Pular para o conteúdo principal

Prefeitura alerta sobre importância da 3ª dose contra Covid-19; cerca de 435 mil ainda não compareceram

 A Prefeitura de Fortaleza alerta sobre a importância da conclusão do esquema vacinal contra a Covid-19. Na Capital, até esta terça-feira (01/03), 1.321.505 pessoas foram agendadas para receber a terceira dose, destas 885.653 compareceram para receber o imunobiológico e 435.852 faltaram a convocação, uma abstenção de 32,9%.

De acordo com Antônio Lima, médico epidemiologista e gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, quando é traçado o perfil dos casos mais graves e dos casos que, infelizmente, vão a óbito, sobretudo analisando a terceira onda, causada, majoritariamente, pela variante ômicron, se percebe que uma proporção importante ocorreu nas faixas etárias extremas - pacientes idosos, com comorbidades e, fundamentalmente, aqueles que não tinham a dose de reforço (D3).

“Então junto com os completamente não vacinados e aqueles com esquema incompleto, vaciná-los se transformou em uma estratégia crucial no controle da epidemia neste momento. Essa foi uma recomendação que se manteve em todo este último ciclo epidêmico: a necessidade urgente de que se diminua o absenteísmo e completem o ciclo com as três doses, principalmente, idosos”, avalia. “A maior preocupação que hoje existe, do ponto de vista epidemiológico, é que, ao não completar o ciclo, você possa expor essas pessoas a quadros clínicos potencialmente mais graves”, alerta.

Diversas ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para estimular a adesão à vacina contra a Covid-19. Repescagens, mutirões de vacinação e busca ativa de pessoas ainda não vacinadas nos territórios de maior vulnerabilidade são algumas das atividades realizadas. Além disso, a descentralização e ampliação da vacinação nos postos de saúde é uma das estratégias utilizadas pelo poder público.

Para a titular da SMS, Ana Estela Leite, o fortalecimento da vacinação nos postos de saúde é uma medida assertiva na busca por faltosos. “Ampliar as salas de vacinação nos postos de saúde e as estratégias de busca ativa nos territórios pelas equipes de saúde que já possuem experiência consolidada em ações dessa natureza auxiliam no alcance da população para a conclusão do seu esquema vacinal”, enfatiza.

Vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza

Até esta terça-feira (01/03), foram aplicadas 5.262.246 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 2.330.856 de primeira dose, equivalente a 93% da população vacinável de Fortaleza; 2.045.737 de segunda dose, 81,7% da população vacinável; e 885.653 de terceira dose, 45,8% da população vacinável com a D3. Do total de primeiras doses, 123.733 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos, 43,5% da população estimada pelo IBGE nesta faixa etária.

Primeira dose

Sem medir esforços para alcançar o sucesso da imunização contra o Coronavírus, a capital cearense vem seguindo a modalidade de livre demanda para a primeira dose, em adultos, adolescentes e crianças. Os residentes de Fortaleza com 5 anos ou mais, cadastrados há mais de 48 horas no Saúde Digital, podem buscar os centros de vacinação, sem necessitar aguardar a convocação.

Após a confirmação por e-mail da conclusão do cadastro, é possível se vacinar, em pontos específicos para cada faixa etária e grupo, conforme programação diária divulgada no Portal da Prefeitura.

Passo a passo para cadastro no Saúde Digital

Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br 
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.