Pular para o conteúdo principal

Pré-Bienal do Livro do Ceará encerra suas atividades na quinta-feira (31) no Cineteatro São Luiz

 


                                                      O evento trouxe como marca a Diversidade e a Bibliodiversidade da Literatura brasileira


A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará, evento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realizado pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), chega aos últimos dias de programação envolvendo o livro e a leitura, em formatos virtual e presencial, sempre respeitando a capacidade de ocupação dos espaços e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos. Entre os destaques finais, estão a atividade de Leituras Públicas na praça do Ferreira e a palestra da escritora Ana Miranda, além de oficinas, palestras, mesas de debates e leituras públicas.

Para Goreth Albuquerque, coordenadora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Ceará, um ano de Bienal Internacional do Livro do Ceará é um ano literário, e iniciar 2022 anunciando em seus primeiros dias um conjunto de programação para reafirmar a realização do evento no segundo semestre, aguçou o desejo do cearense do reencontro sociocultural em torno do livro, da leitura e da literatura, além também da vontade de saber o que o cearense poderá esperar para os dez dias de evento em novembro. “Procuramos criar uma programação que contemplasse a pluralidade de interesses por meio de múltiplas vozes e temáticas. Penso que conseguimos, pois mesmo com a transferência de parte da programação para a modalidade virtual, a pré-Bienal mobilizou a participação de leitores do Ceará e de outros estados”, comemora Goreth.

Trazendo a praça como um espaço de memória e a centralidade das discussões literárias na cidade, acontece na quinta-feira, dia 24, às 12h30, na praça do Ferreira, a atividade “Leituras públicas”, com Goreth Albuquerque, coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará; Talles Azigon, curador da Pré-Bienal e escritor; e Susy Almeida, escritora. A atividade consiste no compartilhamento de textos preferidos entre os três leitores, apaixonados por literatura, com o público.

Entre os destaques da Pré-Bienal em março, está a roda de conversa “Ana Miranda: a voz dos cronistas”, com a romancista, poeta e atriz, Ana Miranda, no dia 26, às 9h30, na Biblioteca Estadual do Ceará (BECE). A escritora tem uma extensa obra autoral e é vencedora do Prêmio Jabuti, mais tradicional prêmio literário do Brasil com a sua obra Boca do Inferno (1989). As inscrições são via Sympla.

Já no dia 27, às 16h, acontece a roda de conversa “Dramaturgia comentada: as escritas revolucionárias”, com o convidado Lucas Madi, artista cênico, realizador audiovisual e produtor cultural, e mediação de Pedro Domingues. A atividade será realizada no Foyer do Theatro José de Alencar e as inscrições também serão via Sympla.

Encerramento Pré-Bienal do Livro do Ceará

Com direção cênica de Andréia Pires e direção musical de Claudio Mendes, a Pré-Bienal do Livro será encerrada com a exibição do espetáculo “Mundo Suspenso” no Cineteatro São Luiz, no dia 30, às 19h, e com o lançamento do vídeo “Nas Dobras do Tempo: As Vozes e Saberes dos Povos para o Dia Nascer em Paz”, no dia 31, às 18h, também no Cineteatro São Luiz, parceiro da pré-Bienal.

Assim como a Bienal do Livro, que ocorrerá no segundo semestre, a Pré-Bienal contou com a curadoria das escritoras Conceição Evaristo e Tércia Montenegro e do poeta Talles Azigon. Com a realização em 2022, o grupo curatorial cresceu com a chegada do escritor Daniel Munduruku. É com essa pluralidade de vozes que o evento foi gestado, em uma construção coletiva, de janeiro a março.

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar.

Protocolo Prevenção a Covid-19

Para as atividades presenciais, é necessário apresentar o passaporte sanitário a partir de 12 anos (com 3ª dose para todos com idade igual ou superior a 18 anos, de acordo com o Decreto Nº34.570, de 05 de março de 2022). O uso de máscara é obrigatório.

Serviço
PRÉ - Bienal Internacional do Livro do Ceará
Encerramento no Cineteatro São Luiz
Quinta-feira (31) às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.