conteúdo principal

MUSEUS DO DRAGÃO DO MAR ABREM ITINERÂNCIA DO BODE IOIÔ PELA REDE DE EQUIPAMENTOS DA SECULT CEARÁ


A exibição do Bode Ioiô nos Museus do Dragão será acompanhada de exposições, performance artística, lançamento de videorreportagem, distribuição de cordel e mesa redonda virtual.
07/03/22 às 08h43

Bode Ioiô, foto de Gerson Linhares.

 

     Abrindo a programação de itinerância do Projeto "Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)", programa do Museu do Ceará que celebra os seus 90 anos de fundação e o centenário de eleição do personagem histórico como vereador, no dia 9 de março de 2022, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) será o primeiro integrante da Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) a receber o Bode Ioiô. Além do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e do Museu da Cultura Cearense (MCC), museus que integram o complexo cultural Dragão do Mar, participam ainda o Sobrado Dr. José Lourenço, o Theatro José de Alencar, o Cineteatro São Luiz e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). 

     Iniciando o percurso do bode, entre 9 e 20 de março de 2022, o MAC-CE abrigará o Ioiô em seu espaço expositivo, onde será também realizada a ação "Ioiô não vai votar", experimentação artística de Sy Gomes a fim de provocar uma reflexão sobre representatividade. Ao longo desse período, os visitantes poderão votar em uma nova eleição. Fazendo uma analogia com o animal empalhado, Gomes provoca questionamentos sobre o tratamento dado a vidas travestis. "As semelhanças entre o bode e uma travesti são inúmeras. Para muitas pessoas nem humanas somos. Pergunto: Quais insatisfações políticas levariam à população revoltada, votar em uma candidatura trans/travesti? Quem se importa com uma política feita pelas pessoas que mais sofrem violência de gênero em toda sua vida? Quem se importa se o estado do Ceará é o que mais mata pessoas trans e travestis?", indaga Gomes. A culminância da ação será uma performance da artista no local, no dia 20 de março, às 16h. A artista convoca a população para um novo pleito e propõe que escolham entre ela, a artista travesti e o Bode Ioiô, na tentativa de obter as respostas para as questões lançadas anteriormente. 

    "Um ícone da cultura popular volta à cena neste momento importante da vida política brasileira. Ioiô no espaço do museu é propício para o pensamento, reflexão e atitude entre falas, gravuras e experiências de vida. Já estamos ansiosos pela abertura das urnas!", afirma Valéria Laena, assessora de Museus do Dragão.

     Após passagem pelo MAC-CE, entre os dias 22 de março e 3 de abril, o Bode seguirá para a sala 01 do MCC, onde passará a compor a instalação "O universo fabuloso do Bode Ioiô". Também serão realizadas ações alusivas à passagem do "bode celebridade" pelo Museu. No dia 1º de abril, às 15h, no YouTube do Dragão, será lançada a "videorreportagem Ioiô: o bode que fez história". Idealizada pela educadora Mirella Mirla, a produção audiovisual traz o educador patrimonial, pesquisador e turismólogo Gerson Linhares para contar um pouco da história do bode mais famoso que já existiu no Ceará. No dia 2 de abril, às 15h, também no canal do Dragão no YouTube, o educador Amadeu Batista receberá a turismóloga e professora Gláudia Mapurunga para uma mesa redonda virtual sobre "Usos e Representações do Bode no Ceará", abordando a caprinocultura e a ovinocultura como elementos culturais do sertão cearense e a importância da Tejubode, tradicional feira de animais que movimenta toda a região do vale médio do Rio Curu, no município de Canindé. Encerrando a passagem do Ioiô pelo MCC, no dia 3 de abril, às 16h, na sala 1, será relançado o cordel "Ioiô - uma entrevista com o bode mais querido do Ceará", de autoria de Torquato Lima e Klévisson Viana, com distribuição gratuita.

 

 

Sobre o Bode Ioiô


 

     Trazido por retirantes sertanejos, o Bode Ioiô viveu em Fortaleza na década de 1920, chamando atenção por perambular pelas ruas do Centro, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira. De acordo com a história popular, foi assim nomeado por percorrer sempre o mesmo caminho, entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Em 1922, como forma de protesto da população, descontente com a política local, foi eleito vereador da cidade. Ioiô nunca foi empossado oficialmente, mas virou celebridade e foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará, logo após sua morte, em 1931. Citado em obras de memorialistas cearenses como o poeta Otacílio de Azevedo e o historiador Raimundo Girão, é um dos mais célebres personagens populares de Fortaleza, assunto de documentários, histórias de cordel e livros infantis, chegando a ser tema de enredo de escola de samba carioca, em 2019.

 

 

Serviço: Programação do "Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)" no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 
De 9 a 20 de março no Museu de Arte Contemporânea do Ceará 
De 22 de março a 3 de abril no Museu da Cultura Cearense
Programações virtuais no YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro
Acesso livre e gratuito
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.