Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza promove ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A programação acontece nos postos de saúde da Capital no período de 21 a 24 de março

O dia 24 de março é a data alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, proposto pela Organização Mundial de Saúde. Para conscientizar a população sobre a doença, a Prefeitura de Fortaleza promove ações educativas e de promoção à saúde nos postos da Capital no período de 20 a 24 de março.

Os postos de saúde de Fortaleza intensificarão as atividades nos seus territórios de atuação. Dentre os objetivos da semana, destacam-se a busca ativa de sintomáticos respiratórios; o diagnóstico da tuberculose através da oferta do exame laboratorial; o resgate dos pacientes faltosos no tratamento da doença; a divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose e o encaminhamento para o tratamento.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, o que pode se tornar uma enfermidade grave se não tratada. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são: tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Diagnóstico e tratamento

A assessora técnica do programa de controle da tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Raiane Martins, destaca que, em Fortaleza, o diagnóstico e o tratamento da doença estão disponíveis na rede pública e que o usuário pode buscar os 116 postos de saúde da Capital, reforçando que a doença tem cura, desde que tratada adequadamente. 

“Qualquer pessoa que esteja apresentando quadro de tosse há três semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência para fazer o exame. Além do diagnóstico, é fundamental que se inicie imediatamente o tratamento medicamentoso, que é realizado durante um período de seis meses, todos os dias, sem interrupção”, explica. Outro ponto importante é o exame de todos os contatos, fator que contribui para interromper a cadeia de transmissão da doença, salienta Raiane.

Em 2020, foram notificados 1.490 casos de tuberculose em Fortaleza, com uma taxa de incidência de 55,5 por 100 mil habitantes. No ano de 2021, foram registrados 1.496 novos casos da doença, o que equivale uma incidência de 55,3 por 100 mil habitantes, e 100 pessoas morreram vítimas da doença. Já em 2022, a Capital notificou, até o momento, 140 casos de tuberculose.

 

Serviço

Ações educativas e de promoção em saúde contra a Tuberculose

Data: 21 a 24 de março

Local: Postos de Saúde de Fortaleza

 

DADOS

2020 – 1.490 casos, incidência de 55,5 e 84 óbitos

2021 – 1.496 casos, incidência de 55,3 e 100 óbitos

2022 – 140 casos e 10 óbitos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.