Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza divulga balanço de Ações Preventivas da Quadra Chuvosa 2022

 operários limpando um canal

A gestão municipal realiza, frequentemente, a limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo (Foto: Alex Costa)

A Prefeitura de Fortaleza divulga um balanço das principais ações de prevenção para a quadra chuvosa, referente aos primeiros meses de 2022. Com o objetivo de conter riscos de inundação e alagamentos, a gestão municipal realiza, frequentemente, a limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo.

Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram recolhidas 17.224,74 toneladas de lixo e aguapés de 74 lagoas em todos os bairros da cidade. Além disso, também foi realizada a desobstrução de 1.573 bocas de lobo.

Poda e recolhimento de árvores

Por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o município realizou 1.957 serviços de poda e recolhimento de árvores nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Desse total, foram contabilizados 1.815 serviços de poda e 142 de recolhimento de árvores caídas. As ações fazem parte do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa.

Com o aumento das chuvas e dos ventos fortes, a gestão municipal tem intensificado os serviços de poda, com o objetivo de reduzir as consequências da queda de árvores e quebra de galhos. “Temos um canal específico para solicitações de serviços de prevenção ou recolhimento de árvores caídas. A comunicação com a população ajuda a otimizar o trabalho das equipes e reduz os transtornos gerados com a queda de galhos ou árvores”, ressalta Ronaldo Nogueira, superintendente da UrbFor.

Defesa Civil

Cerca de 60 pontos mais críticos e mais de 300 logradouros da Capital são monitorados diariamente pela Defesa Civil de Fortaleza, segundo o coronel Eduardo Holanda, titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).

Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 540 ocorrências já foram atendidas, em todas as regionais da cidade. As principais causas dos atendimentos são riscos de desabamento e alagamentos. A população deve acionar o órgão, via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h.

Outras ações

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) elaborou um Plano de Contingência para Alagamentos Viários (PCAV) a fim de reduzir os transtornos provocados por alagamentos durante a quadra chuvosa.

Há o acompanhamento via videomonitoramento dos principais pontos impactados e o planejamento de desvios de tráfego. Agentes e orientadores do Via Livre realizam operações em campo para auxiliar os motoristas, quando necessários. Além disso, serão executados ajustes dos tempos semafóricos próximos aos desvios e vias que estiverem parcialmente alagadas.

Alguns locais da cidade que recebem atenção especial por parte do órgão:
- Av. Doutor Theberge
- Av. Ministro Albuquerque Lima
- Av. H
- Av. José Bastos
- Av. Duque de Caxias
- Av. Heráclito Graça
- Av. João Pessoa
- Av. Padre Antônio Tomás
- Av. Raul Barbosa e vias secundárias
- Av. Pontes Vieira
- Av. Pessoa Anta
- Av. 13 de Maio
- Av. Gomes de Matos
- Av. Eduardo Girão
- Av. Coronel Matos Dourado
- Túnel Borges de Melo
- Túnel Wenefrido Melo
- Tunel Rogaciano Leite

Em casos de alagamento, a população pode acionar a AMC via Ciops pelo número 190.

Obras de saneamento

A Prefeitura de Fortaleza vem ampliando a cobertura de drenagem e rede de esgoto nas comunidades mais vulneráveis por meio das obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra).

No primeiro semestre deste ano o programa irá urbanizar 91 ruas nos bairros Curió, Canindezinho e Bom Jardim, garantindo serviços básicos como sistema de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação com piso intertravado e novas calçadas, trazendo mais acessibilidade e qualidade de vida aos moradores.

As comunidades Unidos Venceremos, no Barroso, e Jardim Glória, na Cajazeiras, foram as primeiras localidades a serem beneficiadas pelo programa. Ao todo, foram transformadas 38 ruas da região, antigas áreas de alagamentos onde as vias não possuíam nenhuma condição de tráfego e salubridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.